segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vasinho da vovó

Sabem aqueles azulejos portugueses? Geralmente são azuis, mas a cor pode variar, e craqueladinhos. Esses craquelados são devido ao tempo, o que é comum em algumas peças e pinturas, ir envelhecendo e trincando, pela ação do tempo, frio, calor, etc.
O craquelado que fazemos hoje no artesanato é para imitar essa "ação do tempo". Eu particularmente quando estou compondo uma peça presto muita atenção nesses detalhes, em combinar uma técnica que dê a idéia de antigo com detalhes do mesmo, como o craquelado, o envelhecimento com betume, o bauer, ...
Um exemplo rápido, falei aqui que estava fazendo uma mesinha para minha sala. A princípio minha idéia era: fazer uma pintura escura, bauer no tampo e vidro líquido em cima. Como a finalidade dessa mesinha será além de enfeitar, acomodar bebidas e comidas na sala (ou em pequenas reuniões ou quando preferimos comer na sala vendo tv) achei que o vidro seria uma mão na roda, mega prático. Mas ao longo dos dias, enquanto pintava o bauer, fui me afeiçoando àquela mesinha, e a sua carinha de antiguinha, e tudo mais. Acabei não colocando o vidro, preferi manter a originalidade da técnica: simplicidade e antiguidade (é assim que se diz?). Porque convenhamos, ninguém vai em uma casa antiga onde a mesa é antiga e tem vidro líquido em cima né? rsrs....
Ninguém precisa concordar comigo nesse ponto, cada um faz suas artes como acha melhor. Nem me lembro porque contei essa história toda, vou ter que voltar ao começo para retomar o fio da meada...
Ah sim... estava falando do craquelado! E do azulejo!
Bom, resolvi tentar reproduzir isso em um vasinho de cerâmica. E montei um passo-a-passo (pap) para vocês:

Você precisa ter em casa:
Um vaso de cerâmica, como eu não tinha, comprei um.
Tinta branca
Guardanapo que lembre um azulejo
Cola
Kit craquelê
Pasta dourada e betume em pasta ou o que achar melhor para realçar os cacos


Primeira coisa, se tiver verniz, lixe. Limpe bem a peça e dê duas demãos de branco dentro e fora.


Aqui o guardanapo que usei:


Recorte ele todo, separando as figurinhas. É importante que tenha o fundo branco, para mesclar com a pintura e não parecer que foi colagem.


Depois de bem seco, passe cola na peça, retire as películas do guardanapo e vá colando. Pode esticar as figuras na peça com o próprio pincel molhado com cola, desde que tenha a mão leve e não estraçalhe o coitado.


Deixe secar. Aplique o kit, que são 2 demãos de verniz base e o craquelador. Bom, nessa hora me dei conta que meu kit estava vencido. Mas fui brasileira, e continuei até o final. Depois de seco passe a pastinha dourada para realçar os cacos. O betume amarela um pouco a peça, eu gosto, mas quem não gosta, pula essa parte.


O que não saiu no meu gosto: Como estava vencido, o craquelador estava grosso, e como a gente sabe: "camada grossa-cacos grandes". Tentei esticar ao máximo sobre a peça, mas não deu. Sairam cacões! Meu objetivo eram cacos pequenos, para deixar o vaso bem com cara de porcelana, ou sei lá o quê português. Bom... na próxima compro um kit novo =)


Coloquei essas flores que eu tinha aqui, para enfeitar, e ele está na minha cozinha. Mas pretendo comprar um vaso de flores reais para ele.

Tenham uma ótima semana!
Ah, quem fizer volte para contar hem? Eu sei que ninguém nunca volta para contar, mas sou persistente...

Ah 2, o título foi em homenagem ao marido, que adora olhar as coisas que faço e dizer que tem cara de vovó ¬¬

44 comentários

Dani Viegas disse...

Oi Aline! Amei a dica. Ficou lindo o vaso. Muito bom gosto. Obrigada por você sempre dividir conosco essas dicas maravilhosas. Por isso, mesmo com a correria que anda a minha vida, sempre passo por aqui pra ver as novidades.

Beijos.

MariHelen Artesanato disse...

Oi, Aline ...
Além de adorar suas peças , por conta de toda sua criatividade e bom gosto , gosto muito do seu jeito simpático de nos dar o PAP daquilo que faz !!!!
Com certeza vou experimentar , porque amei o resultado !!!!
Bjus
Helena

** Dri ** disse...

Li..
Ficou lindo!!!
Sempre quiz fazer uma peça em cerâmica, mas não sabia como... Com certeza vou testar sua técnica...
Pode ser porcelana tbm???
bjos
:)

welze disse...

absurdamente lindo, Aline. Se parece muito com um vaso portugues que era da minha vó paterna , portuguesa ela, com certeza. adorei.

Naty Young disse...

Oi, Aline.
Tudo bem?

Bom, mesmo com todos os "imprevistos" e "contratempos", achei a peça maravilhosa.. Ficou um charme.. To só anotando pra fazer depois. eheheheheheh

Beijinhossss
Uma linda 2ª-feira pra ti.

Karina Agostinho disse...

Aline, Aline, querida, querida, querida e querida!!
O seu vaso ficou absolutamente l-i-n-d-o!!!
Eu amei td: desde o tamanho do vaso, a estampa do guardanapo até o visual final, mesmo com o craquelado maior, ficou um charme!
E o pap então? Só vc mesma, generosa, pra dividir conosco este pap super bem explicadinho.
Em breve terei novidades lá no meu blog. Espera um pouquinho (rsrs) e passa lá.

bjos, querida!

M. Sueli Gallacci disse...

Aline, queridaaaaaaaa

Vc é o máximo!!! Ficou lindoooooo, eu amei! Adoro craquelê e sou fãzona do azul... Confesso que me lembrou porcelana inglesa, adoroooo ainda mais...

Mas, me conta, que tipo de cola usou? A branca cascorex, ou foi aquelas especiais para decopagem?

Já copiei e vou tentar... norinha decorando o novo apê, ela vai amar...Se eu fizer te conto, mas espera sentada, sou devagar qse parando rsss

Bjos, amiga, que Deus abençoe sempre estas mãos ma-ra-vi-lho-sas que vc tem!!!

É sempre um prazer enorme navegar por aqui...

Desabafando disse...

Ficou muito linda. Se vc tivesse colocado a foto final aí no início do post eu nunca acertaria que foi feito com guardanapo! Vc tá de parabéns! Ficou excelente!

SIMPLESMEN - TE ANA disse...

Oi, Aline td bem??? Eu já coloquei aqui na agendinha para eu fazer, tenho esse guardanapo, foi uma ótima ideia, pode deixar que assim que sair do forno eu venho contar sim. Papai do Céu esteja sempre a seu lado protegendo essas mãozinhas de fada...mil bjos, ótima semana

JOANA CAMPOS disse...

Nossa ficou lindo! me inspirou!

Bjs

Joana Campos

Borboleteando disse...

Olá Aline, boa noite!

Lindíssimo seu vaso... deu até vontade de fazer um...rsrsrs

Concordo com vc que se os cracos fossem menores ficariam mais com a cara da porcelana, como vc mencionou, mas com os cracos grandes, como está, ficou um arraso!

Amei tb os cupcakes e o seu pinguim, tá muuuuito fofo!

Desejo uma linda semana!

Um beijo!

Ari

Priscila disse...

Oi querida, ficou lindo esse vaso, mesmo com cacões, rs!
bjs...

duda lima disse...

Aline,
ficou lindo, lindo, lindo, mesmo com o "craqueladão" que você não gostou, mas eu adorei!!
delicado como todas as suas peças!
bjinho

Marcia disse...

Line, ficou muito lindo!!! Parece um vasinho que eu tenho por aqui (aquele no qual coloquei as tulipinhas, lembra?). Pessoalmente adorei os craqueladões. Super charmosos.
Beijocas

Gabi disse...

Sempre surpreendendo, tem tanta técnica nova(sua) pra por e prática que é difícil acompanhar, rsrsrs...
Tenho um monte desses vasinhos que estão no jardim, sem graça pela ação do tempo, vou testar...
Pergunta:
Qual tipo de cola tu usou?
A pasta dourada passa com pincel?E somente nos veios do craquelado?
Que tipo de verniz tu usou, o vaso pod ficar exposto no tempo? Te pergunto pois tenho um vaso bemmmm grande, que tá bem feinho faz tempo, ainda não decii o que fazer nele, mas acho que ficaria lindo...
Beijinhos pra ti!!!!
Coisa fofaaaaaaa!!!!

Elaine Canha disse...

Ficou lindo! Parabéns

Ainda não tive coragem de me aventurar no craquelê. MAs quem sabe com um incentivo desses...

Beijos

Déia Artes disse...

Oi Aline!!!
Ficou lindo essa vaso!!!
Eu amei!!! Apesar dos cracos terem ficado grandinhos... rsrsrsrs... ainda assim ficou mto original...
Bjs e boa semana pra vc!!!!

Luziane Brock disse...

Aline!!
Sim que ficou lindoooo!!!
Ficou bem como imaginava o/
E nao te preocupa, que eu tambem nao estive muito no Pc, no horario que sempre falamos pq já voltamos no horario normal e trabalho e ai dormimos mais cedo =P

Ficou muito lindo teu vasinho!!! Adorei mesmo!
Felicidades!!!

BEijao MAlu

Allison French ! disse...

Ficou LINDO ... parabéns !

Andréa Brandão disse...

Simplesmente FANTÁSTICO! Parabéns!

Um grande abraço

Fla disse...

Ficou lindo de viver.
Eu adoro louças neste estilo.
Bjs

jana-arts disse...

Olá Aline,

Apesar de você querer os cracos menores, eu gostei deste resultado, ficou muito legal.
Obrigada por compartilhar.

Beijos.

Aline disse...

Respondendo as dúvidas:

Oi Dri!!
Não sei se em porcelana funciona... Nunca testei. Quem testar primeiro conta o resultado!!rs..

Oi Sueli!! A cola usada foi a cascorez diluída, mas qualquer tipo de cola funciona também! =)

Gabi, a cola pode ser qualquer uma.
A pasta passei com um paninho, na peça toda. Fui passando e limpando, para deixar apenas nos rachados.
O próprio kit craquelador já é o verniz, é composto do verniz base e o verniz craquelador. Não precisa passar mais nada por cima.
Quanto a deixa no tempo, eu acredito que dê certo sim, mas como nunca testei não posso te garantir.

Aline disse...

Pessoal, muito obrigada por todo carinho, e por todos os elogios ao meu vasinho da vovó!! =D
Fico muito feliz em poder partilhar com vocês coisas que apronto no meu dia-a-dia!!

Um grande beijo a todos que passaram por aqui e deixaram um recadinho!!!

Nine Braga disse...

Oiiiiiiiiii xaráaaaa...amei e vou fazer!!! Parabéns!!!! bjks

Peia e Nêssa disse...

Aline,

Amei..adoro essas peças assim...você é mega talentosa.
bjos

Nêssa

Helena Garcia disse...

OI, Aline querida !!!

menina, fiquei muito honrada com sua visitinha lá no blog, viu? Obrigada !
Menina, que coisa mais linda este vaso ficou!!! Parabéns...seu blog tinha que chamar " Mãos Abençoadas" , viu??
Beijocas
Fica com Deus
Helena Garcia
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Silvia Maria disse...

Para tudo!
TENHO que fazer isso! Ficou liiiindo!
Bjks

Borboleteando disse...

Oi, bom dia!

Aline, gostaria de saber onde vc comprou esse guardanapo?

Obrigada!

Um beijo!

Ari









F

Borboleteando disse...

Oi, bom dia!

Aline, gostaria de saber onde vc comprou esse guardanapo?

Obrigada!

Um beijo!

Ari









F

José Maria Lobato disse...

Olá, tenho em estudo um ante-projecto de maneira a divulgar e comercializar até o Artesanato Português no Brasil, tão pouco divulgado por terras de Vera Cruz, bem como a música Lusa, a culinária e outras artes. Afinal, nós Portugueses, somos apaixonados pelo Brasil e por todas as manifestações culturais que vêem daqui, desde as telenovelas, música, artes e até futebol, porque não dar a conhecer as nossas raízes e costumes um pouco mais no país irmão? A sua opinião e eventual apoio a esta iniciativa interessam, agradeço visite meu Blogue e opine a respeito, obrigado, Zé Maria
Link: http://josemarialobatoartesanato.blogspot.com/2010/08/ante-projecto-artesanato-portugues.html

Coisas que me deixam feliz.blogspot.com disse...

Oi Aline... adorei... eu acho que tenho um guardanapo assim com flores , vou tentar fazer uma peça para colocar na varanda do apto... prometo que se fizer eu volto pra contar ou melhor te mostro pessoalmente..rsrsrsbjs vania

detantoolhar disse...

Oi, Aline
Apesar do seu objetivo ser "cacos menores", eu amei como ficou e não mudaria nada!!!!
Como sempre, está de muito bom gosto e esse PAP vou guardar com certeza.
bjo
Pathy Marin

Artes da Manu disse...

Oi Aline!! Ficou lindo o Vaso!
Ah...to passando tb pra te mostrar que não é todo mundo que não volta aqui pra dizer que fez alguma coisa que você mostrou... eu to voltando...
Na verdade me inspirei em fazer uns antes e depois...
Primeiro foi uma bandeja da minha mãe... ta lá no blog http:\\artesanatosdamanu.blogspot.com. O Próximo serão umas prateleiras pro meu quarto onde vou montar meu atelier... quando ficar pronto te aviso.
Beijos!!

Helena Garcia disse...

OIiee, Aline !

Tudo bem, querida?

Menina, que AMEIIIIII esta idéia !!! Que vaso lindo que ficou!!! Parabéns!!!
Aline, vim aqui especialmente agradecer por vc estar seguindo meu humilde bloguito! Pra mim, é uma honra tê-la como seguidora e amiga!Sou sua fã e seguidora há muito tempo...adoro vir aqui aprender com vc, viu?
Um beijão !
Helena Garcia
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Carol disse...

Eu não sou fã de craquelado, mas desse eu até gostei. O vaso com essas flores azuis deram uma bossa ao vasinho.
Beijos

Angela Scavazza disse...

Juro que pensei que era porcelana!!!!!
Ficou muito lindo!
Bjs!
Angela.

Rosana Cristine disse...

Muito lindo ficou o vaso. Tenho dois em casa que estão velhos e feios. Vou procurar guardanapos para dar uma renovada neles. Obrigada pelo PAP, Deus te abençoe!
beijos.
Rosana

Mirian disse...

Aline amar é pouco...eu adorei de verdade. Esse vaso é lindo, fico pensando... como não pensei nisso antes...., quero fazer um para minha mãe ela vai se emocionar .Obrigada por compartilhar seu trabalho.Bjinhos.

Debora Arts Crafts disse...

Adorei!! Estou querendo restaurar uma janela que para fazer um espelho, havia visto em um vídeo no Youtube, ele cobrir a moldura com guardanapo, e acho que vou finalizar com o craquelado pr quero deixar com aparência de velhinho também. Minha ideia inicial era fazer pátina provençal, mas pesquisando melhor, mudei de ideia.
Obrigada
Bjos

Marcia_bordados disse...

adorei o seu blog,ficou muito lindo o vasinho,amei.bjs

Sonhadorasil disse...

Oi Aline, parabéns pela beleza e facilidade desta técnica no vaso de cerâmica... ficou maravilhoso.
Silvia

MaGraça disse...

Achei esse blog exatamente por causa do vaso.Os "cacoões" me chamaram a atenção e fui descobrir o que fazer para ficar assim.Muito fácil.Obrigada. Lindo!

Cida Jacob disse...

OI amiga blogueira vc e 10 !amei sua arte e vou tentar fazer um e se acertar e ficar lindo igual o seu vou fotografar e te mandar . beijos e obrigada pela sua camaradagem.

Postar um comentário

^