terça-feira, 16 de novembro de 2010

Pap - Como forrar as divisórias

Depois de um longo período sem postar paps aqui, hoje trago para vocês um passo-a-passo fresquinho que acabei de fazer! =)
Estou fazendo uma caixa para chás que será minha e em meio a tantas dúvidas, resolvi fazer parte forrada  com tecido e parte em pátina. Acho que comentei aqui já sobre ela, e na ocasião havia decidido fazer com guardanapo, mas mudei de idéia. 
Enquanto vou pintando as partes da caixa em branco, para adiantar já forrei as divisórias internas. E fotografei tudo para compartilhar com vocês.
Vamos as fotos e ao pap:


Comece dando uma demão de base nas placas e lixando. Depois marque com um lápis a continuação do vão da divisória, faça isso em todas e nos 2 lados.
Nas divisórias, há sempre as peças que ficam com o vão para cima e outras com o vão para baixo (quando estão montadas). Separe as que ficam com o vão para cima, vamos começar por elas.


Recorte um retângulo de tecido, que dê para forrar os 2 lados. Nessa divisória precisei de 2 retângulos. Calcule sempre o tecido com sobra, para não faltar.


Passe cola de um lado. Ao colocar o tecido, coloque ele primeiro bem rente ao vão e ao seu risco com lápis (o tecido deve estar recortado bem reto). Assente o tecido com a mão, sem puxar, para não deformar a estampa.


Com o pincel quase seco, passe cola nas quinas onde sobrou tecido. Somente nas quinas, não deixe a cola subir na peça, senão mancha o tecido.


Passe cola no alto da peça e no outro lado. Assente novamente primeiro a parte que fica perto do vão e depois o resto. Se o tecido não estiver bem recortado, pode enrugar no alto da divisória, tome cuidado.


Repita sempre o processo de passar cola nas quinas que sobraram tecido.
Faça o mesmo na outra parte da divisória.


Depois que a cola das quinas tiver secado, use uma lixa de unha para retirar todo o excesso de tecido, e a peça ficar com o acabamento perfeito.


Repita tudo em todas as divisórias que ficam com o vão para cima.


Agora vamos a divisória que fica com o vão para baixo.
Recorte o tecido do tamanho da divisória, contando os 2 lados.
Passe cola no alto da placa e cole no meio do tecido (calcule bem para não faltar em nenhum dos lados).


Risque com um lápis no tecido, toda a extensão do vão e recorte até em cima.


Cole um lado, e depois o outro. Lembrando de começar pela parte que fica no vão. E repita o processo de passar cola nas quinas e lixar.


E pronto! É só encaixar as partes e voilá!!
Essa é a divisória da minha caixa, notem que ela fica 100% forrada, inclusive em cima.

Volto depois para mostrar a caixa pronta... Ainda não terminei.

Tenham uma ótima semana!!

30 comentários

Karina Agostinho disse...

Oi, Aline!

Amei o seu pap desta divisória! Outro dia mesmo estava "quebrando a cabeça" para tentar forrar uma caixa, agora, tá tudo aí, explicadinho, tim-tim por tim-tim.

Só vc mesma pra fazer isso. Muito obrigada
Bjão.

euseivoucontar disse...

òtimo PAP e com esse tecido de bolinhas ficou tão delicado, dá vontade de sair fazendo...rsrs.
Grande abraço

Edna Lúcia disse...

Oi Aline,amei o pap,obrigada por compartilhar.
Deus te abençoe.
Beijos.

euseivoucontar disse...

Adorei o PAP e também a escolha do tecido...rsrs. Obrigada por partilhar conosco.
Grande abraço

Olívia disse...

Aline como sempre vc nos ajudando ... é como dizem... quem divide multiplica
Que Deus te abençoe sempre mais
bjos

Meninas Arteiras RP disse...

Adorei o pap tbm!!

Nao esquece de colocar a caixinha pronta!!!

Bjus

** Dri ** disse...

Oi Li!
Saudades dos seus paps!
Amei suas dicas, mas ainda acho que deve ser um pouco chatinho de forrar divisória.
Tenho mta vontade, mas falta inspiração!!! kkk
Quem sabe agora eu me arrisco!!!
bjoss

Marcia disse...

Querida, vc não imagina como eu queria saber isso!!! Estou com uma caixinha para fazer e estava quebrando a cabeça para decidir que jeito dar na divisória. Parece fácil... Vamos ver se consigo.
Beijoca

Angela Scavazza disse...

Oi,adorei suas dicas!!!
Adoro seu blog!!!!
Bjs!!!!!!!!!!!!!!

Bianca disse...

Ótimo pap! Eu forro de outra forma mas gostei da sua também.
Beijos

Naty Young disse...

Oi, Aline.
Tudo bem?

Que lindo o PAP.. Mas, fiquei curiosa: que cola tu usas pra colar o tecido na madeira? E cola o tecido ali no meio tb, né?

Estou só nos planos mesmo. Tempo, falta-me.. eehheheehe
Saudades de ti..
Espero nos encontrarmos no msn.

Um beijão.

welze disse...

você faz as coisas parecerem muito fáceis. a artista é vc. como já disse, sou sua fã.

Gisela Marini Dias disse...

Oi Li!!! Tudo bem?
Nossa, como vc facilita tudo!! Eu quebrava a cabeça imaginando como era feito e não conseguia chegar a nenhuma forma fácil de fazer.

Obrigada pela sempre boa vontade em ajudar.

Bjos :)

duda lima disse...

Aline,
como sempre, seu passo a passo ficou primoroso!
ADOREI!
bjocas

Mariana Ferretto disse...

Aline querida!

Obrigada pelo Pap, me ajudou muito!

Bjs

Joana e Sofia disse...

Bela explicação e agora falta a caixa pronta.

Beijos
Joana e Sofia
cantinho-da-mama

Joana e Sofia disse...

Bela explicação e agora falta a caixa pronta.

Beijos
Joana e Sofia
cantinho-da-mama

Coisas que me deixam feliz.blogspot.com disse...

OI Aline,,, obrigada pelo Pap, eu tinha muitas dúvidas em relação a forrar estas divisórias, acabava pintando mesmo, mas agora na próxima vou arriscar e fazer o que você ensinou... beijos van

Artes da Pitylika disse...

Amei o Pap,me foi muito útil, agradeço seu despreendimento em ajudar, beijoka no ♥ e que Deus te ilumine sempre!

Desabafando disse...

Ah, excelente esse pap, já tentei fazer isso antes e ficou uma porcaria..rsrsrs..aí arranquei o tecido e desisti!

Elaine Canha disse...

Ótimo PAP. Ainda não tentei forrar caixa com tecido. Vou comprar uma pra testar.

Beijos

Penha Art disse...

Muito, mas muuuuuuuuito obrigada mesmo por este pap! Salvou a minha vida...kkkk. Trabalho com patchwork embutido e não gosto muito de pintar as caixas e gostaria de forrar toda em tecido, mas que dúvida nas divisórias, agora graças a você eu já sei! Obrigada,
Penha
http://penhaart@blogspot.com
penhaart@yahoo.com.br

Gabi disse...

Hummmm.....esse é dos bons kkkkk
Dá um trabalhinho, mas no final vale a pena!
Thank`s Li!!!! :) :) :)
Seus paps são tudodebom.com .........
Beijinho no cuore!
*Ü*

Viviart disse...

Vc é perfeita no que faz e no que ensina! Parabéns, Adorei o pap!

Adriana Zardini disse...

Muitíssimo obrigada pelas dicas! Eu já sabia forrar as caixas, mas não tinha a menor ideia como forrar as divisórias!
Vou te acompanhar!

Adriana

Arte com Caixa disse...

ótima a técnica para forrar, eu fazia de um modo mais difícil e achava que estava abafando! rsrs
É vivendo e aprendendo...Sempre!
Bjx e até!

Aline disse...

Meninas, obrigada pelos recadinhos! Fiquei feliz em saber que gostaram!!
Beijoss

Patricia Berquó disse...

Adorei o pap. Sempre ficava pensando como as divisórias são forradas.
Bjs

aqvargas disse...

fiquei em uma dúvida. Na parte de cima, caso a gente forre do jeito que vc falou vai ficar os 3 vãos aparecendo. Sabe, depois que encaixa, a parte de cima . Como vc fez para ficar com acabamento perfeito. bjs aqvargas@ig.com.br

A casa da Cota disse...

Ainda não tinha visitado o seu sitio... e estou encantada. Numa pequena visita já aprendi imensa coisa... adorei. Vou visitar com muita frequencia. Adorei as suas caixas de patchwork embutido. Nunca vi nada tão bonito. Parabens. Tem algum passo a passo para eu ver como se faz?
Um abraço.
Aldina Vilaça

Postar um comentário

^