quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Vá de rolinho

Quando comecei a pintar minha maior dificuldade era com o verniz. Primeiro comprei um potão de um Verniz Cristal. Me arrependi amargamente. Ele deixava as peças melequentas, grudando, colando as tampas, um nojo! Daí usei algumas vezes e depois arremessei o pote do alto do décimo terceiro andar de onde morava!
Daí passei a usar o verniz acrílico brilhante. Ele é a base de água e isso já é um ponto a seu favor. Porém as marcas de pincel sempre deixavam minhas peças meio que "meia-boca", sabe como?
Daí tentei o geral, que também deixava marca de pincel; o vitral que era excelente, porém deixava todas as peças refletindo a luz do dia, de tão brilhosas; e depois não me lembro mais.
Isso tudo em uma época que eu não tinha experiência quase nenhuma. Daí com o tempo a gente vai pegando a mão das coisas não é? E hoje meus amigos inseparáveis são o verniz acrílico fosco da Acrilex e o rolinho de espuma.
Mas ó, rolinho tem que ser esse da foto, com o cabinho de ferro, e o verniz tem que ser da Acrilex! Assim como palha de aço tem que ser Bombril e maionese tem que ser Hellmann's e desodorante tem que ser Dove.... hohoho.... tudo bem, parei...

Uma diquinha básica, receitinha da vovó: Sempre que for usar o rolinho (com tinta ou verniz), umedeça ele primeiro com Gel médium para matizar. Ele retarda o secamento do produto no rolinho, aumentando assim sua vida útil, além de deixá-lo deslizando melhor, e permitir que você pinte uma tarde toda sem que ele endureça.

Faço assim: Coloco o verniz em uma bandejinha, rolo o rolinho na beiradinha e vou pegando o verniz aos poucos, depois passo ele na peça. A textura fica ótima.

Ótimas pinceladas para vocês!!!


Editado:

*Meninas, só vim esclarecer que não recebo propina e nem agradinho de nenhuma marca para poder indicá-las aqui. Assim como em tudo que uso na minha casa, no artesanato também tenho minhas marcas favoritas e sempre as indico aqui. ;)

*Não deixem de ler os comentários deixados aqui pelas leitoras, porque elas estão deixando diquinhas ótimas!

33 comentários

Ozenilda Amorim disse...

Boa a sua dica, pois não me dei muito bom com verniz também, agora já sei o que faço.
;)

Priscila disse...

Ótima dica Aline, tbm uso rolinho, mas trabalho com a hidro laca brilhante ou a fosca, depende do trabalho, adoro o resultado!!!
Bjs....

Ana Carla Benet disse...

Ah ... faço assim tb ! Já tenho uma tampa perfeita que serve de bndejinha. E economiza verniz tb, né? Fora que agiliza o trabalho.

Bjo

MariHelen disse...

Olá´...
Que dicas ótimas para quem usa muito verniz ...
Essa dica do gel médium eu não sabia ...
Vivendo e aprendendo!!!
Obrigada por dividir suas experiências !!!
Bjus
Helena

Desabafando disse...

sabe que minha primeira caixinha passei o verniz com pincel mesmo...mas depois comprei um rolinho pequeno e passei a usa-lo...gostei da idéia do produto que retarda a secagem da peça....vou atrás dele assim que der.

dollystar disse...

fora o merchandising, as dicas são espetaculares e me ajudarão sem duvida! Como faço não uso dove?ahahaha

bjs

Karina Sensales disse...

Olá amiga!
Como é interessante trocar figurinhas! Eu uso verniz acrílico e passo com pincel. Depois eu passo o rolinho por cima e ele tira todas as marcas. A textura fica excelente e o acabamento perfeito. E para o rolinho não secar, basta enrolá-lo num saco plástico. Ele fica sempre umedecido e não estraga a espuma. Outro dia, tive que sair às pressas e deixei dentro do saco. Tirei no dia seguinte e ele ainda estava molhadinho de tinta!
Beijos e boas pinceladas!
Karina

Nani Veiga disse...

Menina eu passei um sufoco com verniz,postei ontem,passei um apuro daqueles e desisti...
Bjs
Nani

Dorinha Junqueira ;) disse...

que super a sua dica! vou total adotarr..
eeu não me lembro o nome do veerniz q eu uso, mas é latona da suvinil e deixaa grudento no começo.. horrivel!!
vou mudar..
mas não fica bem mais caro?? e rende??
eu pinto bancos então a peeça sendo maior vai mais verniz ne, um saquinho,rss..

mas vou teestarr sua dica, obrigadenha!!!
beijos

Déia Artes disse...

Ola Aline
Tem um selinho pra vc no meu blog!!!!
E aproveitando amei as dicas... olha realmente seu blog é um sonho!!!
Bjs...

Nana disse...

Um dia eu me entendo com pintura rs
Tremo tanto que me dá medo.
Bjsss

josi stanger disse...

Oi Aline!
Obrigada pela visita lá no blog, e pelo carinho....

um beijinho
Josi

Denise disse...

E viva o rolinho, né? Ele me salva sempre hehehe. Mas verniz eu ainda não acertei :( buááá
:o*

Raquel disse...

Oi Aline!
Adorei o teu blog! Já virei seguidora! Obrigada por dividir conosco tanto conhecimento.

Beijos!

Criação e Artes Convites disse...

OBrigada, sempre me enrrolo no quesito verniz, comprei até aquele em spray da corfix mas não é a mesma coisa

Ísis Alves disse...

Oi Aline!!

Não há quem não tenha umas história ou dica para contar de verniz não é mesmo??

Uso o verniz da acrilex mais sou APAIXONADA pelo verniz da CORFIX. POr sinal, todo produto desta marca é excelente ( Não é mershandising viu rsrsrs). Eu sempre passo verniz com pincel e até hoje nao tive problemas, até dispenso o rolinho e tbem prefiro o verniz acrílico brilhante, por opção própria.

Beijao !!

Lívia disse...

Adorei a dica do gel!! Não gosto do rolinho pq seca rápido, agora tentarei com o gel.
Bjs

Luma Rosa disse...

Adorei as dicas! Eu acabei de saber em outro blogue que, se for continuar o serviço mais tarde, não precisa limpar tudo, basta envolver em um plástico e colocar no congelador para depois retornar de onde parou! Não é massa? Serve para pincéis também!! Beijus

Rita Vieira disse...

Aline! que blog maneiro! adorei!
Tô te seguindo e vou voltar sempre!
Eu nunca uso verniz pelos motivos que vc citou antes, mas agora, vou seguir essa dica! show!
Também adoro os produtos acrilex...rs

Espero sua visita lá no meu blog: www.pintomasnaobordo.blogspot.com

Beijo! boa semana!

Nani Veiga disse...

Olá se você puder me ajudar,tenho umas perguntas pra você,comprei um baú desses grandes em mdf cru,e tenho que pintar,só que queria umas dicas de pintura,pois ultimamente estou um fiasco para pintar...Sei lá queria saber se há um preparo para o mdf antes de receber a tinta,que tinta você indica,um opção ao verniz para o acabamento,algo que ficasse bonito e que fosse tranquilo para uma leiga como eu fazer...O que você me sugere,gostaria que me falasse também as marcas dos materiais,e se eu devo lixar o mdf e em qual estágio.Please,me ajude!!!
Beijos
Nani

Andréa Brandão disse...

Olá, Aline!

Tbm nunca fiz curso de costura. Vou aprendendo "na marra"!

Bjos

Fabi Carvalhos disse...

ötimas dicas, Aline! Tb uso verniz acrilex e rolinho, mas não sabia do gel, ou de enrolar em saco, como dizeram nos comentários. Obrigada por dividir conosco seu conhecimento e experiência. Bjs, Fabi.

Desabafando disse...

tem selinho pra vc no meu blog!

Lin Sousa disse...

olá, adorei aqui, já estou seguindo , me visite tb .. já usou laca acrílica ? dica do blog artesdatáta.. solúvel em água , tb não é melequento .. mas o rolinho vou experimentar .. bjs parabéns pelo blog LIN

Maravilhas que eu faço disse...

Olá, Aline, gostei muito de seus trabalhos, suas idéias e as dicas são ótimas! Estou te seguindo e convido-a a conhecer meus trabalhos. www.delbatononartes.blogspot.com
Um Abraço,
Delba

Maravilhas que eu faço disse...

Desculpe, me esqueci da dica: o melhor verniz é o verniz Acrifix da Acrilex em Spray; brilhante ou fosco fica a seu critério. è o que uso em meus trabalhos e nunca tive problemas além disso dispensa o rolinho.
Beijos
Delba

Amanda disse...

Ah vc esqueceu de citar o sabão em pó hein...kkk...só OMO rs

Eu tb descobri a fada do rolinho por estes dias! Pintava tudinho no pincel... no sofrimento... para tinta o rolinho gasta mais...mas o tempo e a quantidade de movimentos (q são bem menores comparadas ao pincel) ainda compensam!
Tb aprendi a passar verniz com rolinho,... mas sempre usei o verniz da gato preto! q eu adorooo...é bem liquido e de repente seca e gruda! um pouco mais barato do q da acrilex... mas acrilex tb é muito boa!

Aprendi tb num site q a técnica depassar pincel e depois um rolinho seco por cima tira todas as marcas do pincel, mas isso vale mais para o uso nas tintas... acho q no caso do verniz seca rápido, ou até pode marcar mais...

sobre a conservação dos rolinhos,tb uso saco plastico... e pinceis aprendi a lavá-los sempre q possivel com mistura de agua morna e detergente para tirar a química dos residuos de tinta... seca e deixa eles presos com pregrador de roupa para não descabelarem! hehehe...

Bjs grande s

Desabafando disse...

amiga...é vida ingrata sim isso de fazer muitas entrevistas...mas você acaba aprendendo a se virar....no começo eu vivia nervosa, agora, depois de tantas, já tiro de letra...rsrsrs...

E o cara que me viesse com teste do sofá pra ver pra onde eu ia mandar ele...rsrsrsrs....

Mayri Lopes disse...

Essa do rolo foi ótima, aprendi a gostar de rolinho com tuas dicas, pq antes, detestava, mas sabendo usar ele tem todo um valor, né não!? rsrsrs
Beijos!!

Michela disse...

Nossa é assim mesmo, no começo a gente vai experimentando tudo!! Amei as dicas vou usa-las!!Obrigada!!
michelaemirella.blogspot.com

Margaret disse...

Essas idéias são ótimas.
Mas ainda não pintei nada.
Já tenho até uma caixa para chá em mdf comprada para pintar tem mais de um ano e até agora nadica de nada.Quem sabe até 2010 pinto.

Beijos e ótimo final de semana.

Jacqueline Beatriz disse...

Quando comecei foi com o verniz geral, mas o cheiro era muito forte e eu tenho rinite, então me indicaram o acrílico. Estava dando super certo até agora, comprei 1 vidro grande da corfix que acho que está meio aguado e não está dando brilho, daí comprei outro da gato preto, que dá um brilho excelente mas está grudando mesmo depois de 3 dias. Não sei o que fazer!!! Alguém me ajude??? Obrigada, Jacqueline

Laély disse...

Aline, também gosto de usar o rolinho.
Gostei das suas dicas, sempre com muito humor. Tambgém gosto de Hellman's e Dove, e Bombril. srsrs
Vi que ainda não estava lhe seguindo. Ficaremos mais próximas a partir de agora, então.

Postar um comentário

^