segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Molho de tomates by Sueli

A pedidos das minhas leitoras que comentaram nesse post, trago hoje a famosa receita de molho de tomates da Sueli Gallacci
Como estava conversando com ela, muita gente hoje come apenas molho industrializado: extrato ou pronto. Eu mesma só comia assim, mas é tão mais saudável e gostoso um molhinho feito na hora e com tomates fresquinhos... Recomendo que todas façam pelo menos uma vez para experimentarem.


"Coloque os tomates bem maduros e inteiros numa panela e cubra-os com água.
Leve ao fogo e cozinhe-os até racharem. Escorra e bata levemente no liquidificador (se não gostar da pele e da semente, passe numa peneira).
Pegue uma cabeça de alho (aqui em casa gostamos de alho, então, uso uma cabeça grande) solte os dentes e dê algumas marteladas em cada um, com a casca. A casca vai soltar-se, retire-as. Dê mais algumas marteladas nos dentes, mas mantenha-os inteiros.
Numa panela coloque óleo (não azeite) e leve ao fogo e deixe esquentar bem (quando estiver saindo uma fumacinha por cima). Jogue os alhos e em seguida os tomates batidos. Não espere muito para o alho não queimar, deve apenas dourar.
Acrescente uma colher rasa de açúcar (ou, a sua medida) sal, nós moscada ralada na hora e água. (pimentão se gostar).
Quando apurar, desligue o fogo e acrescente folhas de Mangerona frescas.
Tempere o macarrão com esse molho e mantenha o azeite e o queijo parmesão ralado grosso na mesa para que cada um guarneça o seu prato à gosto.
Obs: Se desejar um molho à bolonhesa, proceda da seguinte forma: Faça o molho como descrito. À parte, em outra panela, refogue a carne moída no óleo quente sem tempero nenhum. Mexa até dourar bem, e então, acrescente somente sal. Misture ao molho antes de temperar o macarrão.
Este molho fica muito saboroso e leve."
Sueli Gallacci

Quando fiz, só acrescentei um pouco de pimenta-do-reino ralada na hora, e o alho eu coloquei em pedaços menores.
Ainda quero fazer ele com a carne-moída....hum.... Para uma lasanha... já imaginaram que delícia??

Obrigada pela receita mais uma vez Sueli!!

Tenham uma ótima semana!!

12 comentários

Bianca disse...

Humm, que beleza essa receita hem!! Vou anotar aqui!
Beijoss

Elaine Canha disse...

Parece muiiiiiiito bom.
Para mim a questão é ter paciência para os tomates cozinhar.

Beijos

Arte com Caixa disse...

Oi Aline!
Amei a receita pela facilidade! Nunca fiz molho e nem sei como fica gostinho desse molho natural. Vou tentar em breve. Bjinhos e tenha uma ótima semana!!!
Kézinha

Priscila Oliveira disse...

Huuumm que delícia, a receita já está anotadinha, obrigada por compartilhar!
bjs.....

duda lima disse...

hummm, morri de fome!
Vou fazer hoje mesmo!
bjocas

** Dri ** disse...

HUmmmmm...... Como eu queria comer esse nhoc!!!!! kkkk
Vou tentar essa receita... Ou vou na sua casa comer....kkk
:)
bejos amiga!!!!

Gabi disse...

Tenho andado tão preguiçosa na cozinha rsrsrsrs, mas essa dá muita vontade de COMERRRRRR, quem sabe no findisemana eu tento!
Li, que prato heim!
Beijocas *Ü*

Marcia disse...

Oi, querida! Sabe que molho de tomate é uma das coisas que tenho muuuuita vontade de fazer, mas até hoje não tive a oportunidade? Gostei dessa receita. Parece fácil - e, pela foto, super saborosa. Vou ver se me animo qualquer dia desses.
Beijocas.

Aline disse...

Oi Elaine!! Eu também pensava que eles demoravam... mas não! É rapidinho!!!
Beijosss

Desabafando disse...

Hum que delícia..rsrss mas to ansiosa pelo próximo post! Pq será né?

Silvana disse...

Obrigada por compartilhar, Aline.
Já está anotado.
Quando eu fizer, te conto.
Um abraço

M. Sueli Gallacci disse...

Minha linda Aline!

Perdoe-me pela demora em vir aqui comentar e agradecer esse post.

Esse final de ano foi pank pra mim! Cuidei apenas de deixar uns comentários rápidos e postar algumas coisas nos meus blogs já pré-preparadas para que não me esquecessem rsrs.

Por incrível que pareça, hoje, o primeiro dia do ano é que estou mais GELLLLL, mais tranqüila, pois todos viajaram, restamos apenas eu e o maridão. Corri, mas consegui entregar as minhas encomendas.

Mais uma vez obrigada, e tenha vc e toda sua família um 2011 iluminado, muita paz, amor, saúde, harmonia e Suce$$0000000000000000000!!! Rsrs

Bjos, fique com Deus!

Ah! bem que vc poderia dar um jeitinho de me avisar quando postar algo novo. Um lembretesinho, apena. Estou pedindo isso à todos os amigos dos meus blogs prediletos... folgada, eu... rsrs

Postar um comentário

^