quinta-feira, 28 de maio de 2009

Estilo Rococó

A pedidos de uma leitora, montei um pap mostrando como se faz a técnica Estilo Rococó. Fiz umas fotos para mostrar melhor os detalhes da técnica.
Particularmente acho essa técnica maravilhosa, e com imaginação pode-se inventar mil e uma variações a partir dela. Ela tem esse nome, pois seus traçados lembram o Rococó, pelos desenhos em curvas.

Material Necessário:
- Peça em MDF
- Pincel Chanfrado
- Volume Cetim da marca Daiara
- Potinho com água
- Guardanapo
- Lápis e borracha
- Cera em pasta incolor
- Cera Goldifix (dourado ou prateado)

Modo de fazer:
Se você quiser deixar a peça com a cor do volume cetim, pinte, lixe e pinte novamente e faça a técnica, finalize com cera incolor. Se você optar por alterar a cor do volume (como fiz na foto) pinte a peça, lixe, faça a técnica, pinte com rolinho por cima novamente, encere com cera incolor e aplique a cera dourada ou prateada.
Sigam essa ordem na hora de fazer que não tem erro!
A técnica você faz assim: Risque o seu desenho na peça com lápis, bem de leve, e depois passe a borracha para suavizar mais ainda. Molhe o pincel na água, tire o excesso no guardanapo, coloque uma bolinha de volume cetim no inicio do desenho e com o pincel, puxe em forma de vígula (repare na foto), siga fazendo isso, uma por uma, sem pressa. Quando fizer flor, o miolo é redondinho.
Deixe secar. Optei por deixá-los prateados. Então pintei a tampa com o rolinho de branco (foto), e depois de seco encerei a peça com cera incolor. Depois, com o mesmo pincel, "molhado" na cera prateada, pintei somente as vírgulazinhas. Muita calma nessa etapa, para não deixar cair sobre a peça, porque a cera prateada (e dourada também) quando cai na peça, só com aguarrás para tirar, corre-se o risco de estragar seu trabalho. Então bota uma música zen nessa hora e relaxa a mão!!
Fotinhas para visualizarem melhor:


Voltem para contar quando fizerem hem?

Não me esqueci que algumas leitoras também já me pediram para postar como forrar o lado interno da peça, mas ainda não tive oportunidade de fotografar as etapas. Mas logo logo posto aqui.

Continuem votando na promô "Minha melhor Criação", a enquete está aqui do lado e as fotos das peças aqui.

Mais algumas peças com a técnica "Estilo Rococó" para vocês se inspirarem:




Vocês conhecem meu outro blog Criando Entre Pincéis? Lá é minha vitrine, onde posto algumas de minhas peças. Servem de inspiração para minhas clientes escolherem e encomendarem suas peças. Deem uma passadinha lá!

18 comentários

Denise disse...

A técnica é linda e o bauzinho eu ganhei!! êêê
Sempre olho seu outro blog pra babar ainda mais. Lindas peças!
Beijos

Fernanda Barata disse...

Preciso chegar em casa e tentar fazer esta técnica,porque achei linda!!!!!!
Parabéns!!!
Bjkas.

ArtBelas disse...

Nossa Aline que coisa mais linda!!!Qualquer dia vou tentar fazer,adorei fica muito lindo!!!Primeiro eu preciso aprender pintar uma peça mais simples depois eu tento uma mais trabalhosa rsrsrs!!!!Parabéns!!!
Alessandra

Ozenilda Amorim disse...

Oi Aline, bela aula viu, acho que até eu dou conta de fazer essa técnica, nada como uma boa professora.
;)

lika disse...

muito linda e criativa,parabéns seus trabalhos são lindos...
tenha um ótimo dia
um abraço
lika

Anna disse...

Seus trablahos são lindos, seu blog também é ótimo, voltarei sempre.
Beijos

Janice disse...

Adorei a técnica.
Obrigada.
Beijo:)

Aline Vachelli disse...

Oi Dê!!! Obrigada!!!
Obrigada.Aline (hahahaa)
Beijoksss miga!!!

Ebaa!! Já estou vendo que teremos peças novas, e tudo no Rococó!! Quero ver depois em Fernanda!! =)
Beijoss

hahaa.. é sim Alessandra!! Uma coisa de cada vez né? Assim que estiver craque na pintura tenta fazer, você vai adorar! Me mostra depois hem?
Beijinhoss

Obrigada Nilda!! Gosto quando tenho um retorno assim, se está bom ou não meus paps, porque minha preocupação quando estou elaborando é sempre se vocês terão facilidade para entender o que quero explicar. =)
Beijokss

Aline Vachelli disse...

Oi Lika!!
Obrigada! :)
Tenha um lindo dia e um ótimo final de semana!!
Beijoss

Que bom que gostou do meu cantinho Anna!! Seja sempre bem-vinda!!
Beijoss

Que bom Janice!!
;)
Beijokss

Priscila disse...

Aline querida, adoro essa técnica, já até comprei um volume cetim, mas ainda não fiz, falta de oportunidade mesmo, pois sempre tenho alguma encomenda pra fazer e não sobra tempo...
Bjs amiga...

Mayri Lopes disse...

Bem diferente! Gostei! Mas tem cara de q dá um trabaaaalho... rsrsrs. Tem q estar muito zen mesmo pra preparar a peça. Parabéns viu!?
Beijos!

Débora Fouraux disse...

Essa tecnica é lindaa! Adoreii! mas parece que dá um trabalhão! uahauh Beijão

Aline Vachelli disse...

Priscila, ah quando você fizer posta prá gente ver!! =)
Beijos

Oi Mayri!! É, se for na pressa não sai nada viu? Tem que ter paciência, porque é um pouquinho trabalhoso de fazer, confesso!!
Obrigada!!!
Beijoss

Olá Débora!! É como falei dá um pouquinho de trabalho sim, mas se você estiver tranquila, vira uma terapia e você nem vê.. =)
Beijão!!

Ísis disse...

Parece ser fácil depois que adquire prática, vou tentar fazer, meia medrosa mais vou encarar! Muito obrigada Aline!

Aline Vachelli disse...

Encara sim Ísis! É assim que se adquire a prática, tentando!
Beijoksss

Mirna Pereira Moraes disse...

Nossa Aline, que coisas linda vc faz!
Fiquei encantada com seus trabalhos, são realmente maravilhosos!
Se vc puder dê uma passadinha no artesdaminhoca.blogspot.com
Bjos e parabéns por seu talento.
Mirna

Aline Vachelli disse...

Que bom que gostou Mirna!! Obrigada pelos elogios e pelo carinho.
Beijoss

Thaíza disse...

nÃO CONHECIA ESSA TECNICA, achei lindíissmos os trabalhos. Parabéns.

Postar um comentário

^