sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O forte de Piauí

Piauí é uma terra muito boa, e pude constatar isso recentemente, em uma visita que fiz a Teresina. Apaixonada por artesanato como sou tratei logo de conhecer os pontos fortes dessa terra.
E olha, há quem ache que o melhor são os bordados, que cá prá nós, são realmente divinos, mas irresistíveis mesmo são as cerâmicas da Serra da Capivara!!
As peças são feitas de barro e depois esmaltadas. E todas vem com desenhos rupestres, que é o símbolo da região. (São figuras encontradas no local e em outros sítios pré-históricos da região, e de acordo com estudos, esses desenhos foram feitos por povos que viveram ali há 50.000 anos ).
Essas pinturas rupestres foram inscritas pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
As peças ainda podem ir ao forno comum ou microondas! Quer coisa melhor?
Minha vontade era trazer a loja toda, mas como fiquei com medo de quebrar na viagem, trouxe pouca coisa.
Confiram só as belezinhas:

Arrumação que fiz para deixar enfeitando minha cozinha:


Um par de xícaras de café, com pires estendido (acho o uó de lindo e prático) para colocar uma bolachinha ou pãozinho:


Potinhos para patê, manteiga, pimentinha, queijo ralado ou qualquer coisa que é servido à mesa em menor quantidade; e o potinho com tampa, pode ter várias utilidades também, mas comprei porque achei fofo....rsrsrs...


Saladeiras ou pratos para servir algum acompanhamento na hora da refeição (esses comprei para presentear uma pessoinha especial):


Caixinha de madeira, com uma pinguinha e 2 copinhos de dose (Esse foi presente para o maridão):



Quando visitarem essa terra, não deixem de procurar pelas cerâmicas da Serra da Capivara!
Ah, e de fazer um tour completo pela região, é claro!!

10 comentários

Luci disse...

apaixonei amiga!!!tab acho o máximo esses pires estendidos :)

e as cores da caixinha da cachaça, uma graça!!

beijus e ótimo final de semana!!

Mayri Lopes disse...

Oi Line... menina q bom gosto viu!? Qta coisa fofa! Amei, super funcionais esses pires estendidos, tenho namorado alguns mas ainda n comprei, agora fiquei mais tentada a comprar, rsrss...
Bjos e bom fim de semana!

Denise disse...

Babei! Ótimas compras, dá até gosto comer numa louça dessas.
Beijos

Desabafando disse...

Achei as peças lindas! Adorei...adorei o pires estendido junto com a caneca....bme prático né?

Déia disse...

Nossa, vc é demais!! Lindas peças !!

Parabens!

Bruna maria disse...

Nossa fiquei emocionada, sou piaiense com orgulho AMO de paixão minha cidade,meu estado e ver alguém falndo que gostou me emociona,temos trabalhos lindos e se vc tiver a oportunidade de voltar, venha ao centro artesanal e vc vai amar com nossas produções que vão além das ceramicas e bordados.bjus!!

Bruna maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcio e Denise disse...

Olá Aline... sou Piauiense e me emocionou seu comentário sobre minha Terra e realmente temos lindas peças. Vc conheceu a ACERPOTY - Associação de Cerâmica do Poty? Lá é que peças lindas. Bjs e adorei seu blog

Aline disse...

Olá Márcio e Denise!!
Não conheci a Acerpoty não. Fica em Teresina mesmo?
Sua terra é linda mesmo! Elogios mais que merecidos!!
Beijos

Lu disse...

O Piauí tem um diverso artesanato, eu sempre dou a cerâmica da Serra da Capivara para meus amigos mundo afora e ficam encantados, e as opalas então!

Postar um comentário

^