quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Falando de Materiais... Parte II


Como uma boa amante do artesanato, amo tintas!!! Hoje vou falar sobre elas.
As tintas usadas para pintar madeira são as tintas PVA e acrílica. E são encontradas em lojas de artesanato em menor quantidade, até 250ml e em lojas de tinta acima de 1 litro.
Gosto muito das tintas PVA da Acrilex. Quando compro em menor quantidade, como 100ml ou 250ml só compro desta marca, pois além de ter uma diversidade grande de cores, tem o preço bom.
Como pinto bastante peças, as cores branco e preto, sempre compro em latas de 1 litro. Economizo muito fazendo isso. Compro também corantes diversos e as vezes crio minhas próprias cores. Mas para quem pretende fazer isso, deve ter o cuidado de misturar a quantidade de tinta suficiente para pintar toda a peça. E se necessário diluir a tinta, use sempre água filtrada, pois contém menos impurezas.
E para quem vai pintar uma peça maior, como um móvel, ou tem uma encomenda de várias caixas de uma só cor, o melhor é ir em uma loja de tinta, escolher o tom na paleta e comprar logo uma latinha de 1 litro.
Mais adiante vou falar de reciclagem, mas aqui vou dar uma dica, guardem sempre os potinhos vazios de tinta. Lave bem, tire o rótulo e use para guardar futuras tintas.

2 comentários

Denise disse...

Tinta preta de galãozinho tem que diluir? Tô adorando as dicas. Pense numa pessoa que vai perguntar à beça.

Aline Vachelli disse...

Se for acrílica e estiver muito grossa sim. Tudo vai depender da consistência que você prefere para pintar...
Pode perguntar, vou adorar ajudar!
Bjos

Postar um comentário

^