sábado, 27 de março de 2010

Forrando o lado de dentro - Parte II

Esse segundo modo que vou mostrar hoje, é mais usado em caixas redondas, sextavas, oitavadas e também em caixas grandes.
Só queria lembrar que essas são as formas que eu forro minhas caixas, não existe o modo certo ou o modo errado, cada pessoa se adapta com uma forma de forrar, o importante é ficar bonito e bem acabado.

- Nessa caixa usei um tecido de algodão, e como ele era clarinho, dei uma demão de branco no fundo.
- O princípio aqui é como o de ontem, vamos medir a caixa, só que hoje, vamos fazer as laterais separadas do fundo. Meça a altura da caixa (por dentro) e depois com uma fita métrica, contorne a caixa por dentro para tirar o tamanho exato dos 4 lados (assim a medida sai mais exata e é assim que fazemos com caixas redondas também).
- Risque com um lápis no avesso do tecido essa medida, desenhando nele um retangulo comprido. Risque também o quadrado do fundo.
- Nessa próxima etapa, você tem 2 opções: Antes de recortar o tecido, você passa a cola diluída nos riscos, para assim, não desfiar ao recortar e colar na caixa ou você recorta os tecidos dando uma distância de 1cm mais ou menos de sobra, e com um ferro de passar roupa, você dobra essa sobra para trás, fazendo assim uma bainha, só que ao invés de costurar depois, você vai colar! E foi desse modo que fiz essa caixa.
- Ah, esqueci de dizer, que na tira das laterais, você faz a "bainha" apenas de um lado (que é o que vai ficar para cima) e em uma ponta (que será o acabamento).
- Comece passando cola em uma lateral, assente o tecido, deixando a bainha bem rente a borda da caixa. Faça um lado de cada vez. Embaixo vai sobrar, daí você faz uma dobrinha para ajeitar o tecido (Foto 4).
- Ao final cole o quadrado do fundo. O acabamento fica como o da foto 5.
- Se preferir pode já finalizar aí, mas se quiser dar um tcham a mais na peça, cole uma sianinha ou qualquer fitinha fofa que tiver aí nas partes onde aparecem as "emendas". (Foto 6) Adorei essas sianinhas aí.

Fácil não? Só requer paciência. Amanhã volto para mostrar a foto dessa caixa finalizada.
Beijos...

sexta-feira, 26 de março de 2010

Como forrar o lado interno de uma caixa - Parte I

Esse post é praticamente um filho que levei meses para gerar e finalmente hoje nasceu! rsrs... Ele foi tão pedido, e eu só fui adiando, porque todas as caixas que forrei nos últimos tempos, não tive paciência de ir fotografando as etapas. Mas para compensar toda essa enrolação, fiz logo 2 paps, de 2 formas diferentes que uso para forrar (de acordo com meu astral e bom humor). Hoje vou mostrar uma e amanhã posto a outra.
Então, vamos lá! Papel e caneta na mão?


- O material usado nessa caixa, foi o tnt aveludado, ele é ótimo, o material mais fácil para se forrar uma caixa, é barato e ainda dá um acabamento todo chique por ser aveludado.
- Primeira coisa a fazer, é pegar uma fita métrica e medir o fundo da caixa. Atenção: O certo é medir o lado de dentro, já que essa será a parte forrada. (Tem gente que acha que dá na mesma medir pelo lado de fora).
- Depois de pegar as medidas, risque no tecido (avesso) com giz para costura, essa medida. Como minha caixa era quadrada, tive os quatro lados medindo 12cm, fiz um quadrado no tecido com os 4 lados de 12 cm. Lembre-se de deixar espaço para as laterais, não risque no cantinho.
- Depois, meça a altura da caixa (por dentro hem) e risque também no tecido. Ligue os pontos e terá o molde da primeira foto no meu esqueminha ali em cima. Ok?
- Fica parecendo uma caixinha aberta.
- Recorte o molde.
- Passe cola apenas no fundo da caixa. Com calma vá colocando o fundo e alisando, sem puxar. Se ficar torto, tire e coloque novamente, se ficar torto de novo, tire novamente, tudo sem se estressar, se a cola secar passe mais.
- Agora vamos colar um lado de cada vez. Passe cola em uma lateral e estique o tecido. Faça nos 4 lados.
- Veja na foto 4 que sobrou tecido para fora. Com uma tesourinha de ponta fina, corte essa sobra. Apesar de medir certinho, isso pode acontecer porque as caixas as vezes tem pequenas diferenças de um lado para o outro, como ela também é artesanal, não é perfeita milimetricamente.
- A tampa, como era de degrauzinho, fiz um quadradinho e colei.
- Ah, a cola usada é a cascorez rótulo azul pura.

Obs: Esse tnt é tipo o feltro, não desfia, por isso é só recortar e colar. Caso vá forrar com um tecido de algodão, após riscar o molde no tecido e antes de recortar pincele fartamente termolina (ou cola diluída na água 1:1) nos riscos, onde irá cortar. Deixe secar, corte e continue forrando. Isso é para que o tecido não desfie e o acabamento fique show.

=)
Um lindo final de semana para todos!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Arte Fiorentina

Então que ontem, depois de toda essa minha ausência, resolvo finalizar aquele meu novo projeto, lembram?
Foi um projeto novo para mim, porque queria colocar em prática uma técnica nova e maravilhosa que sempre quis aprender. E a Lu Heringer ensinou no blog dela. Quem quiser aprender também vai lá.
A Fla chutou certo quando disse que eu iria envelhecê-la. A Desabafando perguntou se ela já vinha daquele jeito, e vem sim! Você compra já com os desenhos.

Olha só como ficou:


O lado de dentro dela eu forrei com tnt aveludado. Mas amanhã eu posto ele, junto com o pap de como forrar a caixinha por dentro.

Beijos e obrigada pelas visitas!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Já já eu volto

Oi minha gente querida!!
Vim só dizer que ficarei ausente, sem postar por uns 10 dias. E assim que conseguir conexão, vou respondendo os coments e emails recebidos.

Beijos a todos...

quinta-feira, 4 de março de 2010

Próximo projeto

Essa belezinha aí de cima é meu próximo desafio... aguardem que logo logo posto o que fiz com ela!
Alguém arrisca um palpite?

Um pedido de ajuda


Oi meninas!
Queria agradecer todas as visitas que tenho recebido, e todos os comentários também.

Gostaria de pedir a vocês, que fossem no Blog da Fla, e lessem com muita atenção esse post, onde ela fala sobre um problema que uma grande amiga dela está passando.

Penso que se cada uma ajudar com um pouquinho, seja como for, financeiramente ou com a divulgação desse pedido, logo tudo estará bem... e aquela família estará em paz novamente.

Conto com vocês!
;)

Obrigada!!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Hummmm


Devo dizer que nunca me enjoo desse doce maravilhoso!
Alguém aí aceita um teco do meu arroz-doce?

=P

terça-feira, 2 de março de 2010

Caprichar embaixo também é importante

Para quem me acompanha, viu que nas minhas duas últimas peças, usei cortiça para forrar o fundo, a parte que toca o móvel.
Daí a Desabafando ainda comentou sobre o feltro. Então resolvi selecionar alguns materiais que podemos usar para forrar ou para serem os pés de nossas caixas.
Lembrando que para cada estilo de peça, há o material mais apropriado para se usar, que combine com a "cara" dela, saca?


A cortiça, que foi a que usei.


Feltros, que nos dá um leque enorme de opções, de acordo com a peça, claro.


Pézinhos de ferro, cantoneiras ou pézinhos de madeira ficam um LUXO!


Protetores de porta, de silicone, também podem ser usados como pézinhos. A peça não fica deslizando sobre o móvel. Demais também!

E os pézinhos tão lindos de resina, que encontramos por aí. Não me lembro onde guardei os meus, por isso não tem foto.

Eu sei que morro de dó de usar meus pézinhos...rs... Pode isso?
Se você conhece algum outro material legal para essa finalidade, compartilhe conosco!

EDITADO 04/03/10:

Ótimas sugestões de leitoras deixadas aqui nos coments:

* Márcia sugeriu de usar como pézinho rodelinhas de feltro, dessas que colamos embaixo de cadeiras.

* Luci e Marcinha sugeriram forrar o fundo com papel camurça.

Adorei meninas! Obrigada! =)

segunda-feira, 1 de março de 2010

Cantinho da Bianca

Quem inaugura esse novo espaço hoje, é a Bianca!
Para quem está chegando agora, clica aqui, e veja como tudo começou.

Ao invés de fazer uma introdução sobre ela e depois mostrar as fotos, vou mostrando as fotos e falando, ok?

Essa na fotinha é a Bianca, e o namorado. Ela não é blogueira, até me perguntou se isso teria algum problema, mas é claro que não! O único requisito aqui é ser arteira....rs... e isso ela é! Vocês vão ver o porquê logo mais...

Esse é o cantinho dela!! Lindo não? Adorei o vaso de plantas, acho que deu vida!! Ele até denuncia sua profissão... adivinham qual?

Um close aqui na mesa. Adoro prateleiras, são mega práticas!












Ahá! E essas duas fotos são as que denunciam Bianca!!!rs... Uma legítima arteira! E ela me confessou que sofre daquele mal que nos faz comprar um guardanapinho que seja toda vez que pisamos em uma loja de artesanatos!












Adorei a arrumação! Caixas com rolinhos e outros acessórios, outra com tecidinhos e afins e as outras 3 com tintas e outros materiais. As caixas por serem lisas e neutras não "poluiram" o visual do ateliê, acho isso fundamental, o visual pesado cansa.

Quem chutou que ela é Bióloga acertou! rs...
Olha só essas duas fofurinhas dela, as calopsitas Pépe e Miguelito.












Gente, eu sei que é sobre o ateliê que estamos falando aqui, mas vocês sabem que amo animais né? Olha só essa segunda fotinha da porquinha-da-índia (clica para ampliar) e vê se não dá vontade de morder uma coisinha gostosa dessa???rs.... Viram que ela está com um matinho na boca? Na primeira foto ela está fazendo arte e roendo a vassoura... ownnn *.*
O nome dela é Flor. A Bianca me mandou para que eu conhecesse e não resisti... postei para vocês verem também!

Obrigada pelas fotinhas Bianca! Adorei te conhecer, e ainda mais por saber que também adora animais!

Se você também quer mostrar seu cantinho prá gente, escreva para: a.vachelli@gmail.com e mande suas fotos!

^