sexta-feira, 26 de março de 2010

Como forrar o lado interno de uma caixa - Parte I

Esse post é praticamente um filho que levei meses para gerar e finalmente hoje nasceu! rsrs... Ele foi tão pedido, e eu só fui adiando, porque todas as caixas que forrei nos últimos tempos, não tive paciência de ir fotografando as etapas. Mas para compensar toda essa enrolação, fiz logo 2 paps, de 2 formas diferentes que uso para forrar (de acordo com meu astral e bom humor). Hoje vou mostrar uma e amanhã posto a outra.
Então, vamos lá! Papel e caneta na mão?


- O material usado nessa caixa, foi o tnt aveludado, ele é ótimo, o material mais fácil para se forrar uma caixa, é barato e ainda dá um acabamento todo chique por ser aveludado.
- Primeira coisa a fazer, é pegar uma fita métrica e medir o fundo da caixa. Atenção: O certo é medir o lado de dentro, já que essa será a parte forrada. (Tem gente que acha que dá na mesma medir pelo lado de fora).
- Depois de pegar as medidas, risque no tecido (avesso) com giz para costura, essa medida. Como minha caixa era quadrada, tive os quatro lados medindo 12cm, fiz um quadrado no tecido com os 4 lados de 12 cm. Lembre-se de deixar espaço para as laterais, não risque no cantinho.
- Depois, meça a altura da caixa (por dentro hem) e risque também no tecido. Ligue os pontos e terá o molde da primeira foto no meu esqueminha ali em cima. Ok?
- Fica parecendo uma caixinha aberta.
- Recorte o molde.
- Passe cola apenas no fundo da caixa. Com calma vá colocando o fundo e alisando, sem puxar. Se ficar torto, tire e coloque novamente, se ficar torto de novo, tire novamente, tudo sem se estressar, se a cola secar passe mais.
- Agora vamos colar um lado de cada vez. Passe cola em uma lateral e estique o tecido. Faça nos 4 lados.
- Veja na foto 4 que sobrou tecido para fora. Com uma tesourinha de ponta fina, corte essa sobra. Apesar de medir certinho, isso pode acontecer porque as caixas as vezes tem pequenas diferenças de um lado para o outro, como ela também é artesanal, não é perfeita milimetricamente.
- A tampa, como era de degrauzinho, fiz um quadradinho e colei.
- Ah, a cola usada é a cascorez rótulo azul pura.

Obs: Esse tnt é tipo o feltro, não desfia, por isso é só recortar e colar. Caso vá forrar com um tecido de algodão, após riscar o molde no tecido e antes de recortar pincele fartamente termolina (ou cola diluída na água 1:1) nos riscos, onde irá cortar. Deixe secar, corte e continue forrando. Isso é para que o tecido não desfie e o acabamento fique show.

=)
Um lindo final de semana para todos!

14 comentários

Bianca disse...

Oi Aline!!
Essa caixa realmente ficou muito chique!! Geralmente quando quero que a parte interna fique aveludada uso a técnica da flocagem, que fica muito bom também, mas os materiais não são lá muito baratos... essa dica do tnt é muito boa!
Bom fim de semana!
Beijoss

Arte e Artesanato disse...

Oi Aline, adorei a dica, muito intressante e muito bem explicadinha viu? Bjos amiga.

Lin Sousa disse...

oláá´.. adorei a dica.. mas nao conhecia o tnt aveludado , só o comum.. vou procurar .. por isso que adoro o mundo dos blogs .. cada dia q passeio por eles, aprendo uma coisa nova.. bjs , ótima semana p vc LIN

Daniela Guerra V disse...

Olá, seu blog é nota 100000, pesquisando na net te encontrei,mas vc estava ausente, desde então entro todos os dias para ver se vc voltou, e agora voltou que legal !!! Dei uma olhada em tudo e chorei de dar risada no post das prateleiras que vc estava aguardando seu esposo por na parede, me identifiquei, deu para perceber que és uma menina muito feliz, animada e meio comediante rsrsr. Enfim, amei tudo tudo tudo. Estou aqui todos os dias, sou sua seguidora meeeessmo.
www.atelierenovart.blogspot.com
Bjs

Desabafando disse...

Parece tão fácil! E nunca tinha visto esse tnt aveludado, é tão barato quanto o tnt normal?

E aí? está tudo bem?

Aline disse...

Ahh, fico feliz que tenham gostado meninas!!!
Obrigada pelo carinho enorme!!!

Desabafando, ano passado comprei 1 metro dele por 8,00. De graça né? =)

Beijoss

Fla disse...

Mas você é chique por demais!
=)
Bjs

Marcia disse...

Aline, amei!!! Vou experimentar na próxima caixinha que fizer. Beijoca e uma excelente semana.

Lívia disse...

Adorei o post, vou tentar assim que o Breninho der uma folga.
Bjs

Tia Ném disse...

Que legal! Gostei das dicas. Pena morar em minas, essa ideia de encontro das blogueiras é uma ótima novidade. Vou propôr aqui no meu Estado. Vou seguir vc...venha conhecer meu blog vc também! Seja uma seguidora! Bjs: Tia Ném.
http://nempacelli.blogspot.com/

TRABALHOS DA RAQUEL disse...

MENINAS, AMEI O BLOG! COSTUMAVA COMPRAR O TNT AVELUDADO E AGORA NÃO ENCONTRO MAIOS AQUI NO INTERIOR. FAÇO UMAS CIAXAS QUE VÃO EM MÉDIA 3 METROS EM CAIXA. POR FAVOR ME INDIQUEM SITES, LOIJAS, TELEFONES, ONDE POSSA ENCONTRAR O TNT AVELUDADO!
OBRIGADA
RAQUELCBMFERREIRA@HOTMAIL.COM

Remédios disse...

Olá aline,parabéns! Sua caixa ficou linda mesmo e eu adoro suas dicas e passo a passo.aprendo muito com você.Bjs

Raquel - artepapel&madeira disse...

Oi, Aline!

Obrigada pelo tutorial!

Beijos!

ANA disse...

Aline, estou apaixonada pelo seu trabalho e acompanho há algum tempo. Nunca vi TNT aveludado; onde encontro? Moro em Belo Horizonte e se vc me passar pelo menos o tipo de loja em que encontro já ajuda.
Quero fazer capas de Rei e Rainha para as crianças que irão na festinha de 1 aninho do meu afilhado Arthur.
Um beijo
Ana

Postar um comentário

^