domingo, 5 de abril de 2009

Pintando latas!!!

Fiz muita arte nesse fim de semana. Eu e maridão!!
Sábado saí com ele para comprar umas tintas em spray para pintar metal. Compramos também um selador para plástico e poder usar as mesmas tintas. As tintas foram para ele, passamos o domingo todo trabalhando em cima de um projeto, eu fiquei ali auxiliando com meus conhecimentos artesanais...rs...
Bom, mas no meio de toda a bagunça, lembrei de umas coisinhas de metal que eu tinha e sempre quis pintar. Latas, baldinho, porta pincéis, tudo entrou na roda! Já tive uma experiência com latinhas, pesquisei alguns paps e colhetei informações, uma delas era o famoso primer, que já tentei usar de diversas maneiras e nunca me dei bem. Só de ficar ali dando demãos, esperando horas, dias, para secar, passar aquele tanto de tinta, afff... E pior, fiz vários testes e nenhum deles passou pelo meu "teste da unha", onde eu metia a unha e se descascasse já era! Larguei mão!
Daí hoje estou aqui sentada e me perguntado: Porque sofri tanto e não comprei logo uma tinta para metais? Afff...
Thanks marido!

Impressões e dicas:

- A tinta é essa aqui. Compramos várias cores, porém só usei o branco paina.
- Limpei as peças com álcool para remover a sujeira e gordura das mãos.
- Fui aplicando aos poucos, para não escorrer. Tempo de uma demão para outra: cerca de 5 minutos. Seca muito rápido.
- Passou pelo "Teste da unha"!!!
- Fiz decoupagem com guardanapo, usando a mesma técnica que uso em caixas. Ficou ótimo.
- Botões eu colei com cola quente, detalhes da lata de cachorrinho eu fiz com canetinha para cd preta.
- Impermeabilizei tudo com verniz spray fosco da acrilex.
- Recomendo usar máscara e luvas e fazer em lugar ventilado, só tome cuidado com o vento, pois ele atrapalha.
- Custo de cada spray de tinta: R$ 12,00

Conclusão: AMEI essa tinta e para pintar latas só vou usar delas! Já estou com outras latas aqui, umas de bolachas, outras antigas de panetone, todas esperando para receber seu toque especial.

Fotinhas:

A empolgação foi tanta que só lembrei de tirar foto depois de pronto!
Meu baldinho porta rolinhos era rosa e o porta pincéis era prateado, agora ficou tudo branco. A latinha de leite em pó eu fiz decoupagem e enfeitei.


Latinha antes da decoupagem:


Latinha depois de enfeitada. Os botões são lilás, na foto saíram azuis =P


Essa deu tempo de tirar uma foto crua!


Pintadinha de branco:


Já decorada:


Decoupagem com guardanapo na tampa:

Hummm.... ela recheada!


Boa semana a todos!!

37 comentários

Denise disse...

Lindas demais!!! Adorei!

Andréa Brandão disse...

Aline,
sempre tive vontade de pintar latinhas. Tenho um montão delas já esperando, mas essa história do primer... Como não tenho muito tempo nem mesmo nos fds e quero ver logo o resultado de tudo q faço, não me animava, mas agora com essa dica acho que logo, logo terei novidades na área. rsrsrs
O pior é que trabalho numa loja que vende as tintas, acredita? KKKKKK


Bjos e ótima semana!

Ozenilda Amorim disse...

Ficou tudo muito lindo, Aline. Só não imaginava que dava para fazer decoupage em metal.
Gostei da lata recheada :D

Priscila disse...

Muito lindas!!!Amei todas, mas gostaria mesmo era do recheio da última lata!!!kkk
Bjs...

Aline Vachelli disse...

Obrigada Dê!!

Ah Andréa!! Não acredito!! Você o tempo todo ao lado das tintas e nada? kkkkkk

Ozenilda, eu também não sabia que dava, mas fiz um teste e ficou ótimo!

hahahah... a lata recheada fez sucesso hem?
Fica aí a sugestão: Para quem não quer gastar muito nessa páscoa, é só pintar uma latinha bem fofa e encher com bombons! Presente irresistível e exclusivo!

Beijos meninas

Reciclagem & Arte disse...

Lindasss! Eu uso primer ou galvite, mas também fico impaciente com esta demora na secagem... tenho uma tinta destas spray mas é cinza. Elas tem cheiro forte né? Amei seus trabalhos! parabéns! tem selinho pra vc no blog. Beijosss

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Aline!
Lindo trabalho! Parabéns!
Beijos

Aline Vachelli disse...

Maíra, elas tem cheiro forte sim! Por isso usei a máscara e usei um ventilador a distância para que não voltasse contra mim. Tenho sinusite e rinite, por isso tenho sempre que tomar esses cuidados para não ficar atacada.
Obrigada pelo selinho!!!

Obrigada Lidiane!!!

Beijos meninas...

Fernanda Barata disse...

Olha adorei suas dicas, me aventurei a pintar latinha esses dias mais perdi a paciência com o tal do prime,amei não ter que esperar tanto,rsrsrs. Adorei seu blog....bjkas...

Aline Vachelli disse...

Oi Fernanda!!
Obrigada!!
Beijoss

Lucia Laureano disse...

Lindo seu trabalho!
Venha nos conhecer tb!
www.criativesse.blogspot.com.br

Luci Cardinelli disse...

Lindas!!

Assim como a Andréa eu tenho um monte de latas por aqui esperando tempo para pintá-las. Acho lindo esse trabalho.

bjusss e boa páscoa a todas!

Aline Vachelli disse...

Obrigada Lucia e Luci!!!

Beijoss

Katia Bonfadini disse...

A lata ficou linda! Amei a ilustração do cachorrinho e o detalhe dos botões, ficou um charme!

Anônimo disse...

OLÁ MEU NOME É LILIA, TAMBÉM TO TENTANDO PINTAR LATINHAS E AMEI A SUA IDÉIA! PARABÉNS FICARAM LINDAS!! O QUE FAÇO SE ALGUMAS LATAS ESTIVEREM COM UNS PONTOS DE FERRUJEM? TENHO VÁRIAS DE BISCOITO E PANETONE E ESTÃO OXIDANDO, PODE ME DAR UMA DICA? BEIJOS E MAIS UMA VEZ, PARABÉNS PELO SEU TRABALHO!

Aline disse...

Oi Lilia! Obrigada...
Olha, não sei te responder não, sei que existe um produto certo para passar sobre a oxidação, mas não sei o nome..
Beijosss

Aline Kikunaga disse...

Adorei essa dica, e por sinal firam lindas!!!
Estou querendo pintar umas latas de leite em pó para o niver do meu filho, tenho umas 30 latas guardadas, tentei pintar com primer mas não passou no teste da unha rsrs...
O que eu gostaria de saber com uma lata de tinta dá pra pintar quantas latas, só pra saber quanto eu vou gastar.
beijos e espero resposta.

Aline disse...

Aline Kikunaga, deixe seu email para que eu possa te responder...

Art´s e Bobagens disse...

Ficou muito lindo !!! Parabéns
Abraços Marceli

Anônimo disse...

Segue meu email.
alkikunaga@hotmail.com,
depois de pintada as latas vc passa alguma coisa nela tipo um verniz, para colar os desenhos, somente com cola branca comum, ou com algo especial.

beijos e até mais

Aline Kikunaga disse...

pequena correção, o recado do anonimo sou eu, na hora de enviar cliquei errado
Ok
BJSS

Anônimo disse...

Olá, tenho algumas latas de leite ninho e quero pintar pra fazer enfeites de mesa pro aniversário da minha filha, mas não sei qual tinta devo usar, tenho que pintar por dentro tbm?
meu email é alifacar@hotmail.com
Obrigado

Lila Rodrigues disse...

ficarm lindas parabens eobrigada pela dica. meu marido ate falou isso outro dia de pintar com spray.
mas sobre o guardanapo vcpassou alguma coisa?

angel disse...

vou tentar usar...ha tempos queria saber como pintar as latinhas que tenho guardadas....obrigada..bjs

alessandra disse...

uma lata dessa tinta dá pra pintar quantas lats de nescau daquelas 2.0?vou fazer pra festinha do meu filho e queria saber se vale a pena...vou pintar 100 latas.
meu e-mail:apachecogama@hoptmail.com

obrigada desde já.

Karen disse...

Olá, muito lindo seu trabalho..
Então se eu usar essa tinta não há necessidade de usar o prime??
Em vez de usar a tecnica do guardanapo é possivel eu usar um adesivo e depois usar o vernis?
Com uma lata de tinta qts latas de leite ninho eu consigo pintar??
Aguardo ansiosa o retorno...
karen_feliciano@hotmail.com
Muito obrigada!

Aline disse...

Oi Karen! Vou te responder por aqui, porque assim tira a dúvida de mais gente.
Você não precisa usar o primer. O primer é usado quando você vai pintar a lata com uma tinta que não seja compatível com o metal, uma tinta acrílica por exemplo.
Sim! Você pode usar tanto o guardanapo, como o adesivo e até mesmo o tecido, mais pra frente postei umas latas forradas com tecido. E depois pode envernizar, nesse caso recomendo o verniz spray.
Sobre a quantidade de latas que dá para pintar com uma lata de tinta spray, várias pessoas já me perguntaram isso. Mas eu infelizmente não sei a resposta. Pois nunca pintei em grande quantidade para ter essa referência. Pintei apenas umas poucas latas... Mas acho que não dá para pintar muitas não... umas 12 talvez (to chutando...rs...)

Beijos e boa sorte a todas.

Karen disse...

Muito obrigada pela sua atenção!!
Fique com Deus!!

Rakel disse...

olá. Que bom resultado, uma mistura entre reciclagem e criatividade, Continue. Gostei do seu blog. Beijos

rose disse...

Olá. Amei seu tralalho e suas dicas, quero pintar umas latinha de leite ninho para o niver da minha filhota, e gostaria que tipo de arame vc usou para fazer essa alça? Aguardo contato. Abraços. Rose

rose disse...

meu e-mail é rose.gonzales@itelefonica.com.br

Ana Paula disse...

Vc é muito talentosa e ma parece uma pessoa muito simpa´tica. Amei o seu blog.
Bjs.
Ana Paula Bahia.

Ana Beatriz Gatto disse...

Parabéns pelo trabalho! Adorei a dica! Ainda mais que não precisa de tantos materiais e não demora para ficar pronto.. não tenho paciência para retoques! Vou experimentar! Agora já sei o que fazer com as latas!

patricialimaudi disse...

Oi, Aline!! Realmente seu trabalho ficou lindo! Tenho umas latas de leite em pó aqui... meu filho teve alergia alimentar e usou um leite que custava quase R$400,00 a lata. Não tive coragem de jogá-las fora... rsrsrs. Agora que ele vai fazer 1 aninho queria eu mesma fazer as lembranças e me lembrei das latas. Só não entendo muito de artesanato... sou apenas uma aventureira nessa área. Fiz eu mesma as lembrancinhas do batizado e ficaram lindas!!! Me empolguei... rsrs. Essa tinta é vendida onde?? Como ela é spray, costuma pintar as coisas ao redor tb? rsrs.... como vc faz pra não fazer tanta bagunça? Pois eu não tenho atelier, só boa vontade.... :)

Adriana Antonio disse...

Oi Aline, tudo bem??

Você está de parabéns pelo seu trabalho, muito bonito e caprichoso. Por favor, me tire uma dúvida, que tinta posso usar para pintar lata? Pois tenho um lindo latão de leite, daqueles antigos, que daria um lindo objeto de decoração. Pensei em dá um fundo com primer e pintar com tinta acrílica, mas se houver uma tinta específica acredito que o trabalho ficará melhor.
meu email é: adriana@revistacomunique.com.br

Abraços

fatima disse...

Olá!!!!
tenho em casa várias latinhas para pintar, mas não sabia qual tinta usar. Valeu a dica!!!!
e eu tenho as tintas em spray em casa.rsrsrsrs
Beijos e lindos os seus trabalhos.
adoro artesanato

Banana Power® disse...

Amei o seu trabalho nas latas, mas quando cliquei em cima do nome da tinta abre uma pagina com erro, não consigo ver qual é a tinta usada nesse trabaalho... podes me passar as informações da tinta?
Beijos
Kamila
(kamila@netuno.com.br)

Postar um comentário

^