quarta-feira, 15 de abril de 2009

Colocando Pingentes

Ontem falei, falei e não ensinei né? Pois hoje, bolei alguns paps para vocês e espero que sejam úteis! A idéia desse post veio do comentário da Luci:

"Eu tenho uma porção de coisinhas aqui mas tenho usado pouco. Tenho tudo para os pingentes, mas não sei como pregá-los na caixa. Acho que fica um charme! Ando fazendo algumas aulas tentando aprender alguns detalhes, já que comecei a trabalhar só lendo na net."

Agora quero ver vocês botando a mão na massa hem meninas?

Fiz as simulações em caixas cruas, pois não tinha nenhuma pronta para colocar pingente.
Usei 2 caixas, com modelos de tampas diferentes. Uma de sobrepor, tipo caixa de sapato, e outra com tampa comum (não sei o nome desse modelo de tampa).
Notem que na de tampa de sobrepor o puxador já está colado, ele deve ser colado sempre antes de começar a pintar a caixa. Porém o pingente só é colocado no final.


Pap 1: Esse é o mais básico. Você passa as pedrinhas pelo cordãozinho do próprio frufru e deixa um pedaço dele sobrando.(1) Muita paciência nessa hora! Pois tem pedrinha que vem com o buraco pequenininho, e nessa hora você vai ter que rebolar!
Depois é só passar ele pelo puxador, ele deve estar justinho. Você vai ter um pouco de dificuldade para passar, mas é só esticar, ele é flexível. (2)


Pap 2: Para quem achou que o cordãozinho do frufru era pequeno, é só comprar essas cordinhas fininhas, vendidas em loja de bijú também. Corte um pedacinho. (1)
Passe ela pelo cordão do frufru e coloque as pedrinhas que quiser. (2 e 3)
Pegue o cordãozinho e amarre por trás do puxador, dê um nó. (4)
Jogue as pontas para baixo, amarre e dê mais um nó. (5)
Corte as sobras do cordão bem próximo ao nó, para não ficar aparecendo. (6)
E pronto! Lembre-se sempre de combinar a cor da cordinha com a cor da peça. O puxador deve ser sempre pintado com a cor da peça também.


Pap 3: Esse modelo de caixa aceita fecho, porém para quem não quiser colocá-lo, aqui vai o próximo pap: Como colocar o pingente na caixa de tampa comum.
Marque o centro da tampa e faça um ponto de caneta. Escore a tampa na beirada de uma mesa e martele um prego grosso ali, até apontar do outro lado, depois retire o prego e pinte a caixa como quiser. (1) Na foto não usei um prego mais grosso pois não tinha na hora.
Faça o pingente, deixando sobrar cordão, (2) passe as duas pontas pelo buraco. Se tiver dificuldade, use uma agulha de cabeça grande para ajudar, passe um fio de cada vez pelo burado.
Para segurar o pingente você vai usar um botão fino. (3 e 4)
Passe um fio por cada burado do botão e dê um nó bem firme. (5)
Corte as pontas.
Botões menores e cordões bem finos deixam o trabalho mais delicado.
A tampa de encaixar não aceita esse modo de fazer pois agarraria na hora de abrir e fechar.
Não reparem na minha unha sem esmalte. (=P)


Pap 4: Para colocar os fechos:
Marque o centro da peça, posicione a parte de cima do fecho e marque os buraquinhos com uma canetinha, dê uma marteladinha nesses buraquinhos apenas para o prego começar a abrir o buraco, retire o prego e parafuse o fecho. Sempre uso parafusinhos pois acho que preguinhos estragam a peça e nunca ficam bons.
Na foto marquei direto os 4 buraquinhos, porém, prefiro fazer primeiro o lado de cima e só depois o de baixo. Marque o de baixo, martele só o comecinho e parafuse. Você deve medir bem nessa hora, pois se ficar muito perto, ele fica frouxo e se ficar muito longe, fica agarrando. Até pegar a prática é um saquinho!
Foto 1: Marcando
Foto 2: Buracos marcados
Foto 3: Marteladas para iniciar os buracos
Só coloco o fecho no final, depois que a peça está pronta.
Para colocar pingente no fecho: Coloque o cordão bem amarradinho entre o parafusinho e a peça antes de pregar a parte de cima. Ele ficará embaixo do fecho, entre ele e a peça, como aqui.


Espero que tenham gostado dos paps!!!

7 comentários

Ozenilda Amorim disse...

É mais fácil do que parecia, valeu pelo paps.
;)

Priscila disse...

Adorei o pap!!!!
Assim fica bem fácil de fazer!
Bjs...

Denise disse...

Ótimo! Bem explicadinho e vai ajudar muito gente. :)
Bjos

Lidiane Vasconcelos disse...

Aline, nem sou artesão nem nada... mas achei tudo muito "mastigadinho". Para quem "manja" do negócio, penso que vai ficar facinho, facinho...

Ah! Que bom que você gostou das dicas para o cuidado das unhas. E como você falou, relembrar certas coisinhas nunca é demais, não é?

Aff! Eu entendi que a dermatologista falou para não pintar meeeesmo com esmalte, e isso seria o ideal. Acho muito difícil a gente abolir o esmalte. Acho quase impossível para a imensa maioria das mulheres, não é?

Beijos

Cookie*kawaii* disse...

ola!
Gostei muito do teu blog. já tas nos meu favoritos :) Obrigada por partilhares os passos a passos!
bjs tem uma boa semana ^-^

Luci Cardinelli disse...

\o/\o/\o/
ameeeiiiiii!!!! muito muito obrigada amiga!!! que Deus lhe abençoe sempre por toda sua disponibilidade em dividir seus conhecimentos.

me aguarde agora!! já vou começar a fazer pingentes por aqui :)

bejãooooooooo

Aline Vachelli disse...

Meninas!!!
Que bom que gostaram!!! Fico muito feliz!

Luci, estou doida para ver seus pingentes hem!!! =D

Beijoss

Postar um comentário

^