sábado, 4 de abril de 2009

Decoupagem sobre Pastilhas de Vidro


Escolhi para postar hoje uma técnica que exige muita paciência, porém no final é gratificante, pois fica linda! Notem que nesse porta-cartões a técnica por si só foi suficiente, não precisei incrementar nada e usei uma cor só por fora da peça. A peça também sempre ajuda no resultado final, por isso é sempre bom comprar peças de qualidade, sem excesso de cola, furinhos ou lascadinhos. As bordas trabalhadas (topia) deram o toque que eu precisava para esse trabalho.

Vamos aos materiais necessários:
- Peça em MDF (quadro, bandeja, caixa,...)
- Tintas (a escolha)
- Lixa fina (400)
- Lixas de unha
- Pastilhas de vidro branca (dessas usadas para mosaico)
- Guardanapo ou papel para decoupagem
- Cola Cascorez (Rótulo azul)
- 1 Folha sulfite
- Verniz acrílico ou verniz geral (da aquarela brasil) para quem prefere com mais brilho
- Estilete

Modo de fazer:
  1. A primeira coisa a fazer, é definir onde as pastilhas ficarão e medir esse espaço. Calcule o número de pastilhas usadas, deixando entre elas um espacinho de uns 3mm.
  2. Cole essas pastilhas na folha sulfite, coloque só uma gotinha de cola. Deixe um espaço mínimo entre elas, o suficiente para passar o estilete (aquele espaço de 3mm é só para ser usado na hora de colar na caixa).
  3. Dilua um pouco da cascorez ou use qualquer outra cola para decoupage. Passe sobre as pastilhas e cole a imagem escolhida. Siga sempre essas dicas para não enrugar ou rasgar seu papel ou guardanapo.
  4. Depois de bem sequinho, envernize. Deixe secar novamente.
  5. Enquanto seca, pinte sua peça, lixe com a 400, pinte novamente e já finalize onde puder, ou seja, todo o restante da peça onde não vão as pastilhas.
  6. Passe o estilete pelas pastilhas, separando-as. A medida que for separando, já lixe com a lixa de unha, os 4 lados da pastilha (sempre de cima para baixo, para retirar as rebarbas). Vá colocando na ordem sobre uma mesa. Tome muito cuidado nessa hora, pois se elas misturarem, afff... serão no mínimo 3 dias separando, dependendo do tamanho do trabalho...rs...
  7. Com a cascorez pura, passe uma gotona em baixo de cada pastilha e cole sobre a peça. Meça tudo muito bem, para nada sair torto. Se tiver dificuldade, use fita crepe para delimitar o espaço.
  8. Deixe secar bem. Finalize o restante da peça, se quiser pode passar mais uma demão de verniz sobre as pastilhas.
Bom trabalho!!!
Quem fizer, volte para contar como foi!!!

6 comentários

Priscila disse...

Olá Aline eu adoro essa técnica, já fiz uma peça com ela, faz tempo e já vendi, quando eu fizer de novo vou postar pra vc ver!!!Bjs...

Denise disse...

Essa técnica é maravilhosa, o resultado é lindo. Obrigada por compartilhar!!
Bjs

Aline Vachelli disse...

Oi Priscila!! Posta sim!!

Beijokss

Lucia Laureano disse...

Simplesmente Amei!
Tô sem palavras!!!!!

Luci Cardinelli disse...

Concordo com vc, precisa de paciência, mas o resultado é lindo! Fui procurar no meu blog a que eu fiz e não encontrei. Acho que não postei. Vou postar e te mostro.

bjão

LYDIA disse...

Ola,

como é essas pastilhas?
compra pronta?

Postar um comentário

^