sábado, 26 de junho de 2010

Respondendo algumas questões

Recebo algumas perguntas de leitoras, e algumas delas não tem blog e nem deixam contato, daí vou responder aqui, porque assim ainda posso ajudar mais gente. E outras me perguntam e deixam email, daí vou responder por aqui também porque já mato dois coelhos com uma paulada só (tadinho dos bichinhos.... quem inventou esse dito tão maldoso?)

A Cida está querendo forrar uma maleta e colocou algumas questões:
Como colocar manta acrílica na tampa para cobrir imperfeições?
-Se você estiver usando a manta só para cobrir imperfeições, você pode usar pasta para modelagem para isso. Cobre os buracos, lixa depois de seco e fica perfeito. Mas se você quer a tampa fofinha mesmo, compra manta (não plumante, porque ele não tem formato, a manta mesmo, que é vendida por metro), passa cola onde quer aplicar e coloca a manta em cima, se ela for muito fina, coloca umas 2 ou 3 camadas de manta, mas sem cola, a cola só vai na madeira, senão deixa seu "fofinho" duro em algumas partes. Feito isso, apare as sobras, coloque o tecido por cima e cole o tecido nas laterais (só na madeira). Passe cola em laterais opostas e vá puxando, se necessário use fita para segurar. Depois de preso, faça as outras 2 laterais opostas. Daí é só finalizar fazendo um acabamento bonito.
-Uso sempre cola branca (marca cascorez que é mais grossa. Mas serve qualquer cola mais grossinha).
-Eu nunca impermeabilizo minhas peças com tecido. Mas se você quiser pode passar verniz acrílico fosco. Não recomendo verniz sobre a "almofadinha" feita com a manta.
-Você pode fazer os acabamentos com o próprio tecido, ou então com tiras de outros tecidos, ou fitas, ou rendas....

Sobre as latas... Esse post gera muitas dúvidas, inclusive recebi uma pergunta no formspring hoje (sem nome, somente com email) e vou responder aqui.
-Embaixo da tinta spray, o que eu uso: Nada, só limpo com álcool, porque a tinta é própria para o metal, o primer a gente só usa quando quer pintar com tinta acrílica, para que não descasque a pintura.
-Quanto rende uma lata de spray? Não sei....
-E a decoupagem? É feita exatamente como se fosse na madeira. Para impermeabilizar recomendo verniz spray.
-Alguma vez, não me lembro mais em qual post, uma leitora sugeriu que eu usasse tinta acrílica ao invés de spray, porque sairia mais barato. Acho que ela não deixou contato. Essas tintas spray, comprei para outra finalidade e acabei aproveitando para pintar latas, porque nunca gostei de usar primer e outras tintas. E como meu negócio é madeira, prefiro continuar com a spray mesmo, porque dá menos trabalho e é para mim mesma, se eu fosse pintar com primer e acrílica, desistiria já no pensamento...rs... Tudo para ter menos trabalho.

Acho que é só... as maiores dúvidas que aparecem é sobre forrar caixas e pintar latas. Se você tem alguma dúvida, pergunte nesse post, que eu respondo nos coments também e assim todo mundo aproveita as informações.

Espero ter ajudado!!
Abraçoss

Ps: Continuo na saga dos criados, estão ficando lindos de morrer!!! Acho que termino durante a semana...

18 comentários

** Dri ** disse...

Line!!
Adorei as dicas... Ara pintar latinhas eu uso o primer e tinta PVa msm.. No fim passo verniz spray. Tbm fica mto legar craquelar as latinhas.. Adoro**
Quero ver os criados....
bjoooo

Sheila Camilo disse...

Line pq vc nao faz um PAP das caixinhas com patchwork?

sugestao

bjus

duda lima disse...

oi Aline,
tenho uma perguntinha para fazer! Quando você trabalha com foto, usa laca chinesa para finalizar?
bjinho

M. Sueli Gallacci disse...

Aline, eu adoro seu blog, seu trabalho e suas dicas sobre artesanato!

Não me considero artesã, mas trilhei por esses caminhos por puro prazer.

Até criei algumas técnicas diferentes na elaboração de peças para presentear. Não há nada mais gostoso e original do que oferecer um presente feito especialmente por nós, não concorda?

Destaco aqui, o mosaico com vidro transparente sobre uma cópia da fotografia da própria pessoa - confeccionado na tampa de uma caixinha de MDF.
Por ser uma caixinha quadrada e bem baixa, é um belo adorno para mesa de centro. Apesar, que são inúmeras, as possibilidades.

Se quiser dar uma olhada, veja meu post "Minha aventura pelo artesanato" no meu blog. Lá tem uma foto.
Terei o maior prazer de descrever o passo a passo e dar minha contribuição para o seu blog.Um

Bjo Gde.

Aline disse...

Oi Sheila!!
Não faço um pap porque a Lu Heringer fez 10 vídeos maravilhosos sobre o assunto explicando tudinho. Já passei o link deles em algum post por aqui.
Deixo ele aqui novamente:
http://artesanatosaprendaafazer.blogspot.com/search/label/%28A%29%20PATCH%20NO%20ISOPOR%20-%20INTRODU%C3%87%C3%83O

Bjoss

Aline disse...

Oi Duda..
Nunca usei laca chinesa, já ouvi dizer que é muito bom e brilha muito. Sobre fotos passo verniz acrílico. Mas acho que deve ficar bom sim com laca, verniz vitral incolor e até com vidro líquido.

Bjoss

Aline disse...

Oi Sueli!! Obrigada pelo carinho..
Com certeza um presente feito por nós tem muito mais valor né?!
Achei lindo seu trabalho, se você fizer um pap sobre a técnica do mosaico, ficarei imensamente feliz em publicar aqui no blog!
Beijos

Peia e Nêssa disse...

Oie, Aline!
Bem legal as dicas...só para complementar a forração de caixas usando manta acrílica...vale lembrar que é para dar efeito de "gordinho" e não ficar imperfeições eu costumo cortar um pouquinho menor de que o tamanho da tampa...dá um pouco mais de trabalho na hora de colar, mas o resultado fica melhor.

bjos


Nêssa

Cida Mauro disse...

Olá Aline, que bom que você me respondeu. Meu e-mail é cidamauro.m@terra,com.br. Estive me orientando como forração de caixas. O malão é daqueles de 1mx 45cm que se guardavam enxovais .... bem antigo. Quero que fique fofinho.A tampa dele tem 4 acabamentos roliços, um em cada ponta e dois com intervalo de uns 25 cm . Pensei em colocar nesses intervalos, que em verdade seria uma tira bem larga preparada fora e colada nesses intervalos desses acabamentos roliços de madeira. Você acha que eu deveria fazer uma tira de cartolina ou papelão, colocar a manta acrílica colada na cartolina,virar as bordas para dento e colst essas tiras já forrada no malão . O que você sugere no lugar da cartolina só para dar firmeza.Quero que seja duradouro. Que material eu poderia trabalhar para dar apoiuo a manta acrílica? Por cima da manta ficaria fofinho.
Eu pensei em impermeabilizar porquê é um malão para durar mais, você sugeriu algo , qual é o produto? Você prende as bordas com fita crepe para fixar ? Por dentro não vai ser difícil, eu acho.Na lateral talvez eu tenha que usar umas tachas , algo decorativo mas que reforce, o que você sugere?
Os detalhes abaulados de madeira eu pintaria direto. Estou pensando em fazer a tampa do malão estampadinho e a lateral deve ser lisa ,não é ? Pode me dar sugestão ,lembrando que é um malão de 1 metro, A madeira está em perfeito estado só não é lisinha e não se presta para lixar e eu quero que fique fofinho. Qual a espessura que eu devo usar da manta acrílica? Qual a cola certinha e se passa com rolinho ou pincel?
Muito obrigada por sua atenção .
Cida Mauro
cidamauro.m@terra.com.br

ARTE BORBOLETAS disse...

Oi Aline como sempre suas dicas são ótimas,sobre as latinhas ainda estou juntando para poder ver o que vou fazer estava em duvida quanto a tinta spray,eu queria saber quantas latas da para pintar com a tinta spray.
Bjs

Rosangela

Desabafando disse...

Que legal, gostei das respostas porque assim aprendo mais..rsrs...nunca tentei fazer nada disso! Agora estou com um vício novo que me impede de testar outras coisas né? rsrsrs...

Bjo e boa sorte com os criados!

Vanessa disse...

Olá, descobri seu blog agora e gostei muito...
vi seu post sobre estêncil, e queria te perguntar uma coisa.... já usei com tinta, mas queria fazer com relevo... você usa pasta para modelagem, já ouvi falar em massa corrida, também dá, ou pasta é melhor???

passa lá no meu blog:)
http://byheartandsoularteemmadeira.blogspot.com/

Aline disse...

Oi Rosangela, como disse no post não sei quanto rende uma lata de tinta spray. Pintei apenas umas peças aleatórias, uma de cada tamanho, então não dá para eu ter uma base.
Bjos

Oi Vanessa, nunca testei com massa corrida, faça um teste e veja se vale a pena. Uso apenas pasta para modelagem.
Bjos

ARTE BORBOLETAS disse...

Oi Aline,obrigada por responder minha pergunta.Quando eu pintar as minhas eu te aviso por enquanto ainda estou juntando como tenho crianças ai da para juntar de Vários tipos Nescau,extrato de tomate rsrrs.Valeu pela dica.
Bjs

Cida Mauro disse...

Continuando sobre o malão e 1m x53cm.
Eu tenho um tecido que trouxe do exterior é um acamurçado grosso ,não é duro, verde musgo, tem bastante,a superfície não é rala (não vai juntar poeira) ..é bonito ...quando comprei era para vestuário.
Vou usar este tecido.
Na lateral do malão, tem uma parte que a madeira tem um desfiado e gostaria de nivelar com uma massa como foi sugerido aqui . Já encontrei o papel paraná.Vou reforçar o malão com um fundo novo de madeira e colocar rodinhas.
Antes de forrar passei um produto ante cupim o que é usado pelas firmas...excelente.
Pergunta: Qual a massa que eu compro? nome e explicação por favor. Tempo de secagem etc...Não pretendo ficar lixando porquê vai ser coberto com a manta.
Na época em que me dedicava a trabalhos,se usava cola de madeira com serragem ...preciso que vocês me atualizem. Ainda estou em dúvida com a cola ,acho que para os pedaços que vão ser sob medida (fofinho) pode ser a que cola rápido mas talvez para a parte interna , qual que eu uso? A mesma de secagem rápida ou a outra que me aconselharam para poder manusear melhor? Por favor nome e rótulo das colas que devo usar.
Agradeço muito. Esse blog é sensacional.
Cida Mauro

Aline disse...

Oi Cida!!
Vai ficar show essa maleta hem?
A pasta para cobrir imperfeições é a "Pasta para modelagem" da marca Acrilex. E a cola é a "Cascorez extra" que tem o rótulo todo azul. Sempre usei esses materiais e nunca tive problema.
Beijos

Cinara disse...

Ei menina, esse paninho aí, da caixa não te lembra nada não? Kkkkkkkkkkkkkkk.

scraps disse...

nossa que lindo.entrei pra sequir .
amo seus emais cida tenho um carinho por você amiga virtual linda,
bjinhos com carinho.elizete romaneli:::

Postar um comentário

^