quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Vá de rolinho

Quando comecei a pintar minha maior dificuldade era com o verniz. Primeiro comprei um potão de um Verniz Cristal. Me arrependi amargamente. Ele deixava as peças melequentas, grudando, colando as tampas, um nojo! Daí usei algumas vezes e depois arremessei o pote do alto do décimo terceiro andar de onde morava!
Daí passei a usar o verniz acrílico brilhante. Ele é a base de água e isso já é um ponto a seu favor. Porém as marcas de pincel sempre deixavam minhas peças meio que "meia-boca", sabe como?
Daí tentei o geral, que também deixava marca de pincel; o vitral que era excelente, porém deixava todas as peças refletindo a luz do dia, de tão brilhosas; e depois não me lembro mais.
Isso tudo em uma época que eu não tinha experiência quase nenhuma. Daí com o tempo a gente vai pegando a mão das coisas não é? E hoje meus amigos inseparáveis são o verniz acrílico fosco da Acrilex e o rolinho de espuma.
Mas ó, rolinho tem que ser esse da foto, com o cabinho de ferro, e o verniz tem que ser da Acrilex! Assim como palha de aço tem que ser Bombril e maionese tem que ser Hellmann's e desodorante tem que ser Dove.... hohoho.... tudo bem, parei...

Uma diquinha básica, receitinha da vovó: Sempre que for usar o rolinho (com tinta ou verniz), umedeça ele primeiro com Gel médium para matizar. Ele retarda o secamento do produto no rolinho, aumentando assim sua vida útil, além de deixá-lo deslizando melhor, e permitir que você pinte uma tarde toda sem que ele endureça.

Faço assim: Coloco o verniz em uma bandejinha, rolo o rolinho na beiradinha e vou pegando o verniz aos poucos, depois passo ele na peça. A textura fica ótima.

Ótimas pinceladas para vocês!!!


Editado:

*Meninas, só vim esclarecer que não recebo propina e nem agradinho de nenhuma marca para poder indicá-las aqui. Assim como em tudo que uso na minha casa, no artesanato também tenho minhas marcas favoritas e sempre as indico aqui. ;)

*Não deixem de ler os comentários deixados aqui pelas leitoras, porque elas estão deixando diquinhas ótimas!

sábado, 26 de setembro de 2009

Aceita um cafézinho?

Servido nessa bandeja que acaba de sair do forno! rsrs...
Estou com algumas peças enroladas aqui, a maioria para mim mesma, e que agora quero ver ser termino. Essa bandeja é uma delas. Sempre quis ter uma bandeja com especiarias dentro. Nessa coloquei café torrado, cravo, canela, limão desidratado e folhas.
Ficou um sonho!!Tudo bem que sou suspeita para falar!! kkkkk
Só não consegui tirar fotos muito boas por causa do reflexo do vidro.


Bom final de semana!!!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Reaproveitando potinhos de patê

Tem um tempo já que venho ajuntando potinhos de vidro, daqueles de patê. Acho eles uma graça! Vinha guardando para quando tivesse alguma inspiração. Daí lembrei de um post que a Priscila do Um lar, simplesmente um lar fez e ensinou o pap prá gente! O post é esse aqui e a idéia dela foi muito boa.
O que fiz então foi juntar todo o material, que por sorte já tinha tudo aqui, e botar a mão na massa!

Seguem as fotos:




A idéia dos desenhos tirei de imagens da net. Digitei "desenhos indianos" no google e a partir das imagens que apareceram, montei esses que estão nos potinhos.
Nessa última foto eles já estão nos seus devidos lugares. Nela, eles estão com algumas pedras dentro, mas hoje troquei, e coloquei velinhas.

Tenham uma boa terça-feira!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O forte de Piauí

Piauí é uma terra muito boa, e pude constatar isso recentemente, em uma visita que fiz a Teresina. Apaixonada por artesanato como sou tratei logo de conhecer os pontos fortes dessa terra.
E olha, há quem ache que o melhor são os bordados, que cá prá nós, são realmente divinos, mas irresistíveis mesmo são as cerâmicas da Serra da Capivara!!
As peças são feitas de barro e depois esmaltadas. E todas vem com desenhos rupestres, que é o símbolo da região. (São figuras encontradas no local e em outros sítios pré-históricos da região, e de acordo com estudos, esses desenhos foram feitos por povos que viveram ali há 50.000 anos ).
Essas pinturas rupestres foram inscritas pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
As peças ainda podem ir ao forno comum ou microondas! Quer coisa melhor?
Minha vontade era trazer a loja toda, mas como fiquei com medo de quebrar na viagem, trouxe pouca coisa.
Confiram só as belezinhas:

Arrumação que fiz para deixar enfeitando minha cozinha:


Um par de xícaras de café, com pires estendido (acho o uó de lindo e prático) para colocar uma bolachinha ou pãozinho:


Potinhos para patê, manteiga, pimentinha, queijo ralado ou qualquer coisa que é servido à mesa em menor quantidade; e o potinho com tampa, pode ter várias utilidades também, mas comprei porque achei fofo....rsrsrs...


Saladeiras ou pratos para servir algum acompanhamento na hora da refeição (esses comprei para presentear uma pessoinha especial):


Caixinha de madeira, com uma pinguinha e 2 copinhos de dose (Esse foi presente para o maridão):



Quando visitarem essa terra, não deixem de procurar pelas cerâmicas da Serra da Capivara!
Ah, e de fazer um tour completo pela região, é claro!!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mais uma pinturinha

Nossa, como gosto de pintar essas florzinhas!
Não fiz curso nenhum, por isso mesmo nem sempre elas saem perfeitinhas...rs... Mas mesmo assim me divirto com elas! Foi no revisteiro, na caixinha de costura, no armarinho e agora nesse vaso de barro. Cheguei a falar dele aqui, lembram?
Resumindo a novela toda, no começo do ano comecei a dar aulas em uma igreja aqui perto de casa, e fiquei até julho, daí quando fomos entrar de férias, as senhorinhas que cuidam da igreja estavam dando uma geral na sala. Daí encontraram um vaso de barro todo manchado e me perguntaram se eu não queria restaurá-lo. Bom, infelizmente esqueci de tirar a foto dele antes, mas aqui vocês conferem como ele ficou:


A caneta ao lado é para dar idéia do tamanho real dele, que é até grandinho.
Confesso que até pensei em ficar com ele para mim e sumir no mapa....hehehe... Mas não, definitivamente não sou o tipo de pessoa que rouba vaso de vovózinha, ainda mais de dentro de uma igreja. =D

Sabe que isso até me animou a terminar algumas peças que estão encostadas aqui? Vamos ver se agora sai!

Beijos
^