quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Causos de uma Prôfi


Ano passado trabalhei por alguns meses em uma loja aqui na minha cidade ensinando artesanato, mais especificamente ensinando técnicas para trabalhar em MDF (que é o que mostro aqui).
Lembrando dessa época, me recordo de coisas boas, ruins e outras engraçadas.
As alunas que eu tive eram sempre iniciantes, e chegavam sempre pedindo para aprender Decoupagem. Por ser um nome bonito de se pronunciar e aparentar um certo glamour, as meninas achavam que decoupagem era coisa de outro mundo. Quando eu dizia que decoupagem era "a arte de fazer colagens, seja com papel ou algum outro material" eu via estampado na cara das pobrezinhas um ar de decepção, como quem diz: "só?".
Nunca fui boa para mentir, ou para criar uma certa magia em torno do fato. Definitivamente não sou boa mesmo para isso.
Geralmente eu chegava mais cedo, para ajudar as novatas a escolherem os materiais. Como eu sempre optei pelas minhas marcas prediletas, eram essas que eu recomendava sempre. Nada de empurrar guela a baixo materiais encalhados, caros ou que elas "poderiam quem sabe um dia utilizar", isso, quem faz são os vendedores. Regra número 1: Jamais peça sugestões à vendedora da loja de artesanato. Pesquise no google, peça conselho a quem já pinta, sei lá, dê seu jeito, mas nada de cair nessa armadilha.
Eu pedia para elas comprarem sempre o básico, lixa fina, termolina, verniz acrílico, pincél, 1 peça, tintas a escolha e guardanapos ou papéis.
Eu falava exatamente assim: "Escolha uma peça pequena para começar, uma ou duas tintas que queira pintar a peça e algum papel ou guardanapo para apender a decoupagem."
Ó meus sais... Por que elas sempre achavam que um baú era uma peça pequena? Isso quando não escolhiam uma plaquinha para elas mesmas pintarem algo, "não querida, você está começando agora e pintura country é uma técnica mais avançada, um passo de cada vez".
Na hora da tinta era:
- Prôfi, sugere uma tinta aí.
- A tinta é a vontade, da sua escolha, conforme queira sua peça.
- Mas eu to começando agora não sei escolher.
- ¬¬
Tá bom, leva azul.
- Ah, mas azul eu não gosto.
- Então leva preto.
- Preto é muito triste.
- Leva rosa.
- Muito de mulherzinha.
- Que cor você gosta?
- Ah, gosto de verde.
- Então leva verde!
- É mesmo, vou levar! Obrigada!

E era mais ou menos assim que eu passava minhas tardes naquela loja...
Tenho muitas histórias dessa época, vou contando aos poucos para vocês.

Tenham um ótimo dia!

15 comentários

Priscila disse...

kkkkkkkk,amiga que situação hein! Mas é assim mesmo, sobre a decoupage todo mundo se decepciona quando falamos que é colagem de papel, pensam que é simplesmente colar e pronto, mas sabemos que não é bem assim, precisa de alguns truques para ficar bem feito, e nada como a Prôfi Aline para tirar todas as dúvida,kkkkk!

Bjs amiga...
tá tão sumida....

Ozenilda Amorim disse...

É assim mesmo, muito bom lidar com pessoas, sempre um aprendizado e uma fonte de boas histórias, eu que o diga. Gostei da dica de não pedir dicas ao vendedor, com lãs e linhas é assim também, se eles sentirm que você não sabe nada do assunto te empurram cada coisa.
;)

Fla disse...

Hahaha muito bom.
Vixe minha mãe ainda dá aulas na loja dele. De quarta-feira ela começa as 08:00 e vai até as 20:00 direto, cada turma com 3 alunas. E cada uma quer fazer uma coisa diferente, e tem umas com muita dificuldade, outras que só vão pra falar de doença...affff... não é fácil né? Rs...
Beijos,
Fla

Fabiana disse...

Aline, sabe que adoro esses cursos? Conhecer pessoas novas, se inteirar de dicas, é muito legal. Vou fazer um desses cursos sexta feira. Será a técnica de falso couro, que acho lindo.
Realmente, cliente/aluno as vezes são complicados, rs.

Bj

Desabafando disse...

kkkkk...que legal...rsrsrsrs...bom, eu já cai em papo de vendedor como vc bem sabe....rsrsrsrsrs....nunca mais me esqueço da regra número 1.

lika disse...

olá amiga querida,eu faço um curso de pintura faz alguns meses,mas os detalhes pequenos são tão complicados,mas aos poucos vou indo,mas gosto mesmo de pintar latas...amo artesanato...
seus trabalhos são lindos
um abraço
Lika

Débora Fouraux disse...

Oi Alinee! uahauhauha fiquei com uma raivinha só de ler o post! poxa não saber escolher uma tinta não dá ne! uahauha n tenho paciencia! hahaha quero saber mais historinhas hein! Beijoss

Denise disse...

Ai, eu caí no conto do vendedor também. Fui toda serelepinha fazer meu cursinho e a vendedora e a profª (que era filha do dono da loja) me empurraram um monte de material que tá aqui até hoje. Pior que não tive nenhuma atenção da professora. Eu era a única aluna e enquanto eu arriscava nos pincéis ela estava de costas, terminando uma encomenda. Aff!
Beijim

Luci disse...

Ri muito aqui amiga!! Ainda bem que ela gostava de verde. Já pensou se não gostasse de cor alguma? :D professora sofre...

quanto as vendedoras, já passei cada uma justo por entender um pouquinho. Elas falam uns disparates sobre alguns produtos que nem dá prá responder, é deixar prá lá.

bejão

Ana Carla Benet disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk ... parece minha filha de 3 anos:
- mãe, vc quer rosa ou amarelo?
- quero rosa.
- não mãe, o rosa é meu. Vc fica com o amarelo!
- ?????????????????

Bjs

Beta Bernardo disse...

Caracaaaa... essa da tinta quase me matou aqui!!!! Sou meio tolerância zero!!!! ahahaha
Tô com raiva!!! ahahaha
Mas é dificil mesmo, ser humano é bicho complicado!!
Adorei o post!
Bjks, Beta
PS: Me chame de lerda, mas eu não sabia que vc era professora de artesanato, que chic!!!

Sheila Camilo disse...

Olá Andrea td bom???
Acabei descobrindo seu blog por meio da Rosana do tudo por 1,99.

Adorei as ilustrações e as dicas de decoranção.

E o melhor... tbm sou arteira.
Dá um pulinho lá no meu bloguinho.
E me diga o q acha.

Bjão

Sheila Camilo disse...

Oiii Aline...

Comecei a dar aula a pouco tempo de pintura em MDF tbm. E realmente é assim que as alunas agem, o pior é que elas querem fazer pinturas iguais a sua sem experiencia nenhuma.
E existe esses casos diferentes mesmo... o bom é que emos historias pra contar.

Bjão

Débora Quirino disse...

A gente passa por cada uma né? hehehe
Que bom que gostou das minhas histórias!
Se algum dia fizer um das minhas receitas, por favor me avise!
Bjokas

Quiosque de Ideias / Amizades disse...

...aparece com cada uma...
(estou a fazer uma visita para ver melhor o post que escolho) são tantos..bj

Postar um comentário

^