terça-feira, 14 de julho de 2009

Não copie! Seja legal


Não falei ainda sobre pirataria aqui, não é mesmo? Mas como em qualquer situação, a gente só abre os olhos quando sofre na pele.
Quando comecei esse blog, fazia as postagens e colocava as fotos na maior inocência, eu já tinha tomado um puxão de orelha de uma amiga sobre isso, mas eu tinha preguiça de colocar marca d'água nas fotos. Até que meu marido veio também me dar esse puxão de orelha. Passei então a colocar a marca em todas as fotos, e hoje não coloco nenhuma foto aqui sem que tenha a bendita marca d'água!
Sabe o que acontece? A gente pensa que todos são "legais" como nós e não vão de jeito nenhum "roubar" nossas fotos (hohoho... Papai Noel também existe). E na maior cara de pau criam blogs, fotologs ou o diabo a quatro expondo peças nossas como se fossem da bendita! E isso dói sabia? Só quem já passou por isso sabe, o que é ver um trabalho nosso feito com tanto capricho, a foto tirada e editada com tanto cuidado, ilustrando a página de outra pessoa, como se o filho fosse dela!! Não é não! O filho é meu e "ai" de quem ousar roubá-lo de mim!
Deixo bem claro aqui que não me refiro às amigas que vez ou outra me linkam com tanto carinho no blog delas, e nem de fotos que elas tiram daqui para falar sobre o assunto no blog delas, colocando devidamente os créditos. Adoro quando isso acontece, me sinto homenageada e orgulhosa do meu trabalho! É MARA!!!
Semana passada estava em um momento "depressão bloguística" e enquanto chorava as pitangas aqui, resolvi me rastrear na net. Conclusão: Tenho medo do google! Sério! Encontrei mais de mil páginas relacionadas a mim e quase surtei. Tá, eu tava num momento crítico, relevem...
Daí resolvi averiguar melhor os fatos, e foi quando caí em um Blog. Fiquei congelada ali e sem acreditar por uns 5 segundos. Tá, como disse acima, a gente só sabe o que é quando sente na pele. Fiz um pap de Falso Couro lembram? Pois é, e não é que ele estava lá, inteiro, com todas as fotos, sem tirar nem pôr um pingo no "i"? E no final com uma letra reduzida embaixo de uma linha (traz uma lupa por favor) meu nome. Mas ali não dizia a fonte (Entre Pincéis) e nem quem era a tal "Aline". É... fiquei ali refletindo aquele momento, e não fiz nada.
No dia seguinte aconselhada por uma amiga chutei o balde! Brincadeira, descer do salto não era a saída. Mas fui direta, escrevi um email a dona do blog, pedindo que retirasse a postagem e blábláblá. Ela foi bem educada (e agora adianta?) e retirou. Masss.... é claro que fui analisar o blog né gente? E lá encontrei inúmeras idéias legais acompanhadas de seus paps! NENHUM era dela. Muitos eu já conhecia de blogs que frequento. Mas como não sei vestir a carapuça da intrigueira e não quero confusão, apenas alertei a senhora blogueira quanto a isso. Não sei se ela pediu autorização dessas outras meninas, só sei que a minha ela não pediu, nunca comentou aqui no blog, apenas passou, gostou e "farfou" meu pap feito com tanto carinho para minhas leitoras.
Tenho certeza que minhas leitoras sabem de qual pap me refiro (fiz até uma votação aqui para vocês escolherem uma técnica para eu ensinar). Mas as que não sabem, sinto muito meninas, em um momento de depressão, raiva e revolta tirei do ar todos os paps já postados aqui. Não me arrependi muito depois não. Porque:
1- Eram paps antigos e a maioria já tinha visto
2- Ninguém mais comentava na postagem deles, logo, eu deduzi que ninguém mais os via.

Aproveitando esse momento, gostaria de dizer que adoro quando alguma menina me escreve por email, elogiando, agradecendo ou pedindo. Mas eu peço com delicadeza que, se você for me escrever para pedir algo (uma dica que seja) seja educada depois para pelo menos agradecer minha resposta!
Porque para mim não é nada bonitinho ler mensagens de carinho elogiando e "pedindo" e depois de ter o que queria "rapar o pé". Me poupem desse desgosto, please!

É isso meninas, vocês que tem blog, orkut, fotolog, flickr ou oqueseja criem uma marca d'água para vocês e protejam seus trabalhos, porque aqui não estamos livres de nada. E não quero que vocês passem pela mesma infelicidade que passei.

Um beijo às leitoras que sempre me alegram com suas visitas e comentários carinhosos!

Atualizado 15/07/09:

*** A Fla perguntou se podia pegar o selinho e aderir a campanha, e é claro que pode! Caso vocês também queiram falar sobre o assunto nos seus blogs, fiquem à vontade para pegar o selinho (imagem acima) e divulgar o "Não" às copias.

23 comentários

Denise disse...

Apoiadíssima! Nunca vi isso, a pessoa montar um blog pra postar só paps alheios. Biblioteca virtual? Ah, faça-me o favor! Essa desculpa não cola. Querer levar vantagem em cima do esforço dos outros. É muita falta de capacidade e do que fazer. E ainda engana os leitores, menospreza a inteligência.
Apoiada amiga! E se precisar de escolta, tô aqui! kkkkkkk

Denise disse...

E aos pedintes mal educados, tenham ao menos a decência de agradecer. Aline tem mais o que fazer da vida (conversar comigo no msn, por exemplo) do que se dar ao trabalho de ajudar e sequer receber um obrigada. Saí pra lá sanguessuga!

Vanessa Oliveira disse...

Oi Aline, fiquei triste com o que te aconteceu e é uma pena você ter tirado os pap's eu estava vendo alguns, sou nova nesse mundo de blogs e artesanatos, e gosto muito de encontrar pessoas que além de talentosas são generosas para compartilhar com as pessoas o que sabem, vi um pap sobre caixa de tecido, que tenho feito, mas não sabia se o meu jeito tava certo e seu pap me tirou muitas dúvidas, que pena que não comentei. :(
Continue com seu talento, pessoas que só copiam nada conseguem.
Grande beijo!

Nara disse...

A Aline não é a primeira, nem será a última pessoa que conheço com quem aconteceu isso. Infelizmente. Eu mesma, não coloco marca nas minhas peças, mas vou providenciar. E quanto aos pedintes. Hauheauheua eu mesma já pedi várias coisas a váarias pessoas. Mas logo digo, é realmente vc ser educada ao pedir, e principalmente agradecer de todo o coração. Primeiro, pq na maioria daz vezes, não encontramos pessoas educadas que nos deem dicas, com boa vontade e sinceridade. Isso é muito importante. Eu mesma já tive problemas do gênero. Não me importo, de se alguém precisar, eu ajudar, acho que quando a pessoa sabe, tem mesmo que acrescentar, repassar o que sabe. O Sol nasce pra todos.

Areta Cardoso disse...

Concordo com você! Quando vejo algum PAP no blog de alguém e quero colocar no meu blog, não o copio e sim coloco o link do blog parceiro direcionando o PAP direto ao blog de origem!
Eu também não coloco marca nos meus trabalhos... e meu marido tb reclama disso. Ainda não vi nenhum trabalho meu exposto por aí... mas... nunca se sabe!
Bjos

Adriano disse...

É isso aí, que tais pessoas mamem em outro lugar!

Ctrl C + Ctrl V até vovó faz!
É a dificuldade do ser humano em reconhecer os talentos alheios.

Espero que continue contribuindo com seu conhecimento para quem merece, afinal se não fosse seu talento, não teria conhecido várias pessoas que talvez hoje façam parte da sua vida mais do que o "comum" :-)

Qué o quê benhê, a coisa é chíqui!

Beijos!

Débora Fouraux disse...

Olá Aline td bem? concordo com você! Não coloco marca d'agua nas fotos! mas vou seguir seu conselho! alguma amiga blogueira postou sobre um site que da pra achar se temos postagens clonadas! vou te passar o linK! nãoo sei se realmente funciona, pq no meu não achei nenhuma clonagem! mas nao custa nada tentar ne!
Link: http://www.quemmeama.co.cc/index.php

beijinhos

Fátima e Arts disse...

Oi,não fica chateada não, você tem uma coisa que ninguém pode roubar ( copiar ) T A L E N T O ...
Deus capacita os escolhidos, seja superior,infelizmente as pessoas perdem tempo com esse tipo de comportamento...
Que papai do céu continue sempre te abençoando...
Bjs
Fátima

Mayri Lopes disse...

Que muitas pessoas não tem habilidades com trabalhos manuais ainda que amem e achem lindo a gente até entende, mas que se utilizam dos trabalhos alheios pra receber elogios e méritos já é demais né?
Se ela é tão sábia a ponte de até traduzir vários paps e botar no blog sem citar e linkar autoria, deveria ao menos ter aprendido um pouquinho de educação pedindo autorização as verdadeiras artistas!!!
É revoltante, sinceramente!!
Sou muito a favor desse tipo de movimento e infelizmente não tem jeito, temos q tomar medidas de segurança com relação a todo tipo de foto pq como tem gente que "rouba" pap e fotos de artes, tmb tem gente que acha q pode "roubar" a vida do outro, com fotos de pessoas, amigos, lugares, um horror!
Amiga força aí héin! Pode contar com nosso apoio! E foooora ctrl+c, ctrl+v!!!!

Priscila disse...

Aline amiga, tbm fico com muito medo de acontecer algo parecido e procuro sempre carimbar minhas fotos, confesso que depois de ler seu post fiquei bastante preocupada...
Bjs querida....

Fla disse...

Clap Clap Clap!
Apoiada!
Eu não uso marca d´agua porque eu faço pratos de culinária, e no meu caso se alguém quiser roubar, paciência...rs... mas é uma coisa a se pensar né?
E no seu caso é bem mais grave, acho absurdo também.
Vou colocar o selinho e aderir a sua campanha pode?
Beijos
Fla

Artes da Karla disse...

Concordo com você!
Ultimamente tenho colocado fotos no meu blog sem a devida identificação nas fotos (probleminha no programa que eu fazia isso). Mas como tô começando agora nesse mundo de blog acho que terei que providenciar. Mas não se preocupa naum, pessoas como vc são abençoadas por Deus, vc tem um talento incrível, seus trabalhos são inspiradores. Não deixe que pessoas como estas apague o seu dom de compartilhar com outros suas experiências, pois é um dom divino o dom de compartilhar, seja o que for, conhecimento, palavras etc....
Parabéns mais uma vez pelo seu BLOG é lindo!!!
E obrigada por ter passado no meu blog!!!
Ainda aprendendo a fazer artes!!! E pessoas como vc me ajudam muito!!!!
Obrigada!!!
Sou sua seguidora sim. Pq seu blog é MARA!!!!

Desabafando disse...

Puxa amiga, que coisa chata...eu tb tenho medo disso acontecer! Ontem estava lendo um outro blog sobre esse mesmo assunto e achei um site bacana que dá pra saber quem está te copiando! No meu nunca passei por isso, mas sei que estamos sujeitas né? Se quiser, depois te passo o site! E não desanima não viu! Porque seu blog é muito legal e foi através dele e de vc que passei a me aventurar com caixinhas, que tem me ajudado a sair da depressão! Logo logo eu posto minhas últimas filhas...rsrsrs...e vou seguir seu conselho da marca d'água.

Aline disse...

Oi Nara!!!
Você está certa... O sol nasce para todos, mas tem quem goste de ficar só na sombrinha achando que as coisas caem do céu, principalmente o conhecimento.
Bjos

Ana disse...

Oi Aline,
Lamentável ocorrido!
Mas Estou passando por aqui para dizer que tem um selinho esperando por você lá no meu blog. Com todo carinho, pois somente 10 amigas com blogs de muito bom gosto , foram homenageadas sendo vc uma delas!
Abraços!

Débora Fouraux disse...

Oi Aline! o link ta certo! ja coloquei em pratica sua dica! a foto da postagem de amanha já está com meu nome! :D
o link: http://www.quemmeama.co.cc/index.php

Tenta de novo! :D Beijinhoss

Cláudia Ramalho disse...

Aline, eu concordo com vc. Também já fui vítima de algo parecido. Agora, minhas fotos, só com marca d´água.

Olha que coincidência, esse selinho da Ana que vc recebeu fui eu quem repassou pra ela. Esse mundo é pequeno mesmo. E cheguei aqui não pelo site da Ana, mas pelo da Fabi, do Favas Design, a quem vc também presenteou com um selinho.

E há quem não goste da brincadeira, já pensou? Eu, particularmente acho um excelente meio de expandirmos nosssas amizades virtuais.

Também vou aderir ao movimento anti-pirataria e vou bolar um post legal pra colocar no meu blog sobre o assunto.

Um cheiro.

Lidiane Vasconcelos disse...

Aline

Nem sei o que dizer. Que palhaçada!!!! Pudera você ter ficado arrasada. Então foi por isso que por esses dias você comentou no Bicha que andava desestimulada da blogosfera? Fiquei pensando no que você disse, e agora entendi a razão...

Você tem toda a razão de ter tirado os PAPs do ar. Eu teria feito o mesmo, para evitar esses “urubus” horrorosos. Aff!!!

Espero que você fique bem. Espero mesmo...
Beijos

Luci Cardinelli disse...

Amiga, isso já aconteceu comigo, não com PAP's, pelo menos que eu saiba, mas com fotos de trabalhos meus. A pessoa postou (borrou a marca d'água) como se fosse dela e oferecendo num fotolog.
Você tem toda razão em ficar chateada, mas infelizmente isso acontece mais do que imaginamos ou possamos ver.Mas a vida se encarrega dessas pessoas, assim como na vida real, pois sabemos que esse tipo de gente tem prá todos os lados.
Porém não deixe de postar aquilo que você sentir vontade. Esqueça essas pessoas e pense naquelas que você ajuda com seu bom coração. Não prive os bons por causa dos maus, entende?
Eu também recebo muitos mails perguntando as coisas e sempre respondo. Nem todas agradecem, assim como acontece com vc. Porém já recebi carinho por conta de responder e até fiz amizades. Já teve uma época que pensei em parar de responder, mas pensei que podia deixar de responder justo prá alguém que precisava mesmo e que iria ficar agradecida, então continuo fazendo a minha parte.
Há outras coisas que também me incomodam. Vejo pessoas que tem blog e que só vem comentar prá que vc vá no dela e comente também, prá ter número de visitas. Comentam por comentar e não de coração. Pessoas que usam seus blogs só para inflarem seu ego. Isso me deixa triste, mas nesse mundo convivemos com todo tipo de gente e nos decepcionamos sempre. Faz parte, infelizmente.
Enfim, continue a fazer o que gosta e com amor. A recompensa vem por outros lados e esse povo pequeno terá o que merece, mais cedo ou mais tarde.

bejãooooooooo lotadoo de carinho

Aline disse...

Obrigada pelo carinho meninas!!!
=)
Senti daqui um calorzinho humano muito bom lendo o recadinho de vocês!

Luci, você está certíssima no que disse! Obrigada amiga!

Beijosss

Ana Carolina Peixoto disse...

Aline, nossa já dá um trabalhão redimencionar e emoldurar as fotos... E agora, mais essa preocupação! Nossa! Eu publico muitas fotos da minha filhota. Vc chegou a ver a sua foto no blog de outra pessoa? O que realmente aconteceu? Alguma dica de como fazer para incluir uma marca d'agua? Não tenho photoshop. É só incluir um texto no paint?
Bjs e obrigada pelas dicas,
carol

Anônimo disse...

Oi Aline, há uns tempos descobri seu blog. Confesso que não lembro como. Provavelmente estava na lista de alguns dos blogs que acompanho... Fiquei tentada a te escrever várias vezes pq eu mesma já visitei seus paps pra pegar dicas... mas tenho 3 bb's em casa e fica complicado. Quando penso em fazer tem mamadeira, fralda suja ou manha mesmo... hehehehehehehe
Mas apóio tudo que vc falou. O gostoso é a gente aprender e fazer para mostrar o nosso. A falta de criatividade alheia me espanta. Espero que vc não desanime e coloque novos pap's... o do falso couro, p ex, eu tava doida pra fazer... kkkkk
Super beijo.
Fabiana

Artelier Tecendo Sonhos disse...

Aline, hoje é a minha primeira vez aqui no seu blog, e confesso que o pouco que vi amei!! Também acho um absurdo esse negocio de copiar nossos "filhos" - trabalhos - e colocar em seus blogs. Vivo levando puxoes de orelha porque ainda nao tomei vergonha na cara e minhas fotos estao sem marcas d'agua...vou providenciar para ontem!! Mas confesso que tenho a maior preguiça... E por falar em preguiça, encontrei o seu blog porque vi no entre pinceis sua versão dos 7 pecados e amei demais!! Posso colocar la no meu? É claro que colocarei sua autoria e um link pra cá, virei sua fã! Até porque sou totalmente fã de quem é original e talentosa!!
Sucesso pra vc e muitas beijocas no coração!!
Andreza B Boal

Postar um comentário

^