terça-feira, 13 de julho de 2010

Pesquisando as origens

A Welze perguntou no post do banquinho, e vou responder aqui, caso alguém também se interesse:
O nome completo da técnica usada é bauernmalerei (Bauer para os íntimos..rs..) e a pronúncia correta é "bauermalarai", bauer de camponês e malerei de pintura, algo como pintura camponesa, é uma palavra alemã, assim como a técnica, que era usada antigamente na restauração de móveis velhos. Eles faziam essa pintura nas portas dos armários e gavetas para dar um ar mais colorido e renovado. Tive a oportunidade de "conversar" (com a ajuda de 2 tradutores claro.... alemão- inglês e inglês-português) com uma senhora alemã, e perguntei para ela se toda essa história era mesmo verdade, a princípio ela não me entendeu, mas eu saquei do celular uma foto de um trabalho meu com a técnica e ela abriu um sorrisão, apontou e disse "bauermalarai!!!" Meu coração se encheu de emoção né gente??? rs... Primeiro porque a técnica realmente é alemã e segundo porque se ela reconheceu minha pintura, é porque não está das mais feias....rsrsrsrs...
Ela ficou toda empolgada de ver uma técnica, que pelo visto ela não via há anos, sendo feita por uma brasileira, pediu até que eu reformasse os móveis antigos dela com a técnica...rs...
Foi uma experiência muito emocionante para mim!!! =D
Seguem fotinhas de algumas peças que já fiz com a técnica:

Foi essa primeira foto que mostrei a ela. Foi meu primeiro trabalho com a técnica.


18 comentários

** Dri ** disse...

Essa técnica é linda. Pessoalemente fica mais bonita ainda!!!
E vc... ah, vc é o máximo!!!!
Sempre com peças maravilhosas....
bjoks

si disse...

que maravilha de trabalho..um luxoo..ameiii..:)
abraço si

jana-arts disse...

Adoro este tipo de pintura.Está na minha lista de técnicas que quero aprender.RS.
E suas peças estão maravilhosas.Parabéns!

Abraços.

Vivian disse...

minha prof de artes faz lindos bauer. Eu nem quero me arriscar pois acho muito complicado, apesar de ser maravilhoso!!!

bj

Vivian disse...

minha prof de artes faz lindos bauer. Eu nem quero me arriscar pois acho muito complicado, apesar de ser maravilhoso!!!

bj

duda lima disse...

Aline,
suas peças de bauer são maravilhosas, como todas as outras que você faz!
bjinho

Desabafando disse...

Acho que eu conheço esse bauzinho de algum lugar....kkkkk....
vc tem talento pra essa técnica!

Borboleteando disse...

Olá Aline, boa noite!

Meu nome é Ariadne... passei para dizer que amo o seu blog! Adoro os seus trabalhos, são lindos, e adoro a maneira como vc se comunica conosco!!!

Um grande beijo e parabéns!

Ari

Elaine Canha disse...

Que experiência fantástica vc deve ter passado. Acho que todo historiador gostaria de vivê-la um dia.

Essa máquina de costura é um show.

Beijos

Marcia disse...

Line, que simplesmente amo bauer. Ainda preciso te mostrar aquelas revistas que te falei. O mais engraçado é que tem algumas peças em que as pessoas fazem desenhos super complexos, cheios de arebescos, flores e tal. Pessoalmente prefiro os trabalhos do jeito que vc faz: só um "buquê" ou algumas flores estrategicamente colocadas. Fica lindo demais.
Beijoca.

Andréa Brandão disse...

Ensina como faz... rsrsrsrsrs
Lindas suas peças!

Quiosque de Ideias / Amizades disse...

muito lindas as peças,
gosto muito dessa técnica
bjs
paula

welze disse...

penso que quando a gente não sabe, tem que perguntar para quem sabe. a vida toda gostei dessa técnica, mas como nunca havia visto o nome escrito, me referia à ela de modo errado e saia um bauermanerai. agora sei o correto e agradeço a vc por isso. suas peças estão lindas. parabéns, quem sabe sabe né?

Allison French ! disse...

que foooofo *_*

Déia disse...

E como fica linda, heim?

bj

Sheila Camilo disse...

Oiii Aline

como sempre arrasando no blog. Eu estava com saudades mas como vc sabe a vida corrida acba com a gente ne.
Mesmo assim adorei o banquinho, as comodas e as tulipas. Falando em tulipas, pq vc nao faz um PAP, jq tentei varias vezes e nunca acerto,sei lá é uma ideia.

Bjao
Ah! um p a Pepezinha tbm.

Aline disse...

gentee...obrigada pelos comentários carinhosos!!! =)

Geninha disse...

Gostei muito do seu espaço, muito gostoso observar teus trabalhhos.

Bjs!

Postar um comentário

^