sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Arte de Maquiar


Essa foi a primeira arte que aprendi logo que comecei a fazer artesanato. Sabe quando você resolve comprar aquele produto novo, que você nunca usou, e resolve tentar aplicar sozinha? Então, 50% de chances de dar merda, certo? É nessa hora que entra a famosa arte de maquiar.
Ao invés de me descabelar, chutar o cachorro ou tacar a peça no lixo, eu prefiro camuflar o erro e seguir em frente..rsrs....
Vou dar um exemplo, quando comecei a fazer a técnica do rococó, peguei uma peça de cobaia. Como esperado, detonei a peça até pegar o jeito, mas aí já era tarde. A parte estragada eram as frentes de umas gavetinhas de um gaveteiro. Esperei secar a meleca toda, passei uma faca para tirar o grosso do Volume Cetim (que era o material testado), e camuflei com almofadinhas, de enchimento e tecido. Ficou fofo demais e ninguém nunca soube o que se passou ali embaixo... hohoho....
Os mehores materiais para se usar na hora da "maquiagem" são:

- Papel de seda - Você pode forrar uma caixa toda com o papel levemente amassado e pintar por cima depois, ou decoupar qualquer coisa. Pronto, corrigiu algum erro e ainda fez uma peça diferente.
- Pasta para modelagem - Se a caca foi grande, taca pasta, faz uma textura legal e pronto! Fica um arraso. Pode até decoupar por cima da pasta lixadinha.
- Almofadinha com tecido - Que foi o exemplo que citei ali em cima. Porém esse recurso só é válido em alguns casos.
- Esponjado com tinta - Se borrou uma peça clarinha, e não tem conserto, ou está morrendo de preguiça de pintar tudo de novo, é só fazer aquela técnica, batendo a esponjinha com uma outra tinta, sobrepondo a primeira cor.

Ah, e tem tantas outras maneiras de contornar probleminhas assim. O principal é não perder a cabeça e desanimar!!!

Beijos meninas.

22 comentários

Ana Carla Benet disse...

Isso mesmo ! Uma vez fiz um kit de cozinha e a menina pediu para trocar as figuras ... foi uma luta, mas consegui!!! rsrsrsrsrs

Bjoooooooo

Karina Sensales disse...

kakakaka!!!! é isso mesmo, maquiar pode, o que não pode é perder a peça! Semana passada, forrei a tampa com tecido e ficou show de bola!
Bom final de semana e muitos beijos!
Karina

Soraia disse...

Olá Amiga de artesanato !
Toda vez que você faz esse tipo de postagem, eu sempre chamo o meu marido para ouvir as suas peripécias !!!
Damos boas risadas, pois eu também me descabe-lo toda quando algo não dá certo e o meu marido sempre dá esse tipo de idéia para camuflar o erro !
Convido-a à tomar um chá bem quentinho lá no meu cantinho e trocarmos idéias !
Beijos e um ótimo fim de semana,
Soraia.

Ísis Alves disse...

Bem assim mesmo!! Pensei que essas "gafes" só aconteciam comigo , mais to vendo que tenho mais parceiras no mesmo barco rsrsrsrs To com uma peça ali que saiu errado e tá ali até hoje esperando por uma boa maquiagem. Uma boa também é "dar um geitinho" com papel de scrapbooking. Mais essa maquiagem só surte efeito quando o erro é mancha. Eu por exemplo errei quando fui fazer aquela técnica esfumaçada com vela. Exagerei no fogaréu e a peça acabou ficando negra que nem carvão!!! Pra dar a volta por cima e corrigir o erro eu decoupei papel de scrapbooking sobre o erro. Funciona muito bem, mais não se aplica sobre erros com texturas, somente sobre manchas. Ninguém até hoje percebeu o ocorrido por detras hohohohohoh
:)
Acontece nas melhores famílias rsrsrs

Beijos
www.artelig.blogspot.com

Priscila disse...

Ótimas dicas amiga, tbm uso alguns desses truques quando algo de errado acontece!
bjs....

Luci Cardinelli disse...

hahaha primeiro tem que dar uma praguejada básica, né? Depois deixo de lado um tempinho e aí sim com calma vou a procura de uma "maquiagem".

são posts são ótimos amiga!

beijo e bom final de semana!!

Desabafando disse...

Que ótimas dicas...e é errando que se aprende né? Talvez com o erro a peça saia ainda melhor do que o previsto inicialmente..rsrsrs...

Naty Young disse...

Oiiee, Aline!
Tudo bem?

Vim fazer uma visitinha e me deparei com este blog lindo!!! Adorei as dicas da caixinha de tecido!

Venha me visitar. Estarei esperando!

Beijinhosss

MariHelen disse...

Olá ...
Adorei suas dicas , achei que só acontecia comigo ...
Às vezes a peça que vc refaz , fica melhor do que antes vc tinha imaginado...
Já sou sua seguidora , não vou perder essas dicas nunca !!!!
Bjus
helena

Maravilhas que eu faço disse...

obrigada pela visita, amiga! volte sempre é um grande parzer. suas dicas continuam ótimas, essa da maquiagem eu amei.
Beijos.
Delba

Bia disse...

Lindinha, acompanho o seu blog e adoro!! Não sou de comentar muito ou praticamente nada!rsrsr
Tem um selinho p/ vc no meu blog. Passa lá p/ pegar.
Espero que você goste!!

http://miscelaneacolorida.blogspot.com/

Bjs

Rosi disse...

Menina
Se eu já me supreendo com a capacidade das artesãs, imagina com o improviso?! Eu realmente não tenho talento para isso.

Aproveito para convidá-la a conhecer o novo layout do Mundinho e de quebra participar da Promoção.
Estou te esperando.
Bjs

Mayri Lopes disse...

Oi Aline! Qto tempo... saudades dos nossos papos poxa, durante o dia tá muito corrido aqui no trabalho e a noite quase n entro mais, aff... Adorei as dicas viu!? Muito boa pra quem ainda está começando e meio que perde a cabeça como eu, hehehehe, qdo algo dá errado e n surge nenhuma idéia q preste. Brigadão, vc sempre ajudando a gente! ;)

Lidiane Vasconcelos disse...

Aline, Aline... sempre muito generosa dividindo o que sabe. Acho isso o máximo e, oh! Você não existe. :)

Naty Young disse...

Oi, Aline!
Tudo bem?

Não precisa ter medo das cartas, Menina! Eu tb não gosto daqueles que veem mortes ou desgraças. dai eu leio este dos anjos que só dá um conselho mesmo, mas abrangendo todas as areas da sua vida... É muito legal! Qdo se interessar me procure, viu?

Beijinhosss

Desabafando disse...

não se preocupe, eu estou calma..rsrsrs....só extrapolo mesmo nos meus desabafos....

Naty Young disse...

Oi, Aline!

Eu sei como é qdo a gente lê essas outras coisas, mas eu prefiro só dar luz pras pessoas, e não a treva... eheeheheheheh

Vc me manda um e-mail para:
tarotconselheiro@gmail.com.. Dai eu te digo alguns dados que precisam.. Nada demais, claro.

Beijinhosss
Aguardo seu e-mail.

Péia e Nêssa disse...

Olá, Aline!
Adoramos o seu blog.
Muito boas suas dicas e sua criatividade. parabéns
Dá uma passadinha no nosso blog para você conhecer.

Péia & Nêssa

Beta disse...

Olá mocinha!
Retribuindo a visita!!!
Seja bem vinda!!!


bjkas

Denise disse...

Nossa amiga, desculpa..só vi seu post agora.
Hahahahaha...eu sei o que aconteceu com o gaveteiro, viu? hehehe Bom que ficou perfeito e vc é craque na maquiagem.
Beijos

Dorinha Junqueira ;) disse...

obrigada pela visita no meu blog e pelo comentario, mas ai amiga o meu mal é esse, não tenho paciencia, rs..acho q por isso que escolhi a madeira, a peça fica pronta mais rapida e graças a Deus ou pela minha ansiedade, consigo ser bem rapida no que faço, então rende! rs

obrigada pela torcida sobre a feira!

tudo de bom!!!beijiinhos

Adriano disse...

Quando li o "hohoho", achei que o papai noel estava vindo....
É uma mestre nisso mesmo, ótima em tudo o que toca!

Beijão,
Adriano.

Postar um comentário

^