quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Sachets Perfumados


Humm... no armário, dentro da bolsa, nas gavetas... Eles são sempre bem-vindos!
Há diversas maneiras de fazer um sachet. Pode ser feito com plumante, sagú, pó de serragem ou outros materiais. Faço os meus com plumante.
Já li bastante sobre o assunto, e se formos pesquisar na internet, acharemos mil formas diferentes de fazer. O certo é encontrar a maneira que mais lhe agrada, e hoje vou passar a receitinha para vocês de como faço os meus.
Você vai precisar de:
Tecidos de algodão, Fitas de cetim, Plumante (daquele que compramos por kilo, pois são mais macios), essência, cola branca diluída, agulha, linha e tesoura.
Os tecidos devem ser cortados no tamanho 17x7. Nas duas pontas (de 7cm) passa-se a cola diluída para evitar que desfie com o tempo. Apenas em um espaço de 0,5cm, é bem pouquinho. Depois de seco, se houver alguma rebarbinha acerte com a tesoura. Depois é só costurar pelo avesso. Quem não tem máquina (como eu há pouco tempo atrás) costura a mão mesmo, não tem problema! É só dar pontos bem juntinhos estilo alinhavado.
Vou postar uma montagem que fiz que foi motivo de piada entre algumas amigas...rsrs.... É sobre essa costurinha e no quinto passo eu mostro como arremato. Já rimos muito com ele, pois ele mostra o básico do básico e tudo em detalhes, o que o tornou mais engraçado!

Mas continuando, depois de feito os saquinhos, é só encher com o plumante e fechar com um lacinho de fita de cetim (hum... esse ainda não fiz o pap...rs..).
O aroma vem só depois! Explico, como gosto de fazer uma remessa e deixar guardada para quando precisar, ficaria difícil para conservar o cheirinho, pois ele vai evaporando. A solução que encontrei foi colocar a essência dentro de flaconetes (tipo vidrinhos de amostra de perfumes). Vendo os sachets junto com os flaconetes. Para cada 6 sachets uso um flaconete de 3ml. Compro eles em lojas de materiais para sabonetes e perfumaria artesanal. Você coloca a essência ali com uma seringa. A pessoa que compra o sachet só coloca a essência quando for usar, coloca nas costinhas do sachet, não precisa abrir. Algumas essências são oleosas e mancham um pouquinho, mas é quase imperceptível. E com o tempo pode-se ir reabastecendo o sachet com essência.
Uso a essência pura. Não coloco álcool pois acho que isso apenas dilui a essência, nem fixador, pois ele só é usado em produtos que entrarão em contato com a pele.
Pela internet, encontrei essências de ótima qualidade na empresa Corin
Minhas preferidas são: Canela e Mamãe e Bebê(Natura).

4 comentários

Denise disse...

Aline, nunca vi pessoa mais criativa que você! Tá de parabéns!! Seus trabalhos são divinos.

Aline Vachelli disse...

Muito obrigada!!! =D

Luci disse...

Ando pensando em fazer sachês e pesquisei bastante na net. Muito bom seu post.

Regiane disse...

Adorei tudo....principalmente a parte de costuár a mão, pois apesar de ter maquina (velha na verdade da época da minha avó...kkk) desisto de alguns feitos por não ter tanta intimidade com a danada....kkk
parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

^