quinta-feira, 11 de junho de 2009

Eu coleciono...

Vim mostrar hoje para vocês a minha coleção de bonequinhas. Sou apaixonada por elas!
O fato de representarem seu povo e mostrar suas características me atrai, gosto da beleza das cores e da riqueza em detalhes. E nem preciso dizer, que por serem na sua maioria artesanais, me conquistam mais, né?

Matrioska
Sua tradução literal é “mãezinha” (mar = mater e oshka = diminutivo).
São bonecas típicas da Rússia, brinquedos educativos, feitas artesanalmente. Claro que hoje em dia com essa "mudernidade" toda, não duvido que já exista uma fábrica de matrioskas!
Mas as minhas são artesanais mesmo! Composta de 5 bonequinhas de madeira. Fiquei impressionada com a perfeição dos rostinhos.

Kokeshi
São bonequinhas originárias do Japão, feitas de madeira, artesanais. Dizem que quando se quer desejar sorte a alguém no Japão, presentea-se com uma Kokeshi!
Existem diversos modelinhos! A minha pequenininha, tinha um pingentinho para dependurar, tirei para que ela pudesse ficar ao lado das outras. Sua roupinha é de tecido mesmo. A outra amarelinha (de cerâmica), ganhei em uma promoção do China in Box, nossa... quanto China comi para ter essa bonequinha viu!!!kkkkk...

Hani - A Mensageira
Essa bonequinha é originária da China, totalmente artesanal também, feita de madeira e roupinhas de tecido. Ela representa a humildade.
O grupo étnico Hani vive principalmente na província de Yunnan. O número total da população é em torno de 125 milhões de pessoas.
Já postei aqui no blog a mensagem que ela traz.
"Pense positivo e acredite, porque assim é e assim será"

Como elas ficam enfeitando e alegrando meu atelier:

Um bom feriado a todos! =)

20 comentários

Denise disse...

Mais uma vai entrar pra esse coleção linda aí!!

Priscila disse...

Ai que lindas Aline, sou apaixonada por essas bonequinhas, mas as minhas preferidas são as matrioskas, pena que não tenho :( !
Bjs bom feriado e um maravilhoso e romântico dia dos namorados...

lika disse...

olá Aline elas são lindas,amei,sua coleção ,vale ouro,cuide a com carinho...
parabéns pelo blog
um abraço
lika

xana disse...

Lindas amiga...absolutamente lindas...adorei;)

Jinhos grandes

xana

Débora Fouraux disse...

Oi Aline! lindas ass suas bonequinhas! e o mais legal é saber a história de cada uma! adorei! beijos

Mayri Lopes disse...

Ai tmb acho o máximo essas bonequinhas, já andei fuçando uma lojinha de produtos naturais por aqui e acabei encontrando um bocado delas, fiquei doida cada uma mais fofa q a outra, queria tooodas... rs
Amei as suas!
Beijos!

Nanah disse...

Olá Aline!
São de facto todas muito bonitas.
Obrigada também pela informação que junta,gostei de saber.
Bom fim de semana.
Nanah.

Fla disse...

Que gracinha...
Eu fazia coleção de porquinhos, sempre adorei. Mas um dia eu resolvi dar todos...hehehe só fiquei com os de pelúcia.
Beijos
Fla

Sheila Camilo disse...

Lindas... lindas!! suas bonequinhas!!!!

Sutana disse...

que lindas, amiga!!!! Essa que simboliza a humildade amei demais, onde vc comprou???eu quero!!!....quero a matrioska tb....

Aline Vachelli disse...

Sim Dê!!! E eu vou postá-la aqui também =)!!rsrs...

Obrigada Priscila!! Bom feriado para você também!!! Bjokss

Ah sim, com certeza Lika, são meus xodózinhos!!
Obrigada!!
Abraços

=) Brigada Xana!!!
Bjoksss

Que bom que gostou Débora!! Sou assim, sempre que ganho ou compro algo de outro país ou outra cultura procuro saber o significado, adoro!
Bjoss

É difícil escolher uma só né Mayri? Quando fui comprar minha chinesinha fiquei mais de meia hora parada no balcão da loja só olhando para elas e decidindo...rsrs...
Bjosss

Aline Vachelli disse...

Ah, que bom Nanah!! Fico feliz em passar o pouquinho que sei.
Bom fim de semana para você também!!
Bjok

Nossa Fla! Ler isso me deu um aperto no peito...rsrs.. Você não sente saudade dos seus porquinhos não?rs..
Beijoss

Obrigada Sheila!!
=)

Oi Sutana!!
Comprei aqui na minha cidade, mas acho que na net você encontra, procure por "A mensageira". A matrioska não sei onde você pode encontrar, mas talvez na net tenha também.. A minha pedi para um colega do meu marido trazer das "zoropa" rsrs...
Bjoss

Desabafando disse...

Minha ex cunhada deu pra minha mãe uma dessas bonequinhas japonesas de madeira (kokeshi)! Linda! Ela tinha falado do significado mas não sabia que havia um nome para elas...mto legal!

Quiosque de Ideias / Amizades disse...

Olá
que lindas, uma bonita colecção, gostei de aprender mais, só conhecia as matrioskas e nem sabia o significado.
Gostei muito da ideia eu tenho umas bonequinhas artesanais com um saco...vou procurar e postar no meu Quiosque de Amizades em breve para poder partilhar, adoro bonecas.
já postei no meu blog o selinho, muito obrigado

Bom fim de semana

Paula

ArtBelas disse...

Oi,Aline!Linda sua coleção de bonecas!!!Amei as bonequinhas japonesas,ainda não conhecia só as Matrioskas.Já pintei minhas primeiras caixas postei uma no meu blog que fiz em parceria com minha irmã dá uma passadinha lá pra vc ver,depois eu vou postar as outras.Bjos!
Alessandra

Karina Sensales disse...

Oi!
Meu nome é Karina e é a primeira vez que visito seu blog. Amei seu espaço. Muito lindo, muito bem feito! parabéns! Estarei acompanhando suas pinceladas! Quando quiser, vá me visitar!
Beijos
Karina

Luci Cardinelli disse...

Que lindas!! Eu tenho matrioskas, sempre achei um trabalho lindo!

bjuss e uma semana abençoada!

Aline Vachelli disse...

Nossa, lindo presente Desabafa, sua mãe deve ter amado!!
Bjoss

Oi Paula!
Posta sim, vou adorar conhecer suas bonequinhas.
Tenha uma ótima semana!
Beijoss

Obrigada Alessandra!
Ah, vou lá ver sua caixinha agora!
Beijinhoss

Oi Karina!! Obrigada, seja sempre bem-vinda! Esse espaço é feito com muito amor!
Beijoss

Que legal Luci! Posta depois prá gente ver!!
Beijoss
Tenha uma linda semana!

Maria Laura Martins disse...

também adoro essas bonequinhas... são muito fofas...
E ainda tem as "unazukins"... são bem pequenininhas e mexem a cabeça...

Lu CY disse...

Eita, já vi que conhece a mensageira, kkk! tem vários modelos né?
Beijo

Postar um comentário

^