sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Perguntas de leitores

Recebo perguntas por email, e achei que seria legal respondê-las aqui, assim ajuda mais alguém que tenha a mesma dúvida.
Se você então tem alguma dúvida me mande, que se eu souber e puder ajudar, responderei aqui no blog. Ok?

A primeira dúvida foi enviada pela leitora Patrícia Berquó, e achei bom publicá-la aqui, porque bastante gente me pergunta sobre isso. A dúvida dela é sobre pintar de branco e usar o rolinho. Pois bem, pintar de branco é uma tarefa um pouco chata, porque exige de 4 a 5 demãos de tinta, ao contrário de uma outra cor, que seriam 3 demãos, por exemplo. Uma coisa muito importante é a primeira demão, aquela que damos antes de lixar, se nessa primeira demão, a cobertura não ficar boa, ficar com sombras escuras, você vai passar o resto da vida tentando igualar isso! Por isso uso o macete do rolinho em todas as demãos, que é assim: Passo a tinta branca com o pincel na peça, uma área de cada vez, a tinta deve deixar o pincel escorregando na peça, ou seja, nem muita e nem pouca tinta. Daí você vem com o rolinho seco e passa nessa área até ficar tudo igual, sem marcas. E sem apertar o rolinho, você vai apenas rolar ele na peça, sem pressionar. Como o rolinho chupa tinta, então esse processo é lento. E como o rolinho deixa uma texturinha chata na peça, recomendo dar uma alisada nela entre as demãos com lixa 400. Na quarta ou na quinta demão já vai estar belezinha sua peça! Deixe secar bem a peça entre uma demão e outra. Ah, e outra coisa: Use o rolinho que tem cabo de metal, ele dá mais firmeza e isso faz muita diferença. 


A segunda dúvida é da Patricia Limaudi, que me deixou uma pergunta no post das latas, e como seu perfil é fechado, respondo aqui. A dúvida dela é sobre a tinta: A tinta que usei nas minhas latas que postei aqui, se chama Colorgin linha automotiva, que é para metais. Você encontra para comprar em qualquer loja que venda tinta de galão, da Suvinil, Coral, etc... Em lojas de construção costuma ter também, na CeC, etc. 
E sim Patricia, ela pinta tudo em volta! Recomendo que você fique em um lugar onde não venta e não tenha nada por perto. Use luva e máscara e forre todo o chão com jornal. 
A bagunça faz parte, não tem jeito... Se joga!!! rsrs...

A terceira veio no post das divisórias, a Naty  pergunta a cola que uso para colar tecido em madeira. A cola é a Cascorez rótulo azul, sempre ela!!!

E para encerrar,  a Larissa me perguntou se eu impermeabilizo minhas caixas forradas com tecido. Não impermeabilizo não Larissa! Apenas colo com a cascorez, como já disse e só. Instruo minhas clientes a limpar sempre com um pano seco, dando batidinhas e a ter o dobro de cuidado, pois são peças mais delicadas.
Mas há quem goste de impermeabilizar e usa nesse caso termolina ou verniz acrílico fosco. Vai do gosto de cada uma, eu não uso pois acho que tira a textura natural do tecido.

Ok? Espero ter ajudado, e se ficou mais alguma dúvida sobre esses assuntos abordados, podem me perguntar na caixa de comentários que eu respondo por ali mesmo.

18 comentários

CAMILA disse...

Olá, adorei todas as dicas, só fiquei tristinha pq vc ñ respondeu meu e-mail e nem respondeu aqui no post :(, mas mesmo assim adorei tudo, obrigada.

Priscila Oliveira disse...

Ótimas dicas Aline!!!
Já estão todas anotadas!rsrs
bjs...

Elaine Canha disse...

Legal as dicas.

Pintar de branco é um saco!!!

Beijos

Bianca disse...

Muito bom seu post! E pintar de branco e o ó né? Mas fica lindo.
E a questão dos tecidos é um problema... quando são muito clarinhos tenho passado verniz para proteger um pouco mais, mas realmente não fica muito bom com verniz.
Beijocas

** Dri ** disse...

Oieee....
Amo suas dicas!!!
MAs agora, essa tal de Patricia Berquó é uma chata heim!!!! kkk.. (será que ela ver ver isso??? :0 - bincadeira.. adoro essa garota!!!!)
Li, obrigada por dividir td com a gente viu! Vc vai para o céu!!!! kkk
bjo bjo

Desabafando disse...

Ah, eu detestoooo pintar de brancooo..rsrsrs...apesar de reconhecer que fica bonito!

ARTE & PRATOS disse...

ADOREI SUAS DICAS , OBRIGADÃO!!BJS ...TERESA

Larissa disse...

Obrigadaaa Aline por responder !!
Desculpa o encomodo !!
Grande Bjo !!

CAMILA disse...

Oie, então o e-mail que mandei comentei que havia feito uma caixa c/ decoupage e eu queria saber se após ter feito tudo, depois de pronta, se passa alguma coisa no papel, tipo verniz alguma coisa assim ou acaba ali mesmo na decoupage e só.
bjs...

Aline disse...

Oi Larisa, não foi incômodo nenhum!! =)

Camila, é não recebi seu email mesmo não... Então, depois da decoupagem você tem que finalizar essa peça com um verniz, para proteger o papel. Pode ser qualquer verniz: Acrílico, geral, vitral,... Ok?

Beijokss

Marcia disse...

Oi, querida!!! Esse post é uma utilidade pública, rsrs!!! As dicas são ótimas.
Vou usar a da tinta branca - quem sabe não terei que dar 2.123 demãos na próxima peça que resolver deixar branquinha, rsrs.
Também gosto da textura do tecido sem nada, mas dependendo de quem vai receber a caixa, opto por passar uma demão fininha de goma flex da Daiara Artes.
Beijoca e uma linda semana para vc.

di Guria disse...

Olá, eu gostaria de saber quais tecidos eu posso utilizar para forrar caixas de madeira e quais vc usa?
Obrigada, bj

Gabi disse...

Liiiii querida, faço minhas as palavras da Dri kkkkkkkkkkkkkkkk você já tem um terreninho lá no andar de cima kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk benza Deus hihihihih
Perfecto.....duvidas alheias salvam-nos....
Obrigada anja!
*Ü*

Daniela disse...

Oi Aline, boa noite
tomara que você possa me socorrer amiga.
Fiz uma caixa forrada com papel crepom vermelho escuro e ao terminar fiquei na dúvida será que posso imperbeabilizar? ou passar algum produto que o deixe brilhante ou pelo meno que dê mais durabilidade ao trabalho.

OBS: enquanto colava percebi que se a cola respingasse sobre algum pedaço do crepom, ele desbotava.
Obrigada
bjos

Elaine Regina disse...

Oi,Aline
A caixa ficou maravilhosa e as dicas são ótimas.
Beijos. Elaine Regina

Aline disse...

Di guria, para forrar, o mais indicado é o de algodão, em alguns lugares chamado de tricoline. É o que eu uso.

Obrigada pelos recadinhos meninas!!!

Beijoss

Patricia Berquó disse...

Oi Aline!
Brigadão pela explicação. Não tem gente mesmo, tem que ter muita paciência para pintar de branco, mas a peça fica tão linda.
E essa Dri é fogo né.
@Dri, viu, passei por aqui. =P
Bjinhos

Patricia Berquó disse...

Ops, em vez de gente é JEITO. rsrs

Postar um comentário

^