quinta-feira, 30 de abril de 2009

Miniaturas

Quem aqui nunca brincou de casinha? Eu brinquei, e muito! Não sei dizer se minha paixão por miniaturas vem das casinhas de bonecas ou se as casinhas vinham da minha paixão por miniaturas. Quando era criança brincava muito com Barbies, e amava montar casinhas, eu tinha tudo para a cozinha: panelinhas, copinhos, talheres, torradeira, pratos, e sem contar o fogão, geladeira, mesa e tudo mais que tinha direito. Tinha um jogo maravilhoso de quarto também, feito de madeira, que perdi com o tempo, uma pena.
Mas por que estou falando tudo isso?
Para mostrar a vocês hoje mais uma arte que amo, que sempre admirei e que tenho muito prazer em fazer: Vitrines em miniatura.
Para esta arte não há uma técnica específica, a não ser o fato de você ter que conhecer os materiais que trabalha (fundamental para qualquer trabalho), e o que conta é a criatividade de cada um, o toque pessoal que diferencia cada trabalho.
Montar essas vitrines é muito prazeroso, vai desde a pintura de cada pecinha até a procura de meios para incrementar e decorar o "ambiente". Volto à infância quando estou bolando uma vitrine e me imagino com 8 anos de idade montando uma casinha...rs..
É uma delícia! Para quem anda estressada com a vida, com o trabalho, não há terapia melhor.

Aqui um joguinho que fiz para meu banheiro:


São peças de resina, com exceção da cantoneira que é de mdf, fiz uma pátina nela e umas florzinhas para parecer móvel antigo. As toalhinhas são de verdade, o espelho também. Todas as pecinhas foram pintadas por mim.
Confesso que não é fácil de achar essas pecinhas por aqui. Porém em uma visita a São Paulo retornei com uma lata cheia de "gostosuras":


Os kits separados:
Jogo de quarto, que pode ser feito tanto para um quarto de adulto, quanto para um quarto de bebê (O que muda é o tipo de decoração que faço em cada vitrine, cores que uso, papel de parede, etc.):


Jogo de banheiro, a pintura pode ser combinando com o banheiro de quem encomenda ou com cores neutras (como foi o caso do meu joguinho acima):


Jogo de cozinha, esse veio bastante pecinhas:

Enfim, é uma arte para você relaxar e passar uma tarde toda "brincando".

18 comentários

Andréa Brandão disse...

Puxa... eu acho linda essa arte! Deve ser uma verdadeira brincadeira.
Seu banheirinho ficou uma graça. Parabéns

Magda Nasser disse...

Realmente algo que nos retorna a infância tem outro ar.
Ficou muito mimoso seu banheiro, e as peças são todas muito fofas.
Bom fim de semana.

Denise disse...

Tudo muito lindo! Adoro ver os detalhes. É uma arte mesmo.
Beijos

Aline Vachelli disse...

Oi Andréa!! Obrigada! É sim, uma delícia elaborar cada vitrine, é uma brincadeira mesmo!!
Beijos

Oi Magda, obrigada!! Bom fim de semana para você também...
Beijoss

Obrigada Dê!!
Beijoss

Lu Oliveira disse...

Oi Aline

Adorei conhecer o seu cantinho. Amei cada arte sua. Vou te add para não perder o caminho.
Bjs e obrigada pela visita.

Desabafando disse...

Olá, muito obrigada pela visita e comentário. Na verdade eu já viajei uma vez com uma amiga e não tive uma experi~encia legal pois a pessoa só reclamava, daí minha vontade em ir sozinha. Dei uma espiada no seu blog e adorei, amei seu trabalho. Amo artes então vou passar a te acompanhar, para isso vou linkar no meu blog ok!

Aline Vachelli disse...

Oi Lu, obrigada!! Seja sempre bem-vinda!
Beijos

Desabafando disse...

Olá,
Eu faço artesanato sim, faz tempo que não mexo com muita coisa mas nos meus tempos de voluntária eu ensinava artesanato a crianças, sei fazer pregadores porta recados de geladeira (é só pintar e colar um imã atrás), fantoches com materiais simples e baratos, já pintei telas a oleo, já bordei, adoro tudo isso, tenho um estoque de tinta, canetas..rsrsrsrs...mas miniaturas nunca tentei. Ando com vontade de aprender a mexer com biscuit mas acho que precisaria buscar um curso, uma vez me aventurei com massa pronta, mas não consegui fazer muita coisa! Qualquer dia posto lá no meu fotos dos meus fantoches de dedo! Super fácil!

Lidiane Vasconcelos disse...

Aline! Estou cada dia mais encantada com o seu talento, mulher! E que paciência! Para a gente que olha e diz: que “cute cute”, mas que é leiga, passa “batida” com relação ao trabalho que fazer esse tipo de arte pode dar, ainda que seja prazeroso. Nossa! Meus sinceros pararabéns!

Ah! Pois é, Aline. Também sofro do mal da falta de espaço no quarto. É por isso que não vou colocar propriamente uma cabeceira, porque os centímetros são preciosos. Vou colocar os painéis que descem do teto e formam as mesinhas, assim ganho algum espaço no comprimento do quarto.

;)

Beijos

Aline Vachelli disse...

Desabafando, uau!!! Vejo que temos aqui mais uma artesã de mão cheia!! Posta sim, quero ver suas artes!!
É, para o biscuit acho melhor fazer um curso sim, pois as professoras ensinam alguns macetes essenciais.. nunca trabalhei com biscuit não, mas um dia tento!! Juro!! hahaha...
Beijoss

Oi Lidiane, obrigada!! Sabe, isso que você falou é uma verdade, todo trabalho feito a mão leva tempo e dá um certo trabalho sim.. Para quem vende (como eu) sofre na hora de cobrar pelo trabalho, não necessariamente para colocar o valor justo na peça, mas para aturar "caras e bocas" de quem não valoriza o artesanato.. acho que já até postei sobre isso aqui. É sempre bom quando as pessoas dão o devido valor ao artesanato! Obrigada!
Aff..quanto ao quarto, nem painel eu posso colocar, imagine você que a minha cama é encostada (deixo um vão de 40cm) na janela.. Nem em painel eu posso sonhar por enquanto...rsrs...
Beijoss

Denise disse...

Opa, vamo trabalhar e postar hoje ué...dia do trabalhador, então tem que trabalhar e postar pra nós! Cobrança mode on hehehe

Aline Vachelli disse...

Dê!!! Hoje que vi sua postagem, mas já tá ali em cima a de hoje!!rsrs...
(leitora gigêenti)
Bjoss

Priscila disse...

Aline eu amo miniaturas já fiz muitas todas para vender,mas não faço com resina, os móveis são de mdf e os objetos faço todos em biscuit,tem um post que mostrei um quadro de cozinha, eu adoro essa técnica, lembra a infância!!!
Bjs...

Ana Carla Benet disse...

Comprei duas cadeirinhas miniaturas pq achei lindinhas, mas não tenho idéia de como usá-las ainda. Talvez num quadrinho, né ?

Bjs

Mayri Lopes disse...

Lindas, lindas miniaturas, quero fazer uns quadrinhos pra minha cozinha e esse post me deu uma ótima idéia, obrigadaaaaa.
Beijão!

Aline Vachelli disse...

Oi Priscila!!
Vou procurar seu post para ver sua vitrine! É uma delícia mesmo e a gente se sente uma criança né?rss..
Bjoss

Oi Ana.. Você poderia tentar comprar uma mesinha pequena e colocar entre as cadeirinhas, ficaria uma vitrine bem legal, elas não precisam ser necessariamente de um cômodo inteiro.. Bjoss

Que bom Mayri!! Depois mostra prá gente!! Beijokss

Samara Carvalho disse...

Amo arte em resina!!! fiz quadrinhos para os meus banheiros e sempre recebo elogios! Postei um deles no meu blog!!! São muito fofos!!! Beijos!

Jandira disse...

Acho as vitrines lindas. Gostaria de um curso..É posivel?

Postar um comentário

^