segunda-feira, 13 de abril de 2009

Você se liga nos detalhes?

Se você respondeu "sim", parabéns! Os detalhes são o charme de um trabalho, é o que o diferencia dos outros. É o toque final depois de ter produzido sua peça com tanto capricho e dedicação.
Vamos então falar de alguns apetrechos, que podem dar uma nova cara ao seu trabalho:

Pézinhos ou puxadores: Com quatro dessas pecinhas, feitas de madeira, você tem uma caixa com pézinhos, é só colar com cascorez na peça antes de começar todo o seu trabalho, para ele receber a cor da peça. Recomendado para as peças mais finas (placa de mdf mais fina)pois não precisa pregar, é só colar. Ele serve também para enfeitar aquelas peças onde a tampa é de encaixar.

Mais pézinhos e cantoneiras: Essas cantoneiras com bolinhas embaixo, são pézinhos, esses são feitos de metal e você pode usar em caixas onde as placas são mais grossas, pois você vai precisar pregar. As cantoneiras sem bolinha, podem ser usadas tanto na tampa como na base da caixa, ou na tampa e na base, ou na tampa e as de bolinha na base. A caixa fica um luxo!



Esses pompons servem para fazer um pingente charmosíssimo para os puxadores, você encontra para comprar em diversas cores. Depois é só montar uma combinação legal usando pedras e contas.



Nessa caixinha, são algumas das minhas pedrinhas que uso para montar os pingentes. Vejam que não os compro prontos, é tudo separado e eu mesma monto combinando com a caixa. Essas pecinhas compro em lojas de material para bijús. Tem uma infinidade de bolinhas, pedrinhas, muitos tamanhos e cores! Se você não tomar cuidado nessa hora, acaba levando a loja inteira e não usando metade depois.


Alça e puxador de metal. A alça vai bem em qualquer maletinha, ou caixa que possa vir a se tornar uma maletinha.
Esse puxador, usado geralmente em gavetas e cômodas, colocado na peça certa, ficará um charme também. Ele é bem pequeno, e deve ser colocado em uma caixa grande, pois apesar do seu tamanho, ele tem "presença", saca? Não é em toda peça que ele cai bem.



Para finalizar, os meus favoritos, os fechos! Não sei ver mais uma caixa, que não seja de tampa de encaixar claro, sem os fechos. Para mim eles já viraram essenciais, dão riqueza ao trabalho. Você encontra para comprar de diversos modelos, e em 3 cores: prateado, dourado e ouro velho, que é o meu preferido. Você pode até colocar um penduricalhozinho nele, para enfeitar mais.


Para ilustrar tudo o que acabei de falar, algumas peças:

Com o puxador de madeira e pingente:

Com fecho, pingente no fecho, e pézinhos de madeira:
Fecho e alça de metal:
Apenas com pingente:

Mais uma com o puxador de madeira e pingente:Isso sem contar, os botões, fitas, strass, esferas de vidro, apliques de resina, e tantas outras opções que encontramos por aí.
Usem e abusem da criatividade meninas!

9 comentários

Denise disse...

Opa, tava escrito: seja o primeiro a pincelar...então tô obedecendo! kkkkk

É, detalhe é tudo mesmo e dá um charme. E a gente reconhece o trabalho do artesão pelos detalhes mesmo, o capricho, aquele toque especial.

Adoro um frufru bem empregado!

Aline Vachelli disse...

hahaha...
Tem razão, além de tudo os frufrus devem ser sempre bem empregados!!!rs..

beijoss

Luci Cardinelli disse...

Eu tenho uma porção de coisinhas aqui mas tenho usado pouco. Tenho tudo para os pingentes, mas não sei como pregá-los na caixa. Acho que fica um charme! Ando fazendo algumas aulas tentando aprender alguns detalhes, já que comecei a trabalhar só lendo na net.

bjus e boa semana!

Luciana disse...

Obrigada pela sua visita no meu blog. Os seus trabalhos são MARAVILHOSOS! Fiquei encantada. Parabéns!!!

Priscila disse...

Que ótimas dicas Aline,acho lindo esses pingentes que você coloca nas caixinhas, quando eu fizer uma um dia vou ver se consigo colocar esses pingentes...
Bjs...

Aline Vachelli disse...

Luci, você me deu uma boa idéia para o post de hoje... Ontem falei sobre eles, mas nem me passou pela cabeça sobre a dificuldade de pregá-los na caixa.! Beijoss

Obrigada Luciana e Priscila!!! =D

Beijoss

Ozenilda Amorim disse...

Você tem toda razão, Aline, os detalhes dizem tudo sobre um trabalho bem feito.
Quanto ao layout do blog, não me lembro bem de como era, mas aprovei as mudanças, ficou lindo.
;)

Aline Vachelli disse...

Oi Ozenilda!!
Obrigada!
Beijoss

Gisela Marini Dias disse...

Querida, amei seu blog!
Adorei todas as dicas e seus trabalhos são lindos.

Tomara que vc possa me ajudar.
Onde posso achar essas cantoneiras, pezinhos e alcinhas de metal que vc menciona aqui.

beijocas e já estou mais que seguindo....estou lendo tudo...rs

Postar um comentário

^