sábado, 27 de março de 2010

Forrando o lado de dentro - Parte II

Esse segundo modo que vou mostrar hoje, é mais usado em caixas redondas, sextavas, oitavadas e também em caixas grandes.
Só queria lembrar que essas são as formas que eu forro minhas caixas, não existe o modo certo ou o modo errado, cada pessoa se adapta com uma forma de forrar, o importante é ficar bonito e bem acabado.

- Nessa caixa usei um tecido de algodão, e como ele era clarinho, dei uma demão de branco no fundo.
- O princípio aqui é como o de ontem, vamos medir a caixa, só que hoje, vamos fazer as laterais separadas do fundo. Meça a altura da caixa (por dentro) e depois com uma fita métrica, contorne a caixa por dentro para tirar o tamanho exato dos 4 lados (assim a medida sai mais exata e é assim que fazemos com caixas redondas também).
- Risque com um lápis no avesso do tecido essa medida, desenhando nele um retangulo comprido. Risque também o quadrado do fundo.
- Nessa próxima etapa, você tem 2 opções: Antes de recortar o tecido, você passa a cola diluída nos riscos, para assim, não desfiar ao recortar e colar na caixa ou você recorta os tecidos dando uma distância de 1cm mais ou menos de sobra, e com um ferro de passar roupa, você dobra essa sobra para trás, fazendo assim uma bainha, só que ao invés de costurar depois, você vai colar! E foi desse modo que fiz essa caixa.
- Ah, esqueci de dizer, que na tira das laterais, você faz a "bainha" apenas de um lado (que é o que vai ficar para cima) e em uma ponta (que será o acabamento).
- Comece passando cola em uma lateral, assente o tecido, deixando a bainha bem rente a borda da caixa. Faça um lado de cada vez. Embaixo vai sobrar, daí você faz uma dobrinha para ajeitar o tecido (Foto 4).
- Ao final cole o quadrado do fundo. O acabamento fica como o da foto 5.
- Se preferir pode já finalizar aí, mas se quiser dar um tcham a mais na peça, cole uma sianinha ou qualquer fitinha fofa que tiver aí nas partes onde aparecem as "emendas". (Foto 6) Adorei essas sianinhas aí.

Fácil não? Só requer paciência. Amanhã volto para mostrar a foto dessa caixa finalizada.
Beijos...

17 comentários

Desabafando disse...

Super fácil sim! Adorei as ideias!

simone cris disse...

Adorei, e o acabamento é perfeito. Preciso de várias caixas aqui pra casa,e vou tentar forrar, fica muito mais bonita.
Bjs

Dani Viegas disse...

Oi! Acabei de enviar as fotos do meu cantinho pro seu email. Aproveito pra dizer que tem selinho no meu blog pra você. Beijos.

Sheila disse...

Muito prazer,Aline.

Meu nome é Sheila e acabei de descobrir seu espaço...Nem precisa dizer que adorei tudo nele,já li tudinho,suas viagens,seus trabalhos,sua cachorrinha.
Me identifiquei muito com você,que possamos trocar figurinhas.

Super beijo e bom inicio de semana para vocês.

jana-arts disse...

Olá Aline.
estou adorando seu blog.Obrigada por partilhar.Nunca forrei caixas com tecidos, mas com a sua explicação vou tentar.
beijos e uma ótima semana.
Já estou te seguindo.

Fla disse...

E dá outro ar pra caixinha né? Adorei.
Bjs

Atelier Caminho de disse...

Oie!!!!
Adorei a dica e vou tentar seguí-la quando fizer minha próxima caixinha!!!
Beijos e uma excelente semana!
Karina

ArtBelas disse...

Oi Aline!Adorei suas dicas!Onde eu acho esse tnt aveludado?Gostei demais mas nunca vi esse tnt por aqui.
Bjos e boa semana!
Alessandra

Anna Sebba disse...

Ai vc salvou minha vida!! tava aqui rachando a cabeça tentando forra caixas, qd me deparo com isso!!! Obrigada!!
adoro o seu blog!! me ajudou muito!!!
queria tirar mais uma dúvida: qual cera uso pra encerar o interior da caixa???
obrigada de novo!!!
bjsss

diaadiacorridinho disse...

OI, Aline !
Descobri seu blog hoje e já virei seguidora pois quero muito aprender suas artes!
Parabéns e obrigada por nos ensinar a fazer tanta coisa linda!
Vou linkar teu blog lá em casa...quando puder, ´passa por lá, tá bom?
beijocas
Helena Garcia
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

welze disse...

vc faz essas artimanhas parecerem super fáceis. Lindo demais seu trabalho. Sou sua fã. boa semana

Lívia disse...

Amei, amei, amei!
Assim que meu filhoter der um tempinho vou tentar as duas técnicas.
Bjs

guida disse...

Gostei muito de ter visitado o seu cantinho, tem trabalhos e ideias muito originais. Obrigada pela partilha. Aproveito para desejar uma boa pascoa.
Beijokitas doces.

Sheila Camilo disse...

Nossa Aline como sempre vc dando linda e maravilhosas dicas. Encontrei esses dias até um PAP seu no site Sonho Lilas. Lindo!

BJus e uma otima pascoa!

Nana disse...

Amiga, eu acho lindo caixinhas com tecidos kkk ficou uma graça esse, eu vi sim!!!
Ando sem tempo, morrendo de estafa kkk bjss com saudades

Arte e Artesanato disse...

Nossa, quedicas fantásticas! Adorei menina Bjos e um da terça feira.

Arte e Artesanato disse...

PS:meu teclado ta péssimo..."uma linda terça feira"... foi o que eu quiz dizer.Bjos.(risos)...

Postar um comentário

^