quarta-feira, 6 de maio de 2009

As latas ficaram prontas!

Estão prontinhas e ainda com fotos das etapas! Aqui foto delas antes da repaginada. Foi super simples de fazer, forrei com tecido, fotografei caso alguém tenha alguma dúvida. Espero que gostem:


A primeira coisa que fiz foi limpar com álcool, por dentro e por fora. Depois pintei com tinta spray, a mesma usada aqui, foram 3 demãos finas intercalando secagem. Isso fiz na segunda-feira:


Ontem, terça-feira, foi dia de recortar os tecidos. Com sulfite fiz o molde do "corpo" das latas, comecei pela maior para ir usando o mesmo molde e gastar menos sulfite. Feito o primeiro molde, prendi com alfinetes no tecido, marquei o contorno com um giz, recortei dando o espaço de um dedo e reservei. Fiz com os 4.

Os moldes das tampas fiz com uma folha de papel vegetal, com a mesma folha fiz as 4 tampas, começando pela maior (faz o molde, risca o tecido e reserva) até o menor. Usei esse tipo de papel porque tinha 2 tampas onde o meio era rebaixado, se eu fizesse com folha grossa não ficaria bom.
Depois de tudo pronto e recortado (atenção: recortado com um dedo a mais no tamanho) passei termolina nas riscas. Não economizei, passei com o pincel deitado e a termolina avançou a linha para dentro e para fora, isso é importante para que não desfie em hipótese alguma.

Deixei secar e recortei os tecidos:

Hoje foi o melhor dia!! A parte mais gostosa!rs..
Colei com Cascorez as tiras e as tampinhas de tecido nas latinhas. Como os tecidos já são muito coloridos optei apenas por pregar botões para enfeitar:

Estou eufórica com minhas latinhas! Elas vão ficar no meu atelier, ainda não sei onde e nem o que vou colocar dentro.. mas isso é o de menos!!rsrs...
Estava doida para usar o tecido de vaquinha e de espantalho que ganhei de uma pessoinha especial!

31 comentários

Ozenilda Amorim disse...

Ficaram perfeitas e muito lindas, diferentes de todas que já vimos aqui, não é mesmo!
;)

xana disse...

Olá simpatica amiga!!
Que bonito que ficou este trabalho...admiro muito a tua maneira de partilhar os teus conhecimentos com os outros!

Jinhos grandes

xana

Andréa Brandão disse...

Lindonas! Adorei.

Beijos

Sutana disse...

Eu amo latas de todo tipo. O que vc fez ficou fantástico, lindo, delicado, perfeito. Parabéns!!!
Só uma perguntinha: como você protegeu a parte de dentro que não queria pintar, vi que não tem uma sujeirinha de tinta. Ao abrir e fechar a lata será que não vai arrancar a tinta??? Estou fazendo essas perguntas porque tenho intensão de pintar umas latas e nunca tive coragem...beijoss...Su
Ah...te adicionei nos blogs que visito, voltarei sempre.

Aline Vachelli disse...

Obrigada meninas!!!! =)

Olá Sutana! Seja bem-vinda!!
Respondendo suas dúvidas, o lado de dentro não suja porque pinto tanto a tampa quanto o corpo da lata virados para baixo, forro o chão com jornais e levanto só uma beiradinha da lata e escoro em uma tampinha de uns 5cm de altura, só para não ficar pregada no chão. As vezes acontece de sujar um pouquinho, nesse caso limpo depois com um paninho e solvente, fica perfeito.
Pelos testes que já fiz aqui não estragou não, pois a tinta é própria para metais, e pinto com camadas finas até cobrir, não fica grosseiro pq é spray. Não confio no primer, não trabalho com ele.. ele nunca passou nos meus testes..rs..
Veja que linkei no texto um outro post meu onde falo detalhadamente da tinta que uso.
Vou te adicionar também! Adorei seu blog!!
Beijoss

Denise disse...

Amei!!!! Ficaram lindas, fofíssimas. E que tecidos lindos! kkkkk
Bjim

Sepheres disse...

Seu trabalho eh lindo, ainda mais 'ao vivo' =]
Parabéns

Priscila disse...

Adorei amiga, ficaram lindas suas latinhas!!!
Bjs...

Ruby Fernandes disse...

Coisa mais linda do mundo, excelente trabalho!!! O passo a passo tá ótimo também. Passei para agradecer sua visita e me encantei com seu blog, já vou te seguir!!! Bjokas querida.

Roberta Granada disse...

Oi , gosto muito do teu blog, eu tb tenho um blog sobre artesanato em geral e agora estou disponibilizando aos meus leitores download grátis de revistas, http://agulhaetricot.blogspot.com,visite-me,beijo.

Mayri Lopes disse...

Ai q máximo! Adorei! Sabe Aline, qdo vc disse q ia reciclar as latas pensei logo em pintura e desanimei, um pouco antes do natal não tive uma experiência muito boa, como tem um filho q toma mamadeira consigo guardar muitas latas de leite e resolvi reciclar, mas poxa todo aquele cuidado para não enferrujar, mais primer e não sei qtas demãos e ver q depois do trabalhão a tinta n ficava uniforme na cor e muitas das vezes qq arranhãozinho danificava a pintura me fez largar tudo pra lá, joguei as latas foras e desanimei...
Juro q fiquei muito feliz em saber dessa tinta spray e ainda ver as cores certinhas ns latas! Me animei d novo e vou pensar seriamente em tentar! Brigada viu!? Vc é 10!

Luci Cardinelli disse...

Tem mesmo que ficar eufórica pois ficaram lindas!

bjuss

Aline Vachelli disse...

Sepheres, valeu pela visita!! =)

Obrigada Ruby! Seja bem-vinda!!

Oi Mayri! Como já disse em um outro post de latinhas, até linkei ele no texto, também não me dei bem com primer e tinta comum em latas. Achei muito chato, demorado e ainda por cima não ficava perfeito. O correto mesmo é usar tinta própria para metais. E o spray é uma mão na roda! Pinta rapidinho!
Tenta de novo sim! A única desvantagem é o cheiro forte, use uma máscara. Beijoksss

Obrigada a todos pelos elogios e comentários! =)

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Aline!
Menina! Para quem tem talento com artes manuais tudo é facinho e sai lindo, né? Achei tudo tão bonitinho! Fiquei encantada com o resultado e, no teu lugar, também ficaria eufórica para dar uso a elas logo logo. ;)

Parabéns!!!

Ah! Lendo teus cuidados básicos com os cabelos, vejo que faço tudo assim também, exceto escovar. Eles secam ao natural, muito raramente eu dou escova+chapinha. Acabei não aderindo a ela porque sou muito pouco disciplinada para fazer isso o tempo todo. A menos que eu comprasse todo o equipamento e aprendesse a fazer em casa. Enfim, achei mais prático não aderir. :)
Beijos

Ana Carla Benet disse...

Menina, amei as latas !!! E amei aprender a fazer tb. Tô "paxonada"!!!!

Beijos e mais beijos
Parabéns pelo talento.

Mayri Lopes disse...

Eu vi o post das latinhas, realmente foi mais ou menos o q aconteceu comigo...rss
Essa tinta vende em lojas de artesanato ou em loja de tintas? Tem nome?
Desculpa te encher de perguntas, mas é q agora me animei de verdade.... rss
Brigada, bjos!

Fernanda Barata disse...

Nossa como ficaram lindas,aliás seu trabalho é maravilhoso. Parabéns,adorei!!bjkas..

Aline Vachelli disse...

Oi Lidiane!!
Obrigada!! Já estou dando um jeito de desocupar um espacinho no meu atelier para elas..rs..
Ah, eu também deixo secar ao natural.. as escovada que falei é de pentear, normalmente. Felizmente eu dei a sorte de ter o cabelo lisinho (nessas horas agradeço minha vó..rs..) e também não preciso da escova e chapinha.
Bjokss

Ana!! Que bom que gostou!! Quando fizer suas latinhas mostra prá gente!
Bjoss

Aline Vachelli disse...

Olá Mayri,
Você encontra em lojas de tinta mesmo, procure por Colorgin automotiva, tem várias cores. Eles provavelmente vão te mostrar outros tipos de Colorgin (de uso geral,etc) essas eu nunca testei.
Pode perguntar a vontade!! Quero ver suas latinhas depois de prontas hem?
Beijoss

Obrigada Fernanda!! =)
Bjoss

Lidiane Vasconcelos disse...

Ihhhh, Aline! E você pensa que meu cabelo é lisinho? É nada, bonita! É de tóinóinóin e eu deixo ele assim mesmo... ehehehe... não aderi mesmo a chapinha. ;)

Beijos

Desabafando disse...

Amei a lata da vaquinha! Ficou excelente!

Reciclagem e Arte disse...

Nossa que talento! Não me dou bem com spray, sempre escorre. aí passo galvite, depois de 24h passo tinta pva. mais trabalhoso neh. Lindas latas mesmo. ótimo domingo. beijos.

Magda Nasser disse...

A idéia foi ótima e as peças ficaram mara.
Parabens.
Boa semana.

Lu Oliveira disse...

Ficaram lindas, amei todas.
Boa sorte com o atelie, quando der coloca as fotinhas pra gente.
Bjs

Aline Vachelli disse...

Obrigada meninas!!
=)

lika disse...

Que belezura,ficaram lindas,tenho uns tecidinhos vou me animar,adorei seu blog,tudo é muito lindo...
parabéns pelo seu trabalho,há da uma espiadinha no meu
um abraço
com carinho
lika

Artes da Quel disse...

Todas estão lindas, mas a que mais gostei foi da vaquinha, amo vaquinhas... heheheh
Beijocas,

Quel.

Reciclagem e Arte disse...

Socorro, não consigo aproveitar latas com tampa assim! Elas depois q passo primer não encasixam mais. Pode me ajudar? bjs, tuas latas arrasam!

Aline Vachelli disse...

Obrigada pelo carinho Lika!!
Beijokss

As vaquinhas são mesmo muito mimosas Quel, também amo!!
Beijoss

Oi Maíra, Obrigada!!
Eu não uso primer e nem tinta comum para pintá-las. Acho que a pintura fica grossa, deve ser por isso que as suas tampas não encaixam mais, pois com as camadas, a tampa que já é justa, não entra mais.
O que faço é dar 2 ou 3 demãos finas de tinta spray.. e tem que esperar uns 3 dias para tampar, para que seque bem. Caí na besteira de tampá-las antes e 2 latinhas deram uma lascadinha na pintura..aff..
Beijokss

Laély disse...

Que fofas! Amei! Tenho várias latinhas.

Nine Braga disse...

Foféeeeeeeeeerrimas

Postar um comentário

^