quinta-feira, 28 de maio de 2009

Estilo Rococó

A pedidos de uma leitora, montei um pap mostrando como se faz a técnica Estilo Rococó. Fiz umas fotos para mostrar melhor os detalhes da técnica.
Particularmente acho essa técnica maravilhosa, e com imaginação pode-se inventar mil e uma variações a partir dela. Ela tem esse nome, pois seus traçados lembram o Rococó, pelos desenhos em curvas.

Material Necessário:
- Peça em MDF
- Pincel Chanfrado
- Volume Cetim da marca Daiara
- Potinho com água
- Guardanapo
- Lápis e borracha
- Cera em pasta incolor
- Cera Goldifix (dourado ou prateado)

Modo de fazer:
Se você quiser deixar a peça com a cor do volume cetim, pinte, lixe e pinte novamente e faça a técnica, finalize com cera incolor. Se você optar por alterar a cor do volume (como fiz na foto) pinte a peça, lixe, faça a técnica, pinte com rolinho por cima novamente, encere com cera incolor e aplique a cera dourada ou prateada.
Sigam essa ordem na hora de fazer que não tem erro!
A técnica você faz assim: Risque o seu desenho na peça com lápis, bem de leve, e depois passe a borracha para suavizar mais ainda. Molhe o pincel na água, tire o excesso no guardanapo, coloque uma bolinha de volume cetim no inicio do desenho e com o pincel, puxe em forma de vígula (repare na foto), siga fazendo isso, uma por uma, sem pressa. Quando fizer flor, o miolo é redondinho.
Deixe secar. Optei por deixá-los prateados. Então pintei a tampa com o rolinho de branco (foto), e depois de seco encerei a peça com cera incolor. Depois, com o mesmo pincel, "molhado" na cera prateada, pintei somente as vírgulazinhas. Muita calma nessa etapa, para não deixar cair sobre a peça, porque a cera prateada (e dourada também) quando cai na peça, só com aguarrás para tirar, corre-se o risco de estragar seu trabalho. Então bota uma música zen nessa hora e relaxa a mão!!
Fotinhas para visualizarem melhor:


Voltem para contar quando fizerem hem?

Não me esqueci que algumas leitoras também já me pediram para postar como forrar o lado interno da peça, mas ainda não tive oportunidade de fotografar as etapas. Mas logo logo posto aqui.

Continuem votando na promô "Minha melhor Criação", a enquete está aqui do lado e as fotos das peças aqui.

Mais algumas peças com a técnica "Estilo Rococó" para vocês se inspirarem:




Vocês conhecem meu outro blog Criando Entre Pincéis? Lá é minha vitrine, onde posto algumas de minhas peças. Servem de inspiração para minhas clientes escolherem e encomendarem suas peças. Deem uma passadinha lá!

terça-feira, 26 de maio de 2009

"MINHA MELHOR CRIAÇÃO"

Confesso que a cada email eu vibrava!!! Obrigada a todas que me enviaram a foto da sua melhor criação. O intuito dessa promoção é conhecer um pouquinho de cada uma através de seus melhores trabalhos. Uma oportunidade para que vocês pudessem mostrar e se orgulharem de serem artesãs!
Já vou dizendo que estão todos lindos, e vocês leitores terão um trabalho imenso para escolher a melhor criação! Em cada trabalho eu via um pouquinho de cada uma, no cuidado e nos detalhes que fizeram dessas peças as melhores. Valeu meninas!
Para quem está chegando agora, tudo começou aqui, e esta é a segunda etapa da promoção.

Vamos então à apresentação das peças, cada uma tem um título, e será por ele que a votação será feita.

Feito pela artesã Sutana
Nome da peça: Kit bebê urso apaixonado




Feito pela artesã Maíra
Nome da peça: Lata Morangos


Feito pela artesã Janice
Nome da peça: O encanto da África


Feito pela artesã Circe
Nome da peça: Tá na hora do chá


Feito pela artesã Andréa
Nome da peça: Eterna Criança


Feito pela artesã Lívia
Nome da peça: Baú Indiano com Elefantes


Feito pela artesã Luci
Nome da peça: Jardim Country

É isso aí!!!
Agora é só escolher a sua favorita e votar na enquete, que está aqui do lado.
Lembrando a todos que a votação vai até o dia 02/06/09 - 12:00 (meio-dia).
Às meninas que estão concorrendo, se quiserem falar mais das suas peças, descreverem, contar sua história, fiquem a vontade para divulgarem aqui na área de comentários.

Boa sorte a todas!!!
=)

domingo, 24 de maio de 2009

Selinhos e meme



Essa semana a Fernanda do Coisitas de Kika me passou esses dois selinhos. Se você ainda não conhece o blog dela, dá uma passadinha lá que você vai adorar!!
Obrigada Fernanda! Melhoras para você e sua filhota!! Volte logo!

O segundo selinho tem regrinhas:
1-Listar 8 coisas que você gostaria de fazer antes de morrer
2-Indicar 8 blogs para fazer a própria lista.
3-Avisar os convidados

Vamos então às 8 coisas:
* Aprender a falar inglês e mais uma língua (acho que o francês)
* Conhecer a neve
* Ter uma moto esportiva
* Ter um filho
* Abrir um atelier profissa
* Fazer uma viagem de carro passando por vários países da América do Sul
* Escalar uma montanha
* Conhecer as 7 maravilhas do mundo de pertinho

Indico os blogs:
Da Sutana - http://blogdasutana.blogspot.com/
Da Alessandra - http://artbelas.blogspot.com/
Da Ana Carla - http://anabenetartes.blogspot.com/
Da Andréa - http://arteacbt.blogspot.com/
Da Lívia - http://www.casadali.blogspot.com/
Da Denise - http://denisecaixas.blogspot.com/
Da Luci - http://postandosobreartes.blogspot.com/
Da Elisete - http://artesanatosdaelisete.blogspot.com/

A enquete foi encerrada e a maioria votou em "Lixar" como a pior etapa na criação de uma peça. Mas é muito ruim mesmo né gente? Da uma suadeira, uma dor no braço... prometo que se algum dia inventarem alguma coisa prática, que lixe dentro e fora da peça, corro aqui e publico para todas conhecerem e comprarem!! Tem uma lixadeira que é vendida no mercado, mas só dá para lixar a parte externa da caixa, que pena né?

E as inscrições só vão até amanhã ao meio-dia!!!
O que você está esperando??
Gente, eu sei que muita menina não entra na promoção já pensando que não vai ganhar! Mas eu digo uma coisa: O intuito não é apenas dar o prêmio para a mais votada, e sim conhecer o trabalho de todas vocês!! Conhecer o seu melhor trabalho! Então vamos deixar a timidez de lado que estou esperando a fotinha de vocês!!

Boa semana a todas (os)!!!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Armário de mesa

Terminei aquele armarinho, que falei outro dia. Ele ficou bem fofinho, forrei a frente das gavetinhas com tecidos, e na porta pintei florzinhas. Ele pode ser usado com ou sem as gavetinhas, depende do que for colocar dentro. Se for usar sem as gavetinhas, elas podem ficar em cima da mesa, como cestinhas. Ele tem 28cm de altura.
Como eu disse aquele dia, a tentação de ficar com ele é grande, mas eu vou resistir!!rs..




Já mandou a sua foto? Queremos conhecer sua melhor criação!! Aqui!

Deu a louca no "Top Comentaristas"! Postagens estão sumindo... Bem, pelo menos ele está linkando os blogs dos meus comentaristas. Não reparem, daqui a pouco ele volta ao normal (espero) é apenas uma TPM...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Bom dia!!!!!

Um bom dia bem gostoso, com cheirinho de café passado na hora, a todo mundo que passa por aqui!

"Lembre sempre que a verdadeira felicidade está dentro de você e por isso não precisa procurá-la muito longe, basta ser você mesmo e acreditar firmemente no que você quer.
Você é aquilo que pensa que é! Pense positivo e acredite, porque assim é e assim será!"

Receitinha desse capuccino delicioso:
-Café passadinho na hora;
-Chantilly (Compro daqueles de caixinha que é só bater com leite);
-Canela em pó.
Para uma xícara, coloco 2 colheres de chantilly e um pouco de canela. Misturo tudo e enquanto vou tomando, coloco mais chantilly por cima e vou pegando com a colher! É muito bom!!!

;)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Um pouco de organização

No post das prateleiras, a Lívia me pediu para mostrar como organizo minha tintas. Fotografei 2 prateleiras da minha estante para poder explicar melhor.
Elas ficam assim Lívia:

Como ando numa onda de organização por aqui (vira e mexe estou mudando alguma coisa de lugar), resolvi colocar as tintas dentro de uma caixa de camisa antiga. Antes elas ficavam todas nessa mesma prateleira, era bem organizado e cabia tudo muito bem, mas para facilitar minha vida, resolvi colocá-las nessas caixas. Na base da caixa, coloquei a tintas, quando comecei a pintar vivia mudando elas de lugar, pois minha "coleção" ia só crescendo, mas cheguei em um ponto que ela parou de crescer. Não compro mais tantas tintas, procuro sempre aproveitar as que eu tenho, se quero outros tons eu mesma crio, e somente o necessário para 1 peça. À direita, na tampa da caixa, coloquei os "complementos": Vernizes, goma laca, colas, corantes,etc... E no meio das duas estão os potes maiores de tinta, com as cores que eu mais uso, que são: Branco, preto e marrom. No fundo está meu tubo de cola cascorez (inseparável).
Não cubro os frascos com nada, fica assim, como vocês estão vendo. Quando pego algum frasco para usar, limpo o pózinho em cima. E vez ou outra (muito raramente mesmo) tiro um tempo para limpar o pó dos frascos.

Aproveitando o embalo, vou mostrar também a segunda prateleira (organizada recentemente também), no fundo guardo 2 latas de tintas, que vou reabastecendo os frascos menores, um vidrinho de álcool e um borrifador com água, que uso para umedecer paninhos na hora de limpar as peças. Na cestinha ficam minhas ferramentas: Martelo, jogo de chaves de fenda, alicates, torquês. Ao lado, na caixinha branca, guardo bisnagas e tintas relevo, e na caixa maior alguns potinhos vazios.
Vou postando aos poucos os cantinhos do meu atelier. Ok meninas? =)

Falando em organização, acho que todas aqui amam latas né?
Vocês já viram a promoção do absorvente Intimus? É uma latinha ma-ra-vi-lho-sa que vem com um pacotinho de absorvente dentro! E o preço? Só R$ 3,99!!! Gente, quase morri quando vi na prateleira! Saí parecendo uma criança alegre, saltitando pela loja!! Peguei as últimas de lá, e dei a sorte de encontrar uma de cada cor. Comprei nas Lojas Americanas daqui de Niterói. Então corre para não perder essa promoção!!!

E falando em promoção...rs...

Você já separou a sua foto para participar? Então separa que estou esperando!!
Leia mais aqui.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Promoção: "Minha Melhor Criação"

Está lançada a segunda promoção do "Entre Pincéis"!

Aposto que você tem um trabalho, uma peça, que olha e pensa: "Essa peça ficou linda! A mais bonita que já fiz até hoje!" Pois então, essa peça merece destaque! Por isso criei essa promoção, para destacar todas as melhores criações feitas até hoje por vocês! É só me enviar sua melhor criação, e torcer para que a sua peça seja a mais votada!!!
Quer saber mais? Vamos aos detalhes então:
Essa promoção terá 2 etapas e durará 2 semanas.

Primeira etapa: As candidatas deverão me mandar por email, uma foto da sua melhor criação.
Regras:
* Serão aceitas as fotos onde o produto tenha sido feito a mão, ou seja, artesanal.
* Qualquer tipo de artesanato será aceito (Caixas, bordados, costuras, pinturas, reciclagem, entre outros) desde que tenha sido feito pela própria pessoa que está enviando a foto.
* Cada pessoa poderá enviar apenas 1 foto, portanto escolham a melhor foto.
* O prazo para o envio das fotos será de 1 semana. Estipulei esse tempo para que todas tivessem tempo de pensar com calma, e caso alguém não tenha uma foto do melhor trabalho ou esteja começando no artesanato agora, poderá fazer seu trabalho durante essa semana e me enviar sua foto.
* Serão aceitas as fotos enviadas até o dia 26/05/09 - 12:00 (meio-dia).
* O trabalho não precisa ser recente. Se você fez uma peça há 10 anos e gostou muito, e tem a foto, pode enviar que está valendo!
* Procure mandar uma foto nítida, bem produzida. Lembre-se que as pessoas que estarão votando terão apenas uma foto para analisar cada trabalho.
* Quem preferir, pode enviar a foto com sua marca d'água.
* Qualquer pessoa poderá participar (desde que tenha um blog ativo).
* A foto deverá ser enviada para: a.vachelli@gmail.com, junto com: Seu nome, o nome da sua peça (se ela não tiver inventa um..rs.. ex: "Pano de prato porquinho feliz!") e o endereço do seu blog. Retornarei a todos os emails recebidos confirmando a participação, se alguém não receber meu retorno, é porque não recebi o email, neste caso envie novamente.

Segunda etapa: Criarei um post com as fotos enviadas e uma enquete para a votação da "Melhor Criação".
Regras:
* As fotos serão postadas por ordem de envio.
* Não há restrições quanto a divulgação do seu trabalho, você poderá fazer sua "campanha" nos comentários do próprio post da promoção, no seu próprio blog ou onde você quiser. (Só por favor não vá pixar o muro do vizinho colocando meu endereço do blog e pedindo votos... rsrs...)
* O post com as fotos participantes será lançado no dia 26/05/2009 e ficará no ar (abertas à votação) até o dia 02/06/09 - 12:00 (meio-dia).

E quer saber o que a vencedora ganha?
Essa caixa lindíssima (recheada com surpresinhas...humm...) feita pela Artesã Denise! Ela foi a ganhadora da primeira promoção do blog. E prometeu, na época, que daria o prêmio da próxima promoção!


Gostaram meninas? Então corram para me mandar a sua "Melhor Criação"!!!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Novas prateleiras e nova decoração

Com as prateleiras devidamente pregadas, meu atelier ganhou um novo ar, uma decoração mais aconchegante.
Ontem maridão furou a parede. Hoje saí para comprar buchas, parafusos e arruelas. O esquema foi o seguinte: Preguei 2 triângulos em cada prateleira, e para prendê-la na parede coloquei uma ruela em forma de disquinho e o parafuso, e fixei na parede, tudo junto. Fiz isso nos dois lados e ela ficou muito bem presa. Reparem na segunda foto o parafuso com a ruela. Não consegui imaginar uma outra maneira onde o parafuso não fosse aparecer, mas depois de tudo pregado e com as coisinhas no lugar, achei que os parafusos nem ficaram tão visível assim.
A parte mais chata foi marcar toda a parede, isso sim deu um trabalhão, pois nada poderia sair torto.

Antes das prateleiras era assim:


E depois ficou assim:


Gostei muito da cor delas, acho que consegui aproximar bem da cor da mesa. Essa mesa comprei ano passado. Estava passeando pelas lojas de móveis usados daqui, que por sinal são ótimas (no Centro da cidade tem uma rua com várias lojas assim, adoro passear por lá) quando encontrei essa mesa. Ela é bem antiga e estava em ótimo estado de conservação. Não pensei duas vezes, até porque o preço estava dentro do que eu pretendia gastar. Adoro móveis antigos!

E finalmente, como tudo ficou:

Um grande beijo a todas!

Ah, 2 coisas:
- Criei uma enquete nova e conto com a participação de vocês hem!
- Amanhã lançarei aqui a 2ª Promoção do Blog! Não percam!!!

domingo, 17 de maio de 2009

Falso Couro

Quinta-feira à meia-noite a votação foi encerrada, e a técnica escolhida foi o Falso Couro. Isso não quer dizer que eu nunca vá ensinar aqui as outras técnicas, pelo contrário, aos poucos vou ensinando-as aqui. A diferença da técnica escolhida pela votação é que vou passar todo o pap fotografado, fiz uma caixinha exclusivamente para fotografar o pap. Espero que gostem!

Material necessário:
*Peça de MDF
*Tintas: Laranja, marrom escuro, preto e areia
*1 paninho
*1 pote com água
*Pincéis: Médio, Liner e chanfrado
*Lixa 400
*Verniz ou cera

Pinte a peça com a cor mais clara (laranja), lixe e pinte de novo.
Coloque um pouco do marrom em um pratinho e um pouquinho de água filtrada, deixe na consistência da Termolina (nem grossa e nem muito rala).
Pinte a peça com o marrom, coloque bastante tinta no pincel. Faça por partes, a tinta não pode secar.


Molhe o paninho, esprema na mão e mantenha o formato que ficou no pano, o amassado. Com a tinta marrom ainda molhada role o paninho na peça, evite rolar no mesmo lugar duas vezes.


Depois de fazer todo o efeito na peça, é hora de sombreá-la, usando a tinta preta e o pincel chanfrado. Molhe o pincel na água, tire o excesso em um pano, sem secar muito, molhe apenas sua pontinha na tinta e faça o sombreado. Ele deve estar úmido, para suavizar a tinta na peça e criar o efeito de esfumaçado. Se errar, passe o pincel apenas com água e começe de novo.

Pesponte a peça toda, dando o efeito de "costura", com a tinta areia e o pincel liner.
Faça uma decoupagem bem bonita para finalizar! Na minha utilizei selos, que vieram em uma folha própria para decoupagem. Essa técnica fica linda em uma maletinha!

Bom domingo a todas!!
;)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Belezuras

Como prometido, estou aqui, e vim trazer as primeiras fotitas! Como não consegui furadeira e maridex disse que me ajudava amanhã, então vou esperar. Ficarei aqui - cantando um mantra e me equilibrando num pé só com as mãos prá cima - aguardando.
Olha elas prontinhas aqui:


Nessa foto, a minha secretária analisa o resultado final:


Mas para minha alegria, essa outra peça está pronta e no seu devido lugar, é um supote para roupas/bijus/chaves/ou qualquer outra coisa que sua imaginação mandar, ele ficou no meu atelier também, dependurei nele meu avental e minha Kokeshi, bonequinha japonesa.
Lembram do quadrinho de pimentinha? Preguei ele mais prá cima e coloquei o suporte embaixo. Pintei de branco justamente com essa idéia, para combinarem. No centro coloquei um tecido.
A boa notícia é que tenho mais uma dessa peça, crua, se alguém gostou e quiser encomendar é só me mandar um email: a.vachelli@gmail.com

;D

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Alguém me dá uma luz?

Gente estou com o meu suporte prontinho e minhas prateleiras também. Só que fiquei o dia todo fora e só cheguei a noite, então as fotos ficarão para amanhã!! Aff... A câmera do meu celular, que é a que uso para tirar minhas fotos, não é boa a noite. Vou ter que segurar minha ansiedade!

Mas o meu problema maior é como pregar essas prateleiras. Tentei com pregos, mas não senti firmeza, acho que vou ter que usar uma furadeira e parafusos em "L" não é? Alguém tem alguma sugestão?
Aceito empréstimos de furadeira! Se alguém quiser vir me fazer uma visitinha e trazer uma furadeira a tiracolo vou adorar!!rsrs...
Amanhã voltarei... Com fotos!!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Atividades para esta semana

Primeira coisa, queria mandar um beijo para todas as mamães que acessam meu blog, e um especial para minha mãe, não sei se ela vai ler mas tudo bem, fica aqui registrado! =D

Tenho uma novidade hoje no blog, uma enquete! Nossa primeira enquete de muitas que ainda virão. Pensando em postar mais uma técnica aqui, resolvi deixar o pepino, ops, a escolha na mão de vocês! Escolhi 4 técnicas, todas muito boas, e a votação se encerra na quinta-feira de madrugada. No sábado postarei aqui a técnica escolhida com pap fotografado. A enquete está embaixo dos "seguidores do blog". Vamos votar meninas!

Estou com a mesa cheia essa semana! Semana passada encontrei em uma loja de artesanato umas prateleiras que eu estava querendo faz tempo, para colocar em cima da minha mesa. Era do jeito que eu queria e melhor, uma pechincha! Na primeira foto, uma delas já está com uma demão e as outras duas ainda cruas. Na segunda foto, mostro as três já pintadinhas, masss somente a primeira demão, ou seja, agora vem a pior parte: Lixar!!! Ow God!!! Aquele armarinho no fundo, todo desmontado, também está esperando para ser lixado, e aquele suporte branco também. Mas até o final da semana tudo estará pronto (será?) e as prateleiras e o suporte devidamente instalados no meu atelier. Ai que delícia!!!
Só o armarinho não vai ficar aqui, ele ainda não tem dona, mas estou fazendo para vender. Espero que eu venda logo, pois a tentação de ficar com ele é grande! Em breve vocês irão vê-lo!

Boa semana a todos!!!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Vi por aí...


Gente olha que fofa essa cortina de galinhas!!!
Achei ela no site Arte Fácil e quem ensina essa belezura é Danielle. Ainda não fiz a cortininha mas pretendo fazê-la em breve, é super fácil! A foto desse post eu peguei no site.
Além desse pap tem bastante coisa lá, vale dar um passeio!

Bom final de semana!!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

A evolução da dança

Se tem alguém aqui triste, estressada (o), de TPM... Este post é para você!!!
Mas quem está feliz também pode ver.rs..
Brincadeiras a parte, achei esses vídeos no youtube e são sensacionais! É impossível não rir sozinha. Inclusive os vizinhos já bateram aqui para saber se está tudo bem (brincadeira).
É que amo música, amo dançar, e o humorista faz uma brincadeira mostrando a evolução da dança. Seria engraçado ver uma evolução com as músicas brasileiras, já até imagino a última "prá dançar créu tem que ter disposição/prá dançar créu tem que ter habilidade..." =D
Alguém se candidata a fazer um vídeo com a evolução da dança brasileira? Olha que se alguém tiver essa coragem dou um prêmio!rsrs...



quarta-feira, 6 de maio de 2009

As latas ficaram prontas!

Estão prontinhas e ainda com fotos das etapas! Aqui foto delas antes da repaginada. Foi super simples de fazer, forrei com tecido, fotografei caso alguém tenha alguma dúvida. Espero que gostem:


A primeira coisa que fiz foi limpar com álcool, por dentro e por fora. Depois pintei com tinta spray, a mesma usada aqui, foram 3 demãos finas intercalando secagem. Isso fiz na segunda-feira:


Ontem, terça-feira, foi dia de recortar os tecidos. Com sulfite fiz o molde do "corpo" das latas, comecei pela maior para ir usando o mesmo molde e gastar menos sulfite. Feito o primeiro molde, prendi com alfinetes no tecido, marquei o contorno com um giz, recortei dando o espaço de um dedo e reservei. Fiz com os 4.

Os moldes das tampas fiz com uma folha de papel vegetal, com a mesma folha fiz as 4 tampas, começando pela maior (faz o molde, risca o tecido e reserva) até o menor. Usei esse tipo de papel porque tinha 2 tampas onde o meio era rebaixado, se eu fizesse com folha grossa não ficaria bom.
Depois de tudo pronto e recortado (atenção: recortado com um dedo a mais no tamanho) passei termolina nas riscas. Não economizei, passei com o pincel deitado e a termolina avançou a linha para dentro e para fora, isso é importante para que não desfie em hipótese alguma.

Deixei secar e recortei os tecidos:

Hoje foi o melhor dia!! A parte mais gostosa!rs..
Colei com Cascorez as tiras e as tampinhas de tecido nas latinhas. Como os tecidos já são muito coloridos optei apenas por pregar botões para enfeitar:

Estou eufórica com minhas latinhas! Elas vão ficar no meu atelier, ainda não sei onde e nem o que vou colocar dentro.. mas isso é o de menos!!rsrs...
Estava doida para usar o tecido de vaquinha e de espantalho que ganhei de uma pessoinha especial!
^