quinta-feira, 23 de abril de 2009

Textura Piquê

Vamos pintar?

Para essa técnica você vai precisar de:

- Peça de MDF
- Toalhinha emborrachada (tipo antiderrapante de tapete ou jogo americano-Foto abaixo)
- Tinta branca
- Verniz Acrílico brilhante
- Pasta para modelagem da Acrilex
- Espátula / Pincél / Rolinho de espuma
- Lixas

Como fazer:

Pinte a peça de branco, lixe e dê mais uma demão.
Recorte a toalhinha, para que fique fácil de trabalhar, coloque ela sobre a peça, segure firme para não escorregar e atenção na hora de posicionar os quadradinhos para não ficarem tortos. Passe a pasta com a espátula (Fiz um vídeo há um tempinho para algumas amigas, explicando esse procedimento, notem minha preocupação em fazer com que a pasta entre bem pelos vãos, porque depois que tirar a toalha, não tem mais como voltar - Vídeo abaixo).
Repita em todos os lados da peça. Faça por partes para não melecar tudo.
Depois de tudo bem sequinho, pegue uma lixa mais grossinha e lixe toda a textura, para aparar as pontinhas.
Com o rolinho, dê mais uma demão de branco sobre a peça. Deixe secar e depois, com o rolinho também, dê uma demão do verniz.

Para enfeitar, você pode colar ainda pedrinhas de strass nas partes baixas da textura, como fiz na caixinha de lenços.

17 comentários

Paula disse...

LINDA!!
Vou tentar fazer uma este fim de semana! Adorei!
Obrigado Querida por não te importares de nos ensinar!
Beijo
Paula

Andréa Brandão disse...

Linda técnica! Mas acho que vai ser difícil encontrar esse material aqui (a toalhinha) snif!

Aline Vachelli disse...

Oba!! Depois conta como ficou hem Paula!!
Me sinto muito bem em dividir com vocês o que sei, pra mim é um prazer!!
Beijoss

Andréa, procura como jogo americano emborrachado, encontrei assim e foi em um supermercado... Em lojas de tapete você encontra, mas tente comprar com as tramas menores, pois você também vai achar com quadrados enormes.
Bjoss

Lívia disse...

OLá Aline
É meu primeiro comentário, mas estou sempre por aqui! Adorei a técnica, assim que eu terminar minhas coisas eu farei a farei. Tenho um pedido a fazer, vc poderia fazer um PAP de como forrar uma caixa de mdf com tecido, internamente.
Beijos
Lívia
www.casadali.blogspot.com

Denise disse...

Essa técnica é uma das mais bonitas. Essa toalhinha é vendida nas Lojas Americanas também, como jogo americano. Já vi até em loja de 1,99.
Tem que ter atenção pra não ficar torto, senão estraga o trabalho mesmo hehehe.
Beijos

Mayri Lopes disse...

Ai q interessante, adorei!
Parece difícil, eu sou muito meia atrapalhada, acho q n dou conta de segurar a trama certinho em cima da peça não, rsrsrs.
Obrigada por compartilhar viu!?
Beijão!

Magda Nasser disse...

Já tinha tanta coisa pra fazer...agora arrumei mais uma. Não resisti, vou fazer esse fim de semana.
Obrigada por compartilhar coisas tão bonitas com a gente.
Bom fim de semana.
( Quando postar a minha te aviso, pq preciso que opine)

Katia Bonfadini disse...

Que graça, Aline! Amei a caixinha e a textura! Eu só não tenho jeito pra fazer uma pra mim... Seu trabalho é muito bom, parabéns!

Ozenilda Amorim disse...

Muito linda e um efeito bem diferente das outras caixas que vemos ness mundinho tudo de bom que frenquentamos diariamente.
;)

Edy pinturas e artes disse...

Olá.... Gostei muito do seu blog/site e quero convidá-la para visitar-me.
Estou procurando um PAP sobre patina em movel ja usado caso saiba de algum por favor remeta-o para mim, por favor
Bjus.
Edmara.
- Meus endereços:
- http://edypinturaseartes.blogspot.com
- http://edypinturaseartes-vendas.blogspot.com
- http://edypinturaseartescomrevistas.blogspot.com
- http://enkantosdaboamesa.blogspot.com
- http://www.google.com.br/reader/shared/04834010170022514142

esperandopormim disse...

Olá Aline!

Que vontade de tentar fazer, mas que medo de não conseguir e acabar fazendo caca! Eu sei que é besteira, mas me cobro bastante neste sentido. Mas já prometi a mim mesma, nas férias vou tentar copiar alguma técnica sua, com mais calma, mais tempo... relendo seus posts umas mil vezes para não deixar passar nenhum detalhe...rsrs.

Adorei as fotos da sua viagem, e que roteiro, hein?! Que aventura tb! todo este percurso de moto!

Ps* Aquela banda do vídeo postado no meu blog é a mesma sim que fez o clipe das esteiras. Inclusive, uns posts anteriores àquele, eu postei o vídeo das esteiras tb! Qdo quiser ver, dá um pulo lá!

Bjão e bom domingo!

Roberta Bernardo disse...

Amei de paixão!!! Lindo o efeito e super criativo a maneira de consegui-lo!! Vou tentar um dia fazer um desses e claro vou mostrar lá no Criative-se. Me aguarde! ssrsrrs
Perfeito seu trabalho!! Capricho puro!
Bjks e boa semana
Beta
www.criativesse.blogspot.com

Aline Vachelli disse...

Oi Lívia!! Seja sempre bem-vinda!! Pode deixar que vou preparar um pap bem legal sobre como forrar uma caixa por dentro!
Beijos

Dê, valeu pelas dicas!!! Bjoss

Mayri, não é difícil não, é só fazer com calma e um lado de cada vez esperando secar cada um.
Bjoss

Magda, volte para nos contar como foi!! Beijoss

Obrigada Kátia!! Beijoss

Ozenilda, obrigada! Falou tudo: esse mundinho é tudo de bom mesmo!!rss... beijoss

Edy, obrigada. Já postei sobre pátinas, aqui:
http://entrepinceis.blogspot.com/2009/02/brincando-com-os-botoes.html
Para fazer em um móvel usado, você precia lixá-lo primeiro para tirar toda a camada de verniz ou cera para depois fazer a pátina. E você pode também substituir a cera da técnica por vela, basta esfregá-la onde deseja obter o efeito da pátina. Faça testes antes em pequenos pedaços de madeira, pois você precisar pegar prática e acertar na mão. Bjoss

Aline Vachelli disse...

Oi Tatiana!!
Que bom!! Faz isso sim.. mas não se cobre muito no começo, porque para tudo você precisa de prática, acertar na mão, conhecer bem os materiais que trabalha.
Ah sim!! Muito bom aqueles clipes, vou lá para rever!!!rs..
Beijoss

Oi Roberta! Obrigada!! Tenta sim, você vai adorar..
beijosss

Boa semana meninas!! Obrigada pelos comentários e desculpe a demora para responder!!!

Claudia disse...

Esta técnica fica linda a caixa.
Beijinhos
Cláudia

valeriana disse...

Oi tudo bem?
Adorei essa tecnica mas estou com uma dúvida e agradeceria muito se vc puder me escalrecer....
Tenho uma caixa em mdf porta biju redonda com vidro mas com tampa de encaixe,se eu fizer essa tecnica na caixa toda a tampa vai fechar?
Desde de já obrigada.....E parabéns pelo seu lindo trabalho que é super bem feito,suas caixas são lindas...

Aline disse...

Oi Valeriana,
Em caixas onde a tampa é de encaixe não dá para fazer... A tampa vai agrarrar na base. Você pode fazer apenas a tampa nessa técnica e a base pintar de branco.
Obrigada!!
Beijos

Postar um comentário

^