quinta-feira, 30 de abril de 2009

Miniaturas

Quem aqui nunca brincou de casinha? Eu brinquei, e muito! Não sei dizer se minha paixão por miniaturas vem das casinhas de bonecas ou se as casinhas vinham da minha paixão por miniaturas. Quando era criança brincava muito com Barbies, e amava montar casinhas, eu tinha tudo para a cozinha: panelinhas, copinhos, talheres, torradeira, pratos, e sem contar o fogão, geladeira, mesa e tudo mais que tinha direito. Tinha um jogo maravilhoso de quarto também, feito de madeira, que perdi com o tempo, uma pena.
Mas por que estou falando tudo isso?
Para mostrar a vocês hoje mais uma arte que amo, que sempre admirei e que tenho muito prazer em fazer: Vitrines em miniatura.
Para esta arte não há uma técnica específica, a não ser o fato de você ter que conhecer os materiais que trabalha (fundamental para qualquer trabalho), e o que conta é a criatividade de cada um, o toque pessoal que diferencia cada trabalho.
Montar essas vitrines é muito prazeroso, vai desde a pintura de cada pecinha até a procura de meios para incrementar e decorar o "ambiente". Volto à infância quando estou bolando uma vitrine e me imagino com 8 anos de idade montando uma casinha...rs..
É uma delícia! Para quem anda estressada com a vida, com o trabalho, não há terapia melhor.

Aqui um joguinho que fiz para meu banheiro:


São peças de resina, com exceção da cantoneira que é de mdf, fiz uma pátina nela e umas florzinhas para parecer móvel antigo. As toalhinhas são de verdade, o espelho também. Todas as pecinhas foram pintadas por mim.
Confesso que não é fácil de achar essas pecinhas por aqui. Porém em uma visita a São Paulo retornei com uma lata cheia de "gostosuras":


Os kits separados:
Jogo de quarto, que pode ser feito tanto para um quarto de adulto, quanto para um quarto de bebê (O que muda é o tipo de decoração que faço em cada vitrine, cores que uso, papel de parede, etc.):


Jogo de banheiro, a pintura pode ser combinando com o banheiro de quem encomenda ou com cores neutras (como foi o caso do meu joguinho acima):


Jogo de cozinha, esse veio bastante pecinhas:

Enfim, é uma arte para você relaxar e passar uma tarde toda "brincando".

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Post sem título por falta de ideias...

Olá meninas!!! Fiquei ausente por esses dias e sem internet também. Nem preciso dizer que sofri de abstinência blogal né? Mas já estou de volta!
Vou deixar aqui uma peça que fiz semana passada, minha cliente pediu na quarta, para presentear uma amiga na sexta, imaginam minha correria para fazê-la? Como o tempo era curto, fiz ela em uma cor só, lilás, e na tampa colei um tecido de borboletinhas, escolhido pela cliente, e decorei com strass coloridos. Ainda bem que eu tinha essa caixinha crua aqui, me facilitou muito a vida!



Ps: Passei mais tempo pensando no título do post do que fazendo o post em si... E ainda não consegui ter nenhuma ideia.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Textura Piquê

Vamos pintar?

Para essa técnica você vai precisar de:

- Peça de MDF
- Toalhinha emborrachada (tipo antiderrapante de tapete ou jogo americano-Foto abaixo)
- Tinta branca
- Verniz Acrílico brilhante
- Pasta para modelagem da Acrilex
- Espátula / Pincél / Rolinho de espuma
- Lixas

Como fazer:

Pinte a peça de branco, lixe e dê mais uma demão.
Recorte a toalhinha, para que fique fácil de trabalhar, coloque ela sobre a peça, segure firme para não escorregar e atenção na hora de posicionar os quadradinhos para não ficarem tortos. Passe a pasta com a espátula (Fiz um vídeo há um tempinho para algumas amigas, explicando esse procedimento, notem minha preocupação em fazer com que a pasta entre bem pelos vãos, porque depois que tirar a toalha, não tem mais como voltar - Vídeo abaixo).
Repita em todos os lados da peça. Faça por partes para não melecar tudo.
Depois de tudo bem sequinho, pegue uma lixa mais grossinha e lixe toda a textura, para aparar as pontinhas.
Com o rolinho, dê mais uma demão de branco sobre a peça. Deixe secar e depois, com o rolinho também, dê uma demão do verniz.

Para enfeitar, você pode colar ainda pedrinhas de strass nas partes baixas da textura, como fiz na caixinha de lenços.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O prêmio chegou!!!

Lembram da promoção do Baúzinho?
Semana passada a ganhadora-leitora-amiga Denise recebeu seu prêmio, que viajou de Niterói a Brasília e chegou inteirinho e levando junto muito carinho e vibrações positivas!!
Obrigada pelas palavras de carinho amiga!! Aqui ela conta tudo!

Ela ainda prometeu um presentinho para a próxima promoção. Estão animadas? Será em Maio hem!!

Três considerações:

Primeira: O Top comentaristas voltou a linkar os comentaristas, thanks Yahoo!
Segunda: Ainda não coloquei o botão "próxima página" lá no final. (aff)
Terceira: Volto ainda hoje para contar sobre a viagem, preciso organizar as coisas aqui em casa e fazer o post com calma.

Até já!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Caixa para Medicamentos

Minha primeira caixa para medicamentos. Foi uma encomenda, fiz ela toda branquinha e com a técnica da Textura Rococó, a mesma do baúzinho.




Hoje quando precisei ir até uma postagem mais antiga, percebi que o blog estava sem o botão "Postagens mais antigas" lá no final da página, quase me descabelei, só que vou ter que esperar amanhã para o maridão olhar para mim (quem manda eu inventar de postar de madrugada). Mas aqui do lado tem todo o arquivo, menos mal para quem precisar voltar as páginas. E outra coisa que não está nos conformes é o "Top comentaristas", mas isso já não é minha culpa, é culpa do Yahoo, que é o responsável por fazer o cálculo e linkar os autores aos seus respectivos blogs. Bom, enquanto ele estiver de malemolência, os nomezinhos vão linkar para meu próprio blog. Espero que volte logo.

E esse boato que está rolando por aí, de que a empresa Google está sendo vendida? Espero que seja só um boato, senão vou passar a achar que tenho pé frio e levo os fotologs/blogs e afins à falência! My God!!!

Para quem quiser ler um pouco sobre como alterar Templates e outros recursos que o Blogspot oferece, acesse esse blog, tem muita coisa nele e muitas dicas legais!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Colocando Pingentes

Ontem falei, falei e não ensinei né? Pois hoje, bolei alguns paps para vocês e espero que sejam úteis! A idéia desse post veio do comentário da Luci:

"Eu tenho uma porção de coisinhas aqui mas tenho usado pouco. Tenho tudo para os pingentes, mas não sei como pregá-los na caixa. Acho que fica um charme! Ando fazendo algumas aulas tentando aprender alguns detalhes, já que comecei a trabalhar só lendo na net."

Agora quero ver vocês botando a mão na massa hem meninas?

Fiz as simulações em caixas cruas, pois não tinha nenhuma pronta para colocar pingente.
Usei 2 caixas, com modelos de tampas diferentes. Uma de sobrepor, tipo caixa de sapato, e outra com tampa comum (não sei o nome desse modelo de tampa).
Notem que na de tampa de sobrepor o puxador já está colado, ele deve ser colado sempre antes de começar a pintar a caixa. Porém o pingente só é colocado no final.


Pap 1: Esse é o mais básico. Você passa as pedrinhas pelo cordãozinho do próprio frufru e deixa um pedaço dele sobrando.(1) Muita paciência nessa hora! Pois tem pedrinha que vem com o buraco pequenininho, e nessa hora você vai ter que rebolar!
Depois é só passar ele pelo puxador, ele deve estar justinho. Você vai ter um pouco de dificuldade para passar, mas é só esticar, ele é flexível. (2)


Pap 2: Para quem achou que o cordãozinho do frufru era pequeno, é só comprar essas cordinhas fininhas, vendidas em loja de bijú também. Corte um pedacinho. (1)
Passe ela pelo cordão do frufru e coloque as pedrinhas que quiser. (2 e 3)
Pegue o cordãozinho e amarre por trás do puxador, dê um nó. (4)
Jogue as pontas para baixo, amarre e dê mais um nó. (5)
Corte as sobras do cordão bem próximo ao nó, para não ficar aparecendo. (6)
E pronto! Lembre-se sempre de combinar a cor da cordinha com a cor da peça. O puxador deve ser sempre pintado com a cor da peça também.


Pap 3: Esse modelo de caixa aceita fecho, porém para quem não quiser colocá-lo, aqui vai o próximo pap: Como colocar o pingente na caixa de tampa comum.
Marque o centro da tampa e faça um ponto de caneta. Escore a tampa na beirada de uma mesa e martele um prego grosso ali, até apontar do outro lado, depois retire o prego e pinte a caixa como quiser. (1) Na foto não usei um prego mais grosso pois não tinha na hora.
Faça o pingente, deixando sobrar cordão, (2) passe as duas pontas pelo buraco. Se tiver dificuldade, use uma agulha de cabeça grande para ajudar, passe um fio de cada vez pelo burado.
Para segurar o pingente você vai usar um botão fino. (3 e 4)
Passe um fio por cada burado do botão e dê um nó bem firme. (5)
Corte as pontas.
Botões menores e cordões bem finos deixam o trabalho mais delicado.
A tampa de encaixar não aceita esse modo de fazer pois agarraria na hora de abrir e fechar.
Não reparem na minha unha sem esmalte. (=P)


Pap 4: Para colocar os fechos:
Marque o centro da peça, posicione a parte de cima do fecho e marque os buraquinhos com uma canetinha, dê uma marteladinha nesses buraquinhos apenas para o prego começar a abrir o buraco, retire o prego e parafuse o fecho. Sempre uso parafusinhos pois acho que preguinhos estragam a peça e nunca ficam bons.
Na foto marquei direto os 4 buraquinhos, porém, prefiro fazer primeiro o lado de cima e só depois o de baixo. Marque o de baixo, martele só o comecinho e parafuse. Você deve medir bem nessa hora, pois se ficar muito perto, ele fica frouxo e se ficar muito longe, fica agarrando. Até pegar a prática é um saquinho!
Foto 1: Marcando
Foto 2: Buracos marcados
Foto 3: Marteladas para iniciar os buracos
Só coloco o fecho no final, depois que a peça está pronta.
Para colocar pingente no fecho: Coloque o cordão bem amarradinho entre o parafusinho e a peça antes de pregar a parte de cima. Ele ficará embaixo do fecho, entre ele e a peça, como aqui.


Espero que tenham gostado dos paps!!!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Você se liga nos detalhes?

Se você respondeu "sim", parabéns! Os detalhes são o charme de um trabalho, é o que o diferencia dos outros. É o toque final depois de ter produzido sua peça com tanto capricho e dedicação.
Vamos então falar de alguns apetrechos, que podem dar uma nova cara ao seu trabalho:

Pézinhos ou puxadores: Com quatro dessas pecinhas, feitas de madeira, você tem uma caixa com pézinhos, é só colar com cascorez na peça antes de começar todo o seu trabalho, para ele receber a cor da peça. Recomendado para as peças mais finas (placa de mdf mais fina)pois não precisa pregar, é só colar. Ele serve também para enfeitar aquelas peças onde a tampa é de encaixar.

Mais pézinhos e cantoneiras: Essas cantoneiras com bolinhas embaixo, são pézinhos, esses são feitos de metal e você pode usar em caixas onde as placas são mais grossas, pois você vai precisar pregar. As cantoneiras sem bolinha, podem ser usadas tanto na tampa como na base da caixa, ou na tampa e na base, ou na tampa e as de bolinha na base. A caixa fica um luxo!



Esses pompons servem para fazer um pingente charmosíssimo para os puxadores, você encontra para comprar em diversas cores. Depois é só montar uma combinação legal usando pedras e contas.



Nessa caixinha, são algumas das minhas pedrinhas que uso para montar os pingentes. Vejam que não os compro prontos, é tudo separado e eu mesma monto combinando com a caixa. Essas pecinhas compro em lojas de material para bijús. Tem uma infinidade de bolinhas, pedrinhas, muitos tamanhos e cores! Se você não tomar cuidado nessa hora, acaba levando a loja inteira e não usando metade depois.


Alça e puxador de metal. A alça vai bem em qualquer maletinha, ou caixa que possa vir a se tornar uma maletinha.
Esse puxador, usado geralmente em gavetas e cômodas, colocado na peça certa, ficará um charme também. Ele é bem pequeno, e deve ser colocado em uma caixa grande, pois apesar do seu tamanho, ele tem "presença", saca? Não é em toda peça que ele cai bem.



Para finalizar, os meus favoritos, os fechos! Não sei ver mais uma caixa, que não seja de tampa de encaixar claro, sem os fechos. Para mim eles já viraram essenciais, dão riqueza ao trabalho. Você encontra para comprar de diversos modelos, e em 3 cores: prateado, dourado e ouro velho, que é o meu preferido. Você pode até colocar um penduricalhozinho nele, para enfeitar mais.


Para ilustrar tudo o que acabei de falar, algumas peças:

Com o puxador de madeira e pingente:

Com fecho, pingente no fecho, e pézinhos de madeira:
Fecho e alça de metal:
Apenas com pingente:

Mais uma com o puxador de madeira e pingente:Isso sem contar, os botões, fitas, strass, esferas de vidro, apliques de resina, e tantas outras opções que encontramos por aí.
Usem e abusem da criatividade meninas!

domingo, 12 de abril de 2009

Novidades por aqui!

Notaram que estou de cara nova?
Estava achando aquele verde muito pesado, não sei quanto a vocês, mas sinto que é cansativo um blog muito escuro ou cheio de "informações".
Mudei o cabeçalho, agora ele ficou totalmente personalizado. Adicionei uma listinha de "Top Comentaristas", onde estão listados os nomes/links das pessoas que mais comentam por aqui.
Adicionei também o link do meu outro blog, onde eu adiciono somente os meus trabalhos, ele está ao lado do link da minha lojinha no Elo7, ambos referentes às vendas.
Outra novidade é o slide, apresentando minhas peças. E ao lado uma listinha com links daqui do blog, para iniciantes, são dicas básicas que postei bem no começo do blog e que podem ser bem úteis a quem está começando agora.
Os créditos vão todos para o maridão que passou boa parte da noite trabalhando aqui, e aturando o meu "põe" e "tira", "sobe" e "desce". Ele bolou tudo, inclusive o cabeçalho, obrigada amor!!!
Espero que todas tenham gostado das mudanças.

Boa Páscoa a todos!!!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Pincelando e colando

Ufa! Terminei hoje esse porta retrato, pensei que nunca fosse terminar de colar esses strass. Já estava tendo pesadelos com pedrinhas brilhantes correndo atrás de mim!
Não sei, não achei ele fotogênico, acho ele mais bonito pessoalmente.


Essa caixinha de lenços tem história! Quando comecei a pintar, há uns 2 anos, fiz ela nesse tom de verde e na tampa uma técnica chamada jacarelado, e não gostei nem um pouco. Ela ficou encostada, foi rejeitada por todos e quando já estava a beira do lixo, tive essa idéia da almofadinha na tampa. Porque essa técnica do jacarelado, deixa a tampa como se fosse uma colméia, ela fica irregular, então não tinha muito o que fazer ali.
Daí depois de fazer esse gaveteiro, que era uma peça encostada também pela caca que fiz na frente das gavetinhas, usei a mesma idéia na caixinha de lenços. E hoje ela me acompanha pela casa toda! Adoro!
Conclusão de hoje: Fez caca? Mete uma almofadinha e tá tudo resolvido!


Ah, achei aqui uma fotinha antiga dela, para vocês verem como era antes:

terça-feira, 7 de abril de 2009

Um selinho a favor da natureza!


Ganhei esse selinho da Maíra, do blog Reciclagem e Arte. Adorei!!!
Ela faz um trabalho muito lindo, ela cria arte com materiais reciclados! É um trabalho sensacional e ela faz a parte dela, colaborando com um planeta menos poluído.
Muitas coisas podem ter outro destino, que não seja o lixo!

E você? Vive a favor de um mundo melhor? Ou usa o discurso: Não é o meu lixinho que vai poluir o mundo!?

Repasso esse selinho para:

- Andréa do Artes e Manhas
- Janice do Doce Encanto
- Yvone do Casas Possíveis
- Ozenilda do Mil e uma coisas

Todas minhas indicadas já fizeram (ou fazem) a sua parte na reutilização de algum material!
Esse selinho não tem uma regra específica, mas acho legal ele ser repassado às blogueiras que de certo modo já contribuíram para a causa.

domingo, 5 de abril de 2009

Pintando latas!!!

Fiz muita arte nesse fim de semana. Eu e maridão!!
Sábado saí com ele para comprar umas tintas em spray para pintar metal. Compramos também um selador para plástico e poder usar as mesmas tintas. As tintas foram para ele, passamos o domingo todo trabalhando em cima de um projeto, eu fiquei ali auxiliando com meus conhecimentos artesanais...rs...
Bom, mas no meio de toda a bagunça, lembrei de umas coisinhas de metal que eu tinha e sempre quis pintar. Latas, baldinho, porta pincéis, tudo entrou na roda! Já tive uma experiência com latinhas, pesquisei alguns paps e colhetei informações, uma delas era o famoso primer, que já tentei usar de diversas maneiras e nunca me dei bem. Só de ficar ali dando demãos, esperando horas, dias, para secar, passar aquele tanto de tinta, afff... E pior, fiz vários testes e nenhum deles passou pelo meu "teste da unha", onde eu metia a unha e se descascasse já era! Larguei mão!
Daí hoje estou aqui sentada e me perguntado: Porque sofri tanto e não comprei logo uma tinta para metais? Afff...
Thanks marido!

Impressões e dicas:

- A tinta é essa aqui. Compramos várias cores, porém só usei o branco paina.
- Limpei as peças com álcool para remover a sujeira e gordura das mãos.
- Fui aplicando aos poucos, para não escorrer. Tempo de uma demão para outra: cerca de 5 minutos. Seca muito rápido.
- Passou pelo "Teste da unha"!!!
- Fiz decoupagem com guardanapo, usando a mesma técnica que uso em caixas. Ficou ótimo.
- Botões eu colei com cola quente, detalhes da lata de cachorrinho eu fiz com canetinha para cd preta.
- Impermeabilizei tudo com verniz spray fosco da acrilex.
- Recomendo usar máscara e luvas e fazer em lugar ventilado, só tome cuidado com o vento, pois ele atrapalha.
- Custo de cada spray de tinta: R$ 12,00

Conclusão: AMEI essa tinta e para pintar latas só vou usar delas! Já estou com outras latas aqui, umas de bolachas, outras antigas de panetone, todas esperando para receber seu toque especial.

Fotinhas:

A empolgação foi tanta que só lembrei de tirar foto depois de pronto!
Meu baldinho porta rolinhos era rosa e o porta pincéis era prateado, agora ficou tudo branco. A latinha de leite em pó eu fiz decoupagem e enfeitei.


Latinha antes da decoupagem:


Latinha depois de enfeitada. Os botões são lilás, na foto saíram azuis =P


Essa deu tempo de tirar uma foto crua!


Pintadinha de branco:


Já decorada:


Decoupagem com guardanapo na tampa:

Hummm.... ela recheada!


Boa semana a todos!!

sábado, 4 de abril de 2009

Decoupagem sobre Pastilhas de Vidro


Escolhi para postar hoje uma técnica que exige muita paciência, porém no final é gratificante, pois fica linda! Notem que nesse porta-cartões a técnica por si só foi suficiente, não precisei incrementar nada e usei uma cor só por fora da peça. A peça também sempre ajuda no resultado final, por isso é sempre bom comprar peças de qualidade, sem excesso de cola, furinhos ou lascadinhos. As bordas trabalhadas (topia) deram o toque que eu precisava para esse trabalho.

Vamos aos materiais necessários:
- Peça em MDF (quadro, bandeja, caixa,...)
- Tintas (a escolha)
- Lixa fina (400)
- Lixas de unha
- Pastilhas de vidro branca (dessas usadas para mosaico)
- Guardanapo ou papel para decoupagem
- Cola Cascorez (Rótulo azul)
- 1 Folha sulfite
- Verniz acrílico ou verniz geral (da aquarela brasil) para quem prefere com mais brilho
- Estilete

Modo de fazer:
  1. A primeira coisa a fazer, é definir onde as pastilhas ficarão e medir esse espaço. Calcule o número de pastilhas usadas, deixando entre elas um espacinho de uns 3mm.
  2. Cole essas pastilhas na folha sulfite, coloque só uma gotinha de cola. Deixe um espaço mínimo entre elas, o suficiente para passar o estilete (aquele espaço de 3mm é só para ser usado na hora de colar na caixa).
  3. Dilua um pouco da cascorez ou use qualquer outra cola para decoupage. Passe sobre as pastilhas e cole a imagem escolhida. Siga sempre essas dicas para não enrugar ou rasgar seu papel ou guardanapo.
  4. Depois de bem sequinho, envernize. Deixe secar novamente.
  5. Enquanto seca, pinte sua peça, lixe com a 400, pinte novamente e já finalize onde puder, ou seja, todo o restante da peça onde não vão as pastilhas.
  6. Passe o estilete pelas pastilhas, separando-as. A medida que for separando, já lixe com a lixa de unha, os 4 lados da pastilha (sempre de cima para baixo, para retirar as rebarbas). Vá colocando na ordem sobre uma mesa. Tome muito cuidado nessa hora, pois se elas misturarem, afff... serão no mínimo 3 dias separando, dependendo do tamanho do trabalho...rs...
  7. Com a cascorez pura, passe uma gotona em baixo de cada pastilha e cole sobre a peça. Meça tudo muito bem, para nada sair torto. Se tiver dificuldade, use fita crepe para delimitar o espaço.
  8. Deixe secar bem. Finalize o restante da peça, se quiser pode passar mais uma demão de verniz sobre as pastilhas.
Bom trabalho!!!
Quem fizer, volte para contar como foi!!!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

E o prêmio vai para.....

Antes eu posso fazer um discurso? rs...

Obrigada a todas (os) que participaram, que entraram no clima e se divertiram, assim como eu!
Fiquei muitos dias bolando essa brincadeira, com a ajuda do mega-maridão, que foi indispensável! Sim, ele é o meu conselheiro-mor, apesar de querer dar dicas do tipo: "é de dependurar", "é de metal"... rsrs...

Vamos as dicas:
-Tamanho do baú - 10x7 = objeto pequeno ou dobrável (existe essa palavra?)
-Foi feito por mim = Tudo bem, já fiz tanta coisa que essa dica não ajudou muito...
-É útil e decora = Aqui vocês já poderiam eliminar qualquer coisa de feltro e paninho... Porque decoram, mas até hoje não fiz nada que fosse realmente útil...rs...
-Tem frutinhas, mas poderia ter bolinhas, bichinhos,... = Algo que fosse montável (tá, é a última palavra que invento por hoje)

Agora vamos a resposta: UM CHAVEIRO!!!! Yé!!!!

E quem acertou foiii...... .... .......

DENISE!!!!

Duas pessoas responderam "chaveiro" e depois foram lá e apagaram para colocar outra coisa! Por isso em uma resposta minha eu disse que "tinha me dado um gelo na barriga"... Pelo email, recebo avisos de mensagem, recebia a resposta chaveiro e quando ia lá olhar, a autora tinha apagado!! God!!!

E agora com vocês, o prêmio! Apresentado pela modelo Pepêzinha:

Aqui, ela toda pomposa, exibe o baúzinho, feito com a técnica "Rococó" e envelhecido, para dar um toque de antiguidade. A técnica Rococó, é toda em alto relevo e tem esse nome pois os desenhos lembram trabalhos do séc. XVIII quando surgiu o estilo Rococó.


Em seu modelito de verão, ela apresenta o baúzinho aberto. O chaveiro ali todo encolhidinho sobre uma almofadinha...


Aqui, os prêmios em destaque:


Poxa, e essa carinha é porque a brincadeira acabou!!!


Espero que tenham gostado!!!
^