terça-feira, 10 de março de 2009

Como forrar uma caixa usando tecido

Boa noite meninas!!!
Há muito tempo venho querendo postar um pap com fotos de como forrar uma caixa, mas sempre esquecia, quando ia ver já tinha forrado e esquecido das fotos, mas o dia chegou!
Comprei essa "pequena" caixa (42x32) para guardar bem guardadinho meus tesouros, que são os tecidinhos e outras coisinhas que guardo com muito cuidado. A minha antiga ficou pequena. O tecido usado é um tecido muito especial para mim, ganhei do meu marido, que o comprou em uma viagem distaaante. Ele cismou que não gostei, coisas de homens... Mas tanto amei que resolvi usá-lo nessa caixa tão especial!
Bom, vamos ao pap. Lembrando que esse pap é de como forrar a caixa por fora, para forrar por dentro são outros 500, em uma próxima oportunidade posto também. E outra coisa, há uma outra maneira de como forrar por fora, porém, como essa caixa era muito grande, optei por essa, da próxima vez posto a outra.

Material necessário:
A caixa, claro
Tecidinho (inho) bem fofo
Tesoura
Tesourinha pequena (tipo aquelas de cortar unha de bebê)
Cola diluída ou termolina
Cola cascorez (rótulo azul)
Lápis
Pincél
Botões, fitas, ou outras coisinhas para enfeitar no final

1- Pinte a caixa de branco, onde será aplicado o tecido e lixe, se precisar dê mais uma demão de tinta. Pinte também o restante, no meu caso o lado interno, pintei de rosa, lixei e dei mais uma demão. (fig.1)

2- Vamos começar pela lateral da caixa, nesse caso, como o tecido era grande fiz uma tira só. Risquei todo um lado (fig.2) e fui "rolando a peça" (fig. 3) e riscando os outros.

3- Você então terá uma tira com os 4 lados da caixa. Com o pincél passe a termolina sobre onde você riscou, para quando for recortar o tecido não desfiar. E recorte essa tira com um dedo de sobra, apenas para separá-la do total e vc poder continuar trabalhando. Deixe ela secando (fig. 4)

4- Faça isso com a lateral da tampa e depois com o fundo e a tampa da caixa. Sempre: Risca, passa termolina, recorta com sobra e deixa secando.

5- Depois de tudo seco recorte sobre o risco, nessas horas uma boa tesoura é fundamental. (fig.5)

6- Coloque a cola em um potinho e com o pincél vá aplicando em um lado de cada vez da peça, sem excesso e sem deixar seco demais, coloque o tecido, alise com a mão bem leve e prossiga até fazer todos os 4 lados, depois o fundo e assim vai. (fig. 6)

7- Geralmente sobra tecido, para isso use a tesourinha para cortar os excessos. Lembre-se: É melhor sobrar do que faltar! (fig.7)

8- Para decorar coloquei um botão em fomato de flor. (fig.8) Não impermeabilizei a peça pois quis deixá-la com a textura do tecido. Mas quem quiser pode dar uma demão de termolina ou verniz acrílico para proteger melhor a peça. Talvez eu ainda faça isso, não sei, vou pensar...

E é isso! Espero que tenha sido útil para vocês. Voltem depois para contar o resultado!

38 comentários

Denise disse...

Adorei! Prometo que vou tentar...um dia hahahahha
Beijos
Adorei o tecidinho INHO

Paula disse...

Este é o blog de artes decorativas mais útil que encontrei até hoje!
Tens trabalhos maravilhosos!
Obrigado por partilhares connosco as tuas técnicas!
Eu estou à disposição para fazer o mesmo! Se precisares de alguma coisa, avisa!

Priscila disse...

Olá Aline, obrigada pela visitinha, adorei teu blog tbm, qualquer dia vou tentar forrar uma caixa,faço muitos trabalhos mas forrar caixa nunca fiz,mas com esse pap tenho certeza que consigo!!!Bjs...

Priscila disse...

Ah, já estou te seguindo se quiser me seguir tbm irei adorar!!!

Fabiana disse...

Ai, queria ter coragem de forrar uma caixa com tecido, rs, quem sabe um dia né?

Bjs

Érica disse...

Gostei muito, mas tenho uma perguntinha: posso substituir a termolina pela goma laca!?
Beijos!

Aline disse...

Oi Érica! Seu perfil está inativo, por isso vou responder por aqui.
A resposta é não. Pois a goma laca não é cola. Ela serve para impermeabilizar diferentes materiais e é usada as vezes como selante.
Você pode substituir a termolina por qualquer tipo de cola branca diluída em água 1:1

Beijoss

Gabi Ramos disse...

Olá
Pintei umas caixinhas de MDF para lembrancinha do meu casamento com tinta esmalte para madeira. Depois de secas, enrolei as caixinhas em filme plástico para não juntar pó. Só que o filme grudou nas caixinhas e não descola de jeito nenhum. Estou pensando em forrar as caixinhas com tecido. Queria poupar trabalho e colar direto, sem ter que lixar tudo. Qual cola você me indica? O que acha?

Margaret disse...

oi essa caixa está linda e o tecido então adorei.
Seu blog vale 10000

Beijos

Adinha disse...

Aline, sua cx tá mto fofa. Posso dar uma dica?? Qdo passar a cola com pincel, passa um rolinho de espuma que espalha a cola por igual sem deixar excesso. UM XÊRO.

Adinha disse...

Vi seu blog no artesanato sonho lilás, porque recebo artigo diariamente.Sou sua mais nova seguidora!! Amei seus trbalhos.Parabens.

ive disse...

boa dica!!! vou tentar fazer. caso eu queira por um forro de manta acrílica, na tampa, para ficar mais fofinho, como faço ?? Passo a cola sobre a manta tb?? obrigada - Ivete ivetemelotti@hotmail.com
P.S. seu blog é uma graça

Fátima e Arts disse...

Lindo seu trabalho,o tecido então...
AAAAAAAAmo seu blog, parabéns por seus trabalhos !
Fica com Deus
Bjs
Fátima

marilu disse...

oi tudo bem?olha voce tem como me explica como forrar uma caixa por dentro émeio com urgencia pq apareceu uma oportunidadep/ganhar um dindin..obrigado.email. marilu-chaves-novack@hotmail.com

Bem Feitinho disse...

Oi Aline.. hj fui numa feirinha de artesanato e vi uma caixa linda forrada!!! Adorei e estava querendo fazer uma..
So nao tinha certeza de como..
Agora com o PAP fica muiiito mais fácil..
Obrigada por compartilhar as dicas!!!
Ahh passa no meu Blog pra conhecer meus trabalhos tbm..
Por aki já sou sua seguidora!!!
Um gde Beijooo

JULIANA disse...

Gostaria de saber como forrar a caixinha por dentro
Por favor me mande um e-mail juliana82@ig.com.br
Obrigada

mauriceia disse...

ESSE CANTINHO DE ARTES É MARAVILHOSO,
PARABÉNS, E ALEM DO MAIS ISSO VIRA UM VÍCIO KKKKKKKKKKKKKKK
VERDADINHA VIU KKKKKKKKKKK
OBRIGADA POR TUDOOOOOOOOOOOO.

janete disse...

amo tudo que voce faz gostaria de ter esse talento,o que tem dentro da baú é um coelho de feltro com ovinhos de chocolate e cenoura.

Anônimo disse...

Amei a caixa, e o mais importante é que não é difícil de fazer. Minha mãe diria que o bonito é o "tecidiinho". Bjus

Silvia disse...

oieee...
amei a dica....
vou tentar fzer.
ficou show sua cx.
bjo.

mymmiarteira disse...

Parabéns tudo é lindo no seu cantinho,gostaria de aprender como se forra a caixa por dentro.Se possivel manda o pap para o meu email:mimi_kids@hotmail.com.Beijos

Nile e Richard disse...

Oi coração.
Somente hoje fui encontrar este pap maravilhoso.
Obrigado por partilhar,está muito bem explicadinho.
bjtos.Nile.

Cá Araújo disse...

Oi,

Muito linda a sua caixinha!

Tenho algumas caixa de papelão (daquel bem duro) e gostaria de saber se posso fazer seguindo esse passo a passo.

Desde, muito obrigada!

Carla disse...

Aline, parabéns! Que caixa linda. Eu nao faço nada de artesanato, estou querendo aprender, pois tenho tempo livre demais. Vou me atrever a fazer esta caixa e depois mando noticias. Obrigada.

alice disse...

Parabéns, aqui tudo é maravilindo, fico apaixonada, fico horas admirando as perfeições que as mãos abençoadas das artesãs fazem, tenho ido aos poucos, bordo ponto cruz, vagonite, faço fuxico, tenho dificuldades com a mão direita, fiz duas cirurgias na coluna e tenho 4 pinos, e um dos nervos direito afetou,mas graças a Deus eu me esforço e gosto de artesanato, amo vcs. Que Deus os abençoe Sempre. PARABÉNS

Vera disse...

Faço minhas as palavras da Paula.
Seu blog é maravilhoso!
Adoro acompanhar suas dicas.
Parabens!
Um grande abraço!

Cida Mauro disse...

Cheguei por acaso a este blog, cheguei e vou ficar rsrsrs
Muito bom gosto e organizado. Já fiz artesanato de todo jeito mas nunca forrei caixas agora,aposentada me deu saudades. Estou fazendo um quarto de vestir e quero forrar um malão daqueles antigos (não é baú) a tampa é reta e abaulada na beira. Está no osso e queria forrar colocando uma espuma ou manta de acrílico para cobrir a imperfeição da madeira,dar melhor acabamento. Como eu trabalho com espuma ou manta de acrílico e fazenda por cima? Embaixo da espuma ou manta eu coloco o que para assentar na madeira? Qual a cola? Como impermeabilizo e qual fazenda melhor ?Agradeço a orientação e aceito sugestões.

MARILÍ disse...

olá quero muito aprender a fazer essas caixas em mdf. Estou começando agora a fazer mas ñ sei quais os materiais que são utilizados nessas tecnicas. Adorei teu espaço e peço que se for possivel me envie dicas de como fazer os trabalhos em mdf. Meu e-mail é ma_isaias@hotmail.com.
Antecipadamente agradeço

Mary disse...

Olá, lindo o seu blog e muito útil!Faço pachtwork, dê uma passadinha por lá! bjs

Flavia disse...

Realmente o melhor blog no que se refere a PAP. Estava quase desistindo, quando encontrei você. PARABÉNS! Boa sorte!
Beijos.Flavia

Larissa Souza disse...

O tecido é lindo! Segura esse marido!!! Adorei a dica, estava fazendo de outra maneira, mas essa é muito mais inteligente e deve causar um acabamento melhor.
Obrigada pelo post!

atilarissa.blogspot.com

Marina disse...

Sua caixa ficou linda!!!
Vou fazê-la pela primeira vez, só que forrada com manta acrílica. Então tenho uma dúvida: a cola cascorez também serve para colar a manta na tampa da caixa e o tecido sobre a manta?
Por favor, poderia me mandar a resposta pelo e-mail marina_heineck@hotmail.com?
Muito origada!!

Allayne disse...

oi
adoreiiiiiiiiii...a dica
sua caixa fcou mto linda...
q tecido bonito ....
bjos

anelymenezes disse...

que fofa! vou fazer .obg pelas dicas

iara bretas disse...

Aline
Muito linda essa sua caixa. Tenho umadúvida com relação a passar termolina somente nas bordas que serão cortadas, ou seja apenas nas beiradas do tecido. Já me aconteceu de manchar o tecido, ficar com aspecto de molhado. Como eu poderia fazer para que isso não aconteça e eu nao precise passar em todo o tecido da caixa ?
Vc poderia me responder por email ?
grata

(miabretas@gmail.com)

NiNaVila disse...

OLA,

GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM AQUI JA TEM EXPERIENCIA EM FORRAÇÃO DE CAIXAS COM TECIDO E SE TEM INTERESSE EM NOS FAZER ORÇAMENTO. AGUARDO CONTATO
ALESSANDRA 38192850

BaMbY disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BaMbY disse...

Oi , estou teclando de Portugal (*_*) . Fale pramim quem que não gostou dos seus trabalhos ... não tenha medo não .Dou um pórri nessa pessoa na horinha (rsrsrs).
Querida , só que sua explicação para mim , não foi muito explícita não :( ...
Mesmo assim , Eu dou nota 1000 para voçê , viu ?
Cheiro desde Portugal

Postar um comentário

^