sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Falando de Materiais... Parte III


Bom, isto não é uma propaganda da Acrilex... rs. Selecionei os materiais para tirar a foto e falar um pouco deles hoje e só depois percebi que a maioria é Acrilex.
Hoje vou falar dos materiais auxiliares, aqueles que julgo serem indispensáveis na maletinha de qualquer artesã. Irei listar por nomes e funções, para facilitar na compreensão e não estender muito o texto.

Goma Laca Incolor Acrilex: Pode ser usada como base em uma peça, antes da primeira lixada. Também usada para diluir purpurinas para o acabamento de alguma peça. Usada para selar imagens impressas em impressoras de tinta comum, nesse caso passa-se uma demão no verso e depois de seco na frente, daí é só esperar secar e fazer a decoupagem como de costume. Solúvel no álcool.
Aguarrás Acrilex: Usada principalmente para diluir o betume para aplicação e também para a limpeza do pincél.
Solvente Acrilex: Usado para diluição e limpeza de vernizes a base de solvente, como vitral, geral e cristal.
Verniz Acrílico Fosco/Brilhante Acrilex: Usado para acabamento de uma peça, sua vantagem é ser a base de água. Seu cheiro é bem mais fraco, sendo bem menos prejudicial que os outros vernizes a base de solvente. Aplicado com rolinho, o acabamento fica excelente.
Pasta para Modelagem Acrilex: Amo essa pasta, e ela nunca falta no meu atelier! Ótima para ser usada no stencil, deixando a peça com alto relevo, usada para fazer texturas, decoupagem modelada, corrigir imperfeições na peça e o que mais a criatividade mandar. Pode ser tingida com um pouquinho de tinta a escolha, para ser aplicada no tom desejado.
Gel Medium para Matizar Corfix: Retarda a secagem da tinta. Pode ser aplicado um pouquinho no meio da tinta para a execução de alguma técnica que necessite secagem lenta. E também aplicado no rolinho de espuma já hidratado com água, para que não seque enquanto ainda está sendo usado.
Cola Cascorez Extra (Rótulo todo azul): Essa é indispensável. Usada em várias técnicas e também pode ser diluída com água para ser usada na decoupagem de papéis e guardanapos.
Cera em pasta Poliflor: Usada para dar acabamento a uma peça, principalmente no interior, onde não há técnicas ou decoupagem, pois só pode ser aplicada sobre a tinta. A peça fica lisa e brilhante.
Betume em pasta Acrilex: Usado para envelhecer peças. Pode ser usado puro ou diluído na aguarrás para facilitar na aplicação.
Pasta Metálica Goldfix Corfix: Uso a dourada e prateada. Usadas para dar acabamento a peça, realçar craquelês e altos relevos.

5 comentários

Denise disse...

Olha lá...tô achando que vc tá ganhando um por fora da acrilex, hein? hehehe
Uma curiosidade: não entendo pq qual a função da goma laca na peça antes de lixar. Protege, é isso?
Bjim

Aline Vachelli disse...

hahaha... quem me dera ganhar esse por fora!!!
A goma laca serve para selar a peça. Assim como qualquer outra tinta que podemos usar como base. Não é obrigatório o seu uso, tem gente que prefere pois a primeira demão sempre absorve mais tinta. Eu particularmente só uso ela como base quando não pinto a peça, quando opto por deixar o lado interno, por exemplo, no mdf cru.
Ok?
Beijoksss

Denise disse...

Valeu amiga! Tô adorando seu blog...te prepara q vou te encher de perguntas hehehe

Aline Vachelli disse...

Obrigada!!!
rs... Pode mandar!!!
Bjoss

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Postar um comentário

^