sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Porta-chaves com chaves

O título é esse mesmo! E não me refiro ao objeto a ser dependurado, e sim à sua decoração.
A idéia original não é minha, e sim de uma artesã mineira que transformava sucatas em arte. Suas caixas eram sempre escuras e douradas, ou prateadas. Sabe como?
Aqui vai a dica: Se você quer envelhecer uma peça, você pinta ela na cor que quiser (sugiro marrom claro) e depois mistura um pouco de betume em cera com um pouco de aguarrás (bem pouquinho de aguarrás mesmo, só para deslizar). Na hora de passar na peça, use o pincél mesmo, e não tenha pressa! Vá com calma, sempre na mesma direção e deixando excessos do betume em alguns lugares, fica charmoso!
Daí eu disse que ela dourava suas peças, para dourar, você usa cera dourada apenas, passando com pincél também e com bastante cautela, porque deve ficar discreto. Há quem use também purpurina em pó misturada com goma laca, fica bom também! Quando a peça é grande uso a segunda opção.
Mas falemos do porta-chaves.
Agora que já dei as dicas de como pintar, a dica principal é a das chaves! Quem não tem jogado em alguma gaveta, chaves antigas? Pois são essas mesmas que usamos no porta-chaves. Simples assim!
Achei muito criativa a idéia e não há quem não fique curioso ao ver a peça exposta em um ambiente.


Boa sexta-feira a todos!

35 comentários

Priscila disse...

Ficou lindo Aline, ótima ideia, perfeito!
Bjs....

Carla Regina disse...

Oi Aline!
Ficou realmente muito bonito,gostei em todos os sentidos,bem diferente do que a gente tá acostumada a ver,parabéns!
Um ótimo final de semana,
beijos :D

Denise disse...

Lindo, amiga! Muito original!
Beijos

Santinha disse...

Ola Amiga
Esse realmente ficou fantastico.
Adorei mesmo!
bjk e um bom fim de semana

Fla disse...

Aline adorei seu porta-chave!
Viu, olha só, minha mãe fez um parecido e com um motivo que acho que você vai gostar muito.
Dá uma olhada nesse link se você tiver orkut.
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=14578851821421862184&pid=1247795962180&aid=1236525534$pid=1247795962180

Beijos
Fla

Lidiane Vasconcelos disse...

Menina!
Fica mesmo muito criativo e diferente! ;)

...
Pois é, Aline!
Falou e disse. Antes uma boa conversa que qualquer produção. ;)
Eita, tu és mais uma fisgada pelo cupido “internético”, é? :)

Fernanda - Arte na madeira disse...

Parabéns, são lindos e muito criativos !!!

DE TUDO UM POUCO disse...

Muito criativo seu blog, adorei!
Parabés!

Luci disse...

Que ótima idéia!! Adorei!! Sabe que tenho um monte de chaves por aqui que não faço a mínima idéia de onde são? hehehe

Adorei mais ainda você voltar a postar sobre artes :)

bejãooo

MariHelen disse...

Oi, Aline ...
Sabe que acho que vc deu idéia brilhante para todas nós . Sempre temos chaves que não sabemos nem de onde são , nem do que vamos fazer com elas ...
Ficou super criativo...
Bjus
Helena

Karina Sensales disse...

Que delícia essa técnica, não é mesmo? Eu amo fazer minhas peças assim, imitando madeira, mas com menos dourado.
Valeu a dica!
Beijos
Karina

Amiga do Cafa ( Celamar ) disse...

Lindo !
Criativo !
Não tenho o menor talento para artesanatado, trabalhos manuais.
Tá aí uma coisa que eu gostaria de ter.
Gandhi dizia que " o trabalho" manuel é muito saudável...desestressa..quem sabe um dia ?
Parabéns pela arte.
Bom fim de semana pra você também.
bj

Nana disse...

Aline, lembrou muito um porta joias que mamãe fez, não entendi pq ela colocou umas 10 chaves e mais tranqueiras hehehe mas a sua arte lembrou mto desse porta joias.
Bjss e boa semana

Desabafando disse...

adorei....ficou lindo demais! Mas sabe, eu não teria coragem de fazer uma peça dessas, sabe porque? Porque tenho medo de pegar as chaves velhas e que parecem não servir em lugar nenhum, usa-las e depois achar que preciso delas...rsrsrsrs...ou descobrir de onde eram!

Fabiana disse...

Aline, que idéia lind e criativa, amei.
Você colou as chaves com que tipo de cola?

Bj

Fabiana Correia disse...

Obrigada Aline pela resposta sobre a cola.
É um prazer vê-la inscrita no sorteio, agora, se vc ganhar, não sei se a caixinha chegará aos pés dos seus maravilhosos trabalhos, rsrs.

Bjs

Hellen Gomes disse...

gostei da proposta...
Bem diferente, e tambem um bom jeito de usar as chaves antigas que estão aparentemente sem utilidades
http://momentos-ops.blogspot.com/

Reciclagem e Arte disse...

Lindosss! Boa semana querida. beijoss

Mayri Lopes disse...

Uau! Q diferente! Muito bonito amiga! Adorei!

clariinha.santana disse...

Nossa, você está de parabéns... Realmente, é muito criativa.. Nem todas as pessoas conseguem conciliar a beleza com a subjetividade... Adorei o blog.. Vou ficar por aqui te acompanhando :)

Josi disse...

Aline, obrigada pelo comentário carnhoso, volte sempre, meu blog está de potas abras. Também gostei de "pintar" por aqui, hehehe e acho que vou trazer meus pincéis, uma caixinha, me senta por perto e trocar figurinhas!um beinho
Josi

Nana disse...

Aline, bom dia lindinha!
Ramequim é aqueles potes pequenos de porcelana que vai ao forno.
Bjss

Sheila Camilo disse...

Amei esse porta chave.
Ficou muito original e lindo!

Ah! O recado era pra vc mesma, queria que vc conhece meu blog tbm!

Bjão

Luma disse...

Aline, uma ótima idéia! Poderia até ter participado da blogagem coletiva sobre sustentabilidade com este post, afinal, o consumo consciente, passa pelo reaproveitamento dos materiais. Beijus

Josi disse...

Pois é, filhotes são coisinhas lindas... pena que a harmonia não dura as 24 horas do dia, mas não faz mal, exercitamos a paciência, ou a perdemos por alguns momentos, hehehehe!

um beijinho e obrigada!

Ísis disse...

Mui Lindo! Adorei a idéia amiga! Obrigado pela visitinha em meu blog, e realmente tenho dois perfis no google e o Ísis Bittencourt por sinal é ultrapassado , preciso atualizar :)

Beijão!

clariinha.santana disse...

Nós, quando longe, e tentamos ajudar, mesmo com um comentário num blog.. não imaginamos como pode repercurtir tais palavras na vida de quem lê... E pra que você não fique com essa dúvida, venho aqui te agradecer pelas palavras de incentivo, foi realmente muito solidário de sua partee.. Obrigada, linda :)

Déia disse...

Ficou muuuuito legal!! Parabens! Adorei!
bj

Desabafando disse...

Amiga, fiquei curiosa pra saber sobre o livro...rsrsrs....depois me conta tá!

Desabafando disse...

Olá, estou passando pra avisar que tem selinho pra vc no meu blog! passa lá pra pegar!

Lívia disse...

Deixei um selinho para vc no meu blog.
Bjs

Desabafando disse...

Aline, estou com saudades dos seus posts....tem selinho de presente rpa vc no meu blog, passa lá!

Nanah disse...

Olá Aline!
Sem dúvida bem diferentes dos que habitualmente vemos.
Estão muito bonitos!
continuação de boa semana.
Nanah.

ANINHA disse...

OLÁ ALINE,AMEI ESTE PORTA CHAVE,TENHO O BETUME DA JUREIA MAS NÃO TENHO A ÁGUA RAS,POSSO USAR MAIS O QUE?
TE CONVIDO PARA CONHECER O MEU BLOG
angelasamper.arteblog.com.br ou angelart's da arteblog.
parabéns
beijus

arteminha disse...

amei, tudo de bom! venha conhecer meu cantinho tb. abraço

Postar um comentário

^