terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Vamos Decoupar?


Essa será minha primeira técnica postada aqui. Decoupagem, a arte da colagem. Irei ensinar também o básico da pintura.

Para pintar você vai precisar de:
Peça em MDF
Pincél largo e macio,
Tinta PVA ou acrílica,
Lixa n°240 e 400,
Verniz acrílico brilhante,
Cera em pasta
Flanela ou uma camiseta velha

Para decoupar você vai precisar de:
Cola branca diluída,
Guardanapos ou gravuras,
Tesoura
Saco plástico

Limpe bem a peça, com a flanela úmida, antes de começar. Dê a primeira demão de tinta na peça toda. Essa primeira demão se chama base, e não precisa necessariamente ser branca. Você pode usar a mesma cor que for pintar a peça toda para dar a base.

Lixe toda a peça com a lixa n°400. Ela é bem fina e não danifica a peça. Use a lixa n°240 para lixar apenas as bordas e as topias, que são os detalhes nas bordas. Depois passe a 400. Nunca use no corpo da peça lixas grossas.

Limpe novamente a peça. Dê mais demãos de tinta até cobrir bem a peça. Tintas escuras geralmente passa-se apenas 2. Tintas mais claras 3 ou até 4 demãos. Se for aplicar guardanapo na tampa, a superfície deve se pintada de branco, para não interferir nas cores do guardanapo.

Decoupagem com papel: Recorte o papel como preferir, passe cola no verso usando o pincél, coloque sobre a peça, coloque o plástico em cima e estique bem com a flanela. Retire o plástico e a gravura deve estar lisinha.
Decoupagem com guardanapo: Se for aplicar ele na tampa toda, deixe sobrar nas beiradas. Passe cola na superfície da peça e estique bem, até a cola ficar "melando" ao toque. Vá colocando o guardanapo e alisando levemente com a mão, sem puxar. Não deixe rugas. Coloque o plástico em cima e estique bem com a flanela, sem deixar o plástico escorregar. Vá esticando até ficar bem lisinho. Depois de seco tire as rebarbas lixando, sempre nas quinas de cima para baixo.

Depois de terminar a peça, deixe secando por umas 5 horas. Envernize o lado de fora e encere o lado de dentro. Para encerar: Aplique a cera com uma flanela e depois de seco, 1 hora mais ou menos, encere com a flanela seca e limpa.

É isso! Qualquer dúvida me escrevam!

4 comentários

Denise disse...

Eba!! Adorei!!

Fátima e Arts disse...

Olá,fiquei E N C A N T A D A !!!
Seu blog é muuuuuuito bom, amei ,amei, parabéns por tanta criatividade...
Fica com Deus
Bjs
Fátima

flavia disse...

Oi me chamo Flávia , amei seu blog,estou grávida e quero fazer algumas peças do meu bebê em madeiras tipo caixinhas de potes, de fraudas, etc. E ñ sabia como preparar a madeira para receber a tinta e essa sua página pra iniciantes é tudo!!!!! DEUS te abençõe sempre!!!

maria disse...

Tanta coisa linda,fiquei suspensa,tudo muito airoso.Parabens,sua fãn nos Açores maria

Postar um comentário

^